CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rally de Portugal 2016

+9
A.Pereira
Lima
zeca
SW47
Rui Ribeiro
DarkDragonaite
zelito
Cristina Nogueira
Júlio_N
13 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Rally de Portugal 2016

Mensagem  Júlio_N Ter 2 Jun 2015 - 11:26

Rally de Portugal 2016 A14gw2

A FIA (Federação Internacional do Automóvel) já garantiu, no calendário internacional de provas, a continuidade do Rali de Portugal no Norte do País. Esta era a decisão que a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), enquanto entidade promotora, esperava para consolidar a estratégia para a edição de 2016. “A realidade do regresso do rali de Portugal ao Norte é um extraordinário exemplo da união de sinergias entre várias entidades em prol de um objetivo comum e se a FIA e o ACP foram cruciais, a verdade é que a força e o empenho dos municípios foram a chave para a concretização desta vontade. É por isso que, independentemente das eventuais sugestões de traçado, qualquer que seja o figurino que se desenhe para o próximo ano, nem questiono que a óbvia prioridade será para os 13 municípios que tornaram este regresso possível”, adianta Melchior Moreira, presidente da TPNP.

Os custos da edição de 2015 rondaram os 3,5 milhões de euros, apoiado por uma candidatura de overbooking apresentada pela TPNP à Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN) de cerca de 1 milhão de euros. “Os municípios fizeram investimentos avultados para que fossem criadas as condições para que a FIA aprovasse os traçados, ou seja, há já um trabalho que está feito para o próximo ano. Só tem que ser garantida a manutenção dos mesmos e isso as autarquias já estão a tratar”, afirma o responsável pela TPNP.

Para Melchior Moreira, a edição do Rali de Portugal “ultrapassou todas as expetativas”. A organização profissional, a espetacularidade dos trajetos mas acima de tudo a adesão e o comportamento do público não só em termos de respeito pelas regras de segurança, como também pela forma como vibraram com as provas, “são as principais evidências da decisão da FIA para a inquestionável manutenção do rali no nosso destino”.

Acerca dos números que a realização do rali envolveu, a TPNP já apurou alguns itens:

96 equipas inscritas – a maior lista de inscritos dos últimos 15 anos – com todos os recursos humanos adstritos a cada uma que não é possível precisar (mecânicos, cozinheiros,…), oriundas de 33 países;

1200 pessoas na organização, incluindo residentes na região; destes cerca de metade ficaram distribuídos por 25 hotéis, ocupando um total de 320 quartos, num total de quase 1500 noites;

1900 efetivos da Guarda Nacional Republicana;

300 jornalistas acreditados de todo o mundo;

Mais de 1,5 milhões de espetadores em grande parte vindos de todas as partes do país e da Galiza, onde a TPNP reforçou, durante o ano 2014/2015, a promoção do evento, assim como de França.

Acerca do retorno económico esperado, o presidente da TPNP acredita que vai ultrapassar “em muito” os 100 milhões previstos. “A base de comparação que estamos a seguir é a do retorno da prova no Algarve, apurado por um estudo académico da Universidade do Algarve, cuja equipa está agora a fazer o mesmo no destino Porto e Norte. Os dados serão apresentados muito em breve, mas posso garantir que numa região como esta, com mais adeptos pelo automobilismo e com uma ligação muito forte com a Galiza, o retorno será certamente muito maior”.

“Nunca duvidei do impacto global que o regresso do rali ao Norte traria e mantenho a convicção que o maior retorno é a imagem que causamos em todos aqueles que nos visitaram, em todos aqueles que acolhemos e em todos aqueles que impressionamos pela forma única como vivemos o rali. Os resultados conseguidos comprovam que a estratégia de promoção da Turismo do Porto e Norte é a correta e se alguém deve repensar e alterar a sua estratégia é o senhor secretário de estado do turismo que decidiu que o Rali de Portugal não deveria ter apoio financeiro... por ser um evento e não se coadunar com os objetivos do Turismo”, remata.
Autosport
Júlio_N
Júlio_N

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Rali de Portugal vai ter classificativa "a doer" na Baixa do Porto

Mensagem  Cristina Nogueira Seg 11 Jan 2016 - 17:17

Rally de Portugal 2016 2e23uvm

A edição de 2016 do Rali de Portugal vai passar pelo Porto, de prego a fundo. A autarquia anunciou, esta segunda-feira, que vai ser corrida uma prova especial de classificação na Baixa da Invicta.

A "especial" vai ser realizada "na zona da avenida dos Aliados e envolvente", no dia 20 de maio, indicou Nuno Santos, adjunto do presidente da autarquia.

Denominada "Porto Street Stage", a prova "corresponderá a duas passagens sucessivas por uma classificativa, com uma extensão de 1850 metros", revelou a autarquia numa nota informativa a que O JN teve acesso.

"A operação, que implica a montagem de um autêntico circuito de competição na Avenida dos Aliados e ruas envolventes, tem vindo a ser cuidadosamente estudada em todas as suas vertentes e aproveitará a experiência e materiais que a Porto Lazer possui, provenientes do antigo Circuito da Boavista", esclarece o município.

A Câmara salienta ainda que a iniciativa nada tem a ver "com a demonstração realizada no Porto em 2010", que "envolveu apenas nove carros e não contava para qualquer classificação".

"Desta vez, a prova conta mesmo para a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Ralis e as exigências de segurança e organização são totalmente distintas, como prometem ser também o espetáculo e o retorno económico para o destino Porto", nota a autarquia.

O município refere ainda que a classificativa "começou a ser preparada pela Câmara do Porto e pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) há meses e é a grande novidade da competição deste ano", depois de o Porto ter ficado fora da organização da edição de 2015.

A Câmara sublinha que em 2015, sem a classificativa do Porto, "a despesa direta total gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu os 65,2 milhões de euros".

Os dados, esclarece o município, fazem parte de um estudo da autoria do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve em parceria com a Universidade do Minho.

"Além deste valor, a audiência acumulada da prova foi estimada em 73,5 milhões de espetadores, que geraram um impacto adicional indireto de 62,2 milhões de euros, dando assim origem a um volume total de 127,4 milhões de euros de retorno para a economia do turismo e imagem do destino", observa a Câmara do Porto.

Tal como em 2015, o Rali de Portugal "realiza-se este ano no Norte de Portugal, entre 19 e 22 de maio, e faz pela primeira vez uma incursão no centro do Porto", sublinha o município.

O traçado exato da competição será comunicado por Câmara do Porto e a ACP "assim que as duas entidades encerrem o dossier".
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Re: Rally de Portugal 2016

Mensagem  zelito Ter 12 Jan 2016 - 12:04

É para acompanhar Very Happy
zelito
zelito

Mensagens : 610
Data de inscrição : 28/08/2010
Localização : Penafiel
Marca: : Aprilia
Modelo: : Scarabeo 500ie

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Rally Guide 1 já disponível

Mensagem  Cristina Nogueira Qui 21 Jan 2016 - 12:48

Rally de Portugal 2016 Jfahld

Já está disponível o Rally Guide 1 do Vodafone Rally de Portugal 2016, o documento oficial que lhe dá a conhecer as primeiras informações de maior relevância relativamente à próxima edição da prova.

Os primeiros detalhes do Vodafone Rally de Portugal 2016: os troços, os contactos mais importantes, os formulários e muitas mais informações de relevo da quinta ronda do calendário do WRC.


Pode ser consultado aqui
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Re: Rally de Portugal 2016

Mensagem  DarkDragonaite Sex 22 Jan 2016 - 23:25

Gosto de assistir ok

DarkDragonaite

Mensagens : 235
Data de inscrição : 12/04/2011
Localização : Bragança
Marca: : HONDA
Modelo: : SW-T400

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Re: Rally de Portugal 2016

Mensagem  Rui Ribeiro Dom 24 Jan 2016 - 12:22

Não vou perder alegria
Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Mensagens : 1902
Data de inscrição : 15/04/2011
Localização : Felgueiras
Marca: : Daelim
Modelo: : S3

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Vodafone Rally de Portugal 2016 – Promo

Mensagem  Cristina Nogueira Sáb 2 Abr 2016 - 0:06

Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Rali de Portugal: mais quilómetros, especiais e entusiasmo

Mensagem  Cristina Nogueira Sex 8 Abr 2016 - 8:09

Rally de Portugal 2016 2qbvc6g

O Rali de Portugal, cuja edição deste ano vai decorrer entre 19 e 22 de Maio na região norte, conta com mais km (1.688, dos quais 368 serão competitivos), mais especiais e aguarda-se ainda mais entusiasmo dos inúmeros adeptos: no ano passado, quando bateu novo máximo de impacto económico (127,4 milhões, segundo o estudo conjunto das Universidades do Algarve e do Minho), mais de 1,5 milhões de espectadores não perderam um só instante de espectacularidade.

Apresentado esta tarde, o Rali vai englobar vários aspectos que são novidades, conforme explicou Carlos Barbosa, líder do ACP e organizador, ao Económico, entre as quais a Porto Street Stage, uma especial na Avenida dos Aliados que vai permitir duas provas de classificação simultâneas: "Todos os anos procuramos que o Rali de Portugal tenha características inovadoras. Nem sempre é fácil, mas tentamos sempre proporcionar novas condições aos fãs e espectadores para que fiquem perante uma espécie de Rali novo a cada edição. Desta vez, vamos ter a entrega dos prémios no emblemático calçadão de Matosinhos; será mais fácil ver os carros na Exponor, pois as marcas principais estarão cá fora e haverá uma exposição de viaturas clássicas.- Tudo para que o público tenha à disposição a melhor experiência do mundo neste rali", explica.

A propósito de o regresso às estradas nortenhas, no ano passado, ter ficado assinalado por novo recorde de impacto económico, Barbosa comenta: "O Rali é o maior evento desportivo de Portugal e essa mudança foi o passo certo, uma vez que no Norte e na Galiza estão milhares de adeptos incondicionais do desporto automóvel em geral e da nossa competição em particular. Com essa alteração demos um novo impulso ao rali, mas também à região. No Algarve tivemos condições e especiais fantásticas, mas há mais gente e mais fãs a acompanhar de perto no Norte."

Quanto à questão competitiva, depois de triunfos sucessivos de Sébastien Ogier, o cenário de domínio da Volkswagen parece menos vincado e o dirigente aponta: "A Hyundai está a marcar presença nos pódios, existe cada vez maior proximidade entre rivais e virá a Portugal com quatro carros. Em 2017 essa tendência de aproximação deverá ser ainda mais visível e, tendo em conta o próprio Mundial, penso que uma renovação de vencedores será apropriada. Acima de tudo, espero que o Rali de Portugal seja, mais uma vez, o melhor do mundo!"
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Re: Rally de Portugal 2016

Mensagem  SW47 Sex 8 Abr 2016 - 15:15

Vou acompanhar bem vindo
SW47
SW47

Mensagens : 4088
Data de inscrição : 14/09/2010
Localização : Oliveira de Azemeis
Marca: : Honda
Modelo: : Antes PCX- Agora :SW T-400

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Re: Rally de Portugal 2016

Mensagem  zeca Ter 12 Abr 2016 - 11:10

SW47 escreveu:Vou acompanhar bem vindo

Eu também ok
zeca
zeca

Mensagens : 3928
Data de inscrição : 18/11/2010
Marca: : Piaggio
Modelo: : MP3 250

Ir para o topo Ir para baixo

Rally de Portugal 2016 Empty Re: Rally de Portugal 2016

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos