CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

3 participantes

Ir para baixo

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo Empty Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 10 Fev 2015 - 9:52

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo 30k8ute
Samsung faz o aviso na sua política de privacidade: utilizar reconhecimento de voz nas Smart TV facilita que os aparelhos captem conversas ao seu redor. E que estas vão parar aos escritórios da empresa.

A Samsung está a pedir aos seus clientes que evitem falar sobre informação pessoal sensível em frente às Smart TV da marca. Isto porque os televisores ditos inteligentes, que estão ligados à Internet e podem ser ativados através da voz, "ouvem" as conversas ao seu redor e partilham detalhes com a própria Samsung ou terceiros.

A notícia faz lembrar ficção, nomeadamente o livro de George Orwell, 1984, em que os televisores espiavam os cidadãos. Mas é inteiramente verdade: o pedido da Samsung vem explícito na política de privacidade global da marca para as Smart TV.  Se o cliente ativar o reconhecimento de voz, as ordens dadas verbalmente serão transmitidas a terceiros, que convertem o discurso em texto de forma a permitir o bom funcionamento de todas as funcionalidades associadas a esta característica do aparelho, e a própria Samsung poderá compilar as palavras captadas pelo televisor para avaliação e aperfeiçoamento da função interativa.

Segundo a BBC, este aviso da marca sul-coreana tinha passado despercebido até à chamada de atenção de um jornal norte-americano, The Daily Beast, que publicou na sua edição online o excerto da política da empresa que revela a captura de informação pelas Smart TV. A Samsung pede mesmo aos utilizadores que se lembrem, sempre que falarem de assuntos sensíveis ou pessoais em frente à televisão, de que estas informações poderão estar entre os dados compilados e transmitidos a terceiros sempre que se ativa o reconhecimento por voz.

Ao Daily Beast, Corynne McSherry, advogada especializada em propriedade intelectual que trabalha para a Electronic Frontier Foundation, uma organização de defesa dos chamados "direitos digitais", explica que esta terceira entidade que tem acesso às conversas dos utilizadores das televisões ligadas à rede será uma empresa que se encarrega de transformar em texto os discursos para a Samsung. E sublinha que é muito importante saber de que empresa se trata, uma vez que por ela deverão passar informações sensíveis captadas dentro das casas dos utilizadores.

Em resposta às críticas, a Samsung emitiu um comunicado para clarificar o funcionamento do reconhecimento e ativação por voz dos seus televisores inteligentes, sublinhando que o objetivo de colocar nas suas políticas de privacidade as questões relacionadas com esta transmissão de informação tinha a ver com a necessidade de transparência perante os clientes. "Se um consumidor autoriza e utiliza a funcionalidade de reconhecimento de voz, os dados são fornecidos a uma terceira parte porque é solicitada uma pesquisa da ordem emitida através da voz. Nessa altura, os dados são enviados para um servidor, que procura o conteúdo solicitado e responde para a televisão".

Ainda que não tenha revelado quem é esta terceira parte, a Samsung garante que não mantém as gravações e que também não vende o áudio capturado pelas Smart TV. E explica que os utilizadores sabem sempre, através de um pequeno microfone que fica visível no ecrã dos seus aparelhos, quando a função do reconhecimento de voz está ativada.

De acordo com a BBC, esta não é a primeira vez que as Smart TV, ligadas à Internet, estão na origem de problemas de privacidade devido à recolha de dados. Em 2013, um informático do Reino Unido descobriu que o seu aparelho LG compilava informação sobre os seus hábitos de consumo de televisão, o que obrigou a empresa a criar um software que permitia desligar esta funcionalidade.

Fonte: Diário de Noticias
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo Empty Re: Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

Mensagem  Ziggy Ter 10 Fev 2015 - 10:28

Bom poste

nota:

nervos nervos fonix nunca mais falo no meu quarto, é que a minha TV é Samsung wonky wonky

Ziggy

Mensagens : 4741
Data de inscrição : 04/04/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : S-Wing 125 FES - Clooney II - Bites Dust

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo Empty Re: Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

Mensagem  A.Pereira Ter 10 Fev 2015 - 13:57

Ziggy escreveu:Bom poste

nota:

nervos nervos  fonix nunca mais falo no meu quarto, é que a minha TV é Samsung  wonky wonky

Atenção que isto funciona só com as smarts TV ( top de gama da samsung). Eu tenho 3 em casa, mas nenhuma é smart ok
A.Pereira
A.Pereira

Mensagens : 2150
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo Empty Re: Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

Mensagem  Ziggy Ter 10 Fev 2015 - 14:12

e eu tenho uma em casa

Ziggy

Mensagens : 4741
Data de inscrição : 04/04/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : S-Wing 125 FES - Clooney II - Bites Dust

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo Empty Re: Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

Mensagem  A.Pereira Ter 10 Fev 2015 - 18:23

Ziggy escreveu:e eu tenho uma em casa

Tens mais sorte do que eu...eu não tenho, mas gostava muito porque  são 3D Very Happy mas infelizmente são bastantes caras... para mim claro!
A.Pereira
A.Pereira

Mensagens : 2150
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo Empty Re: Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos