CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos?

4 participantes

Ir para baixo

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos? Empty Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos?

Mensagem  Arauto Qui 21 Nov 2013 - 21:38

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos?

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos? 2q71

A tese de que os combustíveis de baixo custo prejudicam as viaturas no médio e longo prazo é tudo menos consensual. A Renascença foi ouvir quem produz combustíveis e quem trata dos veículos.


Ao fim de um ano, um condutor pode poupar entre 156 e 208 euros se abastecer sempre numa bomba "low cost", segundo simulações desenvolvidas pela Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) a pedido da Renascença. Por que motivo há esta diferença de preços? E que consequências tem nos veículos, se é que tem? Estes combustíveis prejudicam as viaturas no médio e longo prazo?

Joaquim Cabeleira é mecânico em Lisboa e conta que já arranjou alguns carros com problemas alegadamente causados por combustíveis "low cost". "Num carro a gasolina, não tenho apanhado avarias causadas pelos combustíveis. Agora no gasóleo, sim. Na duração dos motores, das bombas, dos injetores..." Joaquim Cabeleira argumenta que estes problemas não são evidentes nas primeiras viagens, mas surgem "quando menos se espera" - e podem custar "mais de uma centena de euros".

Nuno Castela dirige um "pequeno império" de venda de combustíveis "low cost". A qualidade mínima, garante este empresário, está assegurada. Ainda assim, diz que há diferenças relativamente aos combustíveis tradicionais. "A diferença está na qualidade, que se vai sentir a nível dos consumos e da manutenção do automóvel."

A GALP, que fornece grande parte das bombas "low cost" do país, garante que estes combustíveis "cumprem todos os requisitos legais", mas admite que "há diferenças". "As marcas ditas tradicionais desenvolvem pacotes de aditivos que permitem uma lubrificação melhor do motor, facto que, a longo prazo, protege mais os motores do que os combustíveis sem aditivos", refere o porta-voz Galp Energia, Pedro Marques Pereira.

O "mito" dos "famosos aditivos"

Para a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que tem como competência garantir a qualidade dos combustíveis, "todos os combustíveis comercializados em território nacional têm que cumprir as especificações técnicas estabelecidas na legislação em vigor". 

Nesse sentido, a DGEG garante que essas especificações técnicas "aplicam-se a todos os combustíveis, independentemente de quem os comercializa", garantindo-se assim "a qualidade dos produtos e a salvaguarda das viaturas". A DGEG respondeu por escrito às questões colocadas pela Renascença.

Tito Rodrigues, jurista da DECO/Proteste, relembra um estudo elaborado pela associação de defesa do consumidor, designado "Igual ao litro", no qual é referido que as diferenças entre um combustível "premium", um regular e duas bombas "low cost" analisadas são "residuais, mínimas". "Em termos de eficiência e em termos de rendimento, são, se não absolutamente iguais, muito comparáveis naquilo que é a performance automóvel", afirma.

"Os famosos aditivos não se traduzem numa maior eficiência, numa maior economia por parte do carro, num maior número de quilómetros percorridos. Isto é um mito e foi um mito que nós provámos", acrescenta Tito Rodrigues.

Neste sentido, a DECO aconselha "os consumidores a procurarem o mais barato - seja 'low cost' ou as marcas tradicionais através de programas de fidelização -, porque os produtos são homogéneos". "Não estamos a fazer uma campanha pró-'low cost' - o que queremos é dizer que os consumidores devem procurar o mais barato, porque os produtos são rigorosamente homogéneos."

Nuno Ribeiro da Silva, ex-secretário de Estado da Energia, alinha com a tese da DECO. "O produto que as 'low cost' recebem é idêntico ao dos postos convencionais". "É essencialmente a GALP que vai fazer o abastecimento desse produto. 

É um produto que é fiável - naturalmente, a GALP é uma empresa idónea", afirma. "Depois, a questão que se pode colocar é se há algum tipo de fraude que possa ser praticada [no postos 'low cost']. Francamente, não acredito que ocorra, nomeadamente nos postos de marca branca nas áreas comerciais, porque isso seria negativo para essas marcas. Já em postos que não estão ligados a complexos comerciais, é competência da DGEG controlar e fiscalizar a boa qualidade e as boas práticas dos revendedores."

A Autoridade da Concorrência apresentou recentemente um relatório sobre os preços de combustíveis em Portugal no segundo trimestre deste ano. Segundo o documento, os combustíveis "low cost" mais que duplicaram a quota de mercado entre o início da crise, em 2008, e 2013 - passou de 12% para 25%.

Mais baratas porquê?
Por falar em preços. A diferença média entre uma bomba tradicional e uma bomba "low cost" ronda os 13 cêntimos, tanto no gasóleo como na gasolina, de acordo com os números do segundo trimestre divulgados pela Autoridade da Concorrência. A pedido da Renascença, a DECO desenvolveu um conjunto de simulações partindo deste diferencial.

No caso de um automóvel com um consumo de seis litros aos 100 e que faz 20.000 quilómetos por ano, o cenário de poupança com os combustíveis "low cost" é de 156 euros ano. Caso se trate de um consumo médio de oito litros aos 100, a poupança é de 208 euros por ano. 

Para combater esta diferença, as marcas tradicionais têm campanhas de fidelização, normalmente ligadas a hipermercados, fazem descontos, especialmente aos fins-de-semana, e juntam-lhe outros serviços - lavagem do automóvel, cafetaria, entre outros.

Mas, afinal, o que justifica estas diferenças? O ex-secretário de Estado da Energia Nuno Ribeiro da Silva diz que são várias as razões. Para começar, lembra o facto de as bombas "low cost" serem normalmente instaladas em "sítios menos valorizados", terem menos gastos com pessoal e estarem "confinadas apenas à venda do combustível, ou seja, sem serviços complementares". 

Já no caso das bombas ligadas a hipermercados, "a lógica do negócio não é fazer dinheiro na margem dos combustíveis - é o abastecimento do combustível ser uma maneira de atrair mais clientes, nomeadamente no fim-de-semana, para irem fazer outras compras".

Já o jurista da DECO/Proteste Tito Rodrigues refere que é no esmagamento das margens que correspondem ao próprio retalhista/vendedor [que ronda os 7%] que se vê o diferencial nos preços de uma bomba para outra. "As 'low cost' fazem um esmagamento desta margem [na gasolina] porque também beneficiam da venda de produtos acessórios nas lojas."

O porta-voz da Galp Energia, Pedro Marques Pereira, sustenta que "a diferença de preços entre as marcas tradicionais e as chamadas marcas brancas resulta de serem dois modelos de negócio diferentes". "As marcas brancas olham para a margem de uma forma global, incluindo os combustíveis e todos os outros produtos que estão no interior das lojas. 

 É a combinação destas margens que resulta no preço e que leva a que provavelmente possam abdicar da margem na parte dos combustíveis para atrair clientes para as lojas, onde lhes vendem depois outros produtos que terão outras margens diferentes."

Pedro Marques Pereira acrescenta que, "no caso das marcas tradicionais, o negócio é diferente, os produtos são diferentes, são mais sofisticados, têm aditivos que melhoram a performance, permitem poupar os veículos e ajudam a prolongar a vida do motor". "Além disso, têm um nível de serviço que é bastante diferente do que se verifica nos postos ditos 'low cost', têm outros serviços associados, estão abertos 24 horas por dia em muitos casos e têm uma rede que chega a todos os pontos do país."

A Renascença contactou o Automóvel Clube de Portugal e os grupos Auchan e Mosqueteiros, que têm bombas "low cost", mas não obteve respostas em tempo útil.


Na sequência deste trabalho recebemos da Rede Energia a seguinte clarificação, que passamos a publicar:
- A Rede Energia aditiva 100% da gasolina e do gasóleo que é vendido nos seus postos e, por isso, estes combustíveis são comparados à qualidade dos produtos premium das marcas de referência – a Rede Energia garante a qualidade Máxima e não a Qualidade Mínima dos combustíveis;
- Os aditivos melhoram a performance e o consumo e promovem a limpeza dos componentes mecânicos dos automóveis, resultando em menores custos de manutenção do veículo;
- O aditivo utilizado pela REDE ENERGIA tem uma mistura de polímetros e nitrato de alquilo em álcool solvente hidrocarboneto e primário - é um aditivo sem cinzas que é formulado para dar aos combustíveis uma série de propriedades adicionais, tais como: Promover a limpeza dos bicos dos injetores, reduzir a corrosão nos tanques que contém o combustível, reduzir a formação de espuma durante o processo de enchimento do tanque, o que origina operações mais rápidas e mais limpas. Este aditivo contém também um componente que é concebido para aumentar o número de cetano do combustível, o que melhora as características de combustão e a capacidade de arranque, ao mesmo tempo que reduz o ruído do motor;
- A designação low cost surge porque os preços da Rede Energia atingem descontos que rondam os 17 cêntimos/litro, em comparação com os produtos premium das marcas de referencia: Esta comparação de preços com as marcas de referência é feita de acordo com os produtos base das companhias. Por norma as companhias comercializam os seus produtos premiumcom um acréscimo de cerca de 8 Cêntimos do produto base e, em comparação, a Rede Energia - porque só comercializa gasóleo e gasolina 100% aditivados – tem uma diferença que ascende aos 17 Cêntimos/litro.


Rede Energia



Publicado a 15 novembro
Arauto
Arauto
Vice-Presidente

Mensagens : 5683
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos? Empty Re: Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos?

Mensagem  Ziggy Qui 21 Nov 2013 - 22:15

Bom poste 

Ziggy

Mensagens : 4741
Data de inscrição : 04/04/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : S-Wing 125 FES - Clooney II - Bites Dust

Ir para o topo Ir para baixo

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos? Empty Re: Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos?

Mensagem  cavaleiro Sex 22 Nov 2013 - 10:33

Bom poste Bom poste Bom poste 
cavaleiro
cavaleiro

Mensagens : 434
Data de inscrição : 03/04/2012
Localização : Valongo - Porto
Marca: : Honda (ex-Sym)
Modelo: : NC 750X (ex-GTS125evo)

Ir para o topo Ir para baixo

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos? Empty Re: Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos?

Mensagem  Pitucho80 Sex 22 Nov 2013 - 12:15

Eu sempre que posso meto gasolina destas bombas chamas low cost.
Pitucho80
Pitucho80

Mensagens : 639
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Trofa
Marca: : Gilera
Modelo: : GP 800

Ir para o topo Ir para baixo

Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos? Empty Re: Os combustíveis "low cost" fazem mal aos veículos?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos