CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parlamento discute lei para incluir uso da bicicleta no seguro escolar

CMN :: GERAL :: Bikes

Ir para baixo

Parlamento discute lei para incluir uso da bicicleta no seguro escolar Empty Parlamento discute lei para incluir uso da bicicleta no seguro escolar

Mensagem  Cristina Nogueira Seg 6 Jul 2015 - 12:14

Parlamento discute lei para incluir uso da bicicleta no seguro escolar 2lng8bp
A Direcção-Geral de Saúde pôs à discussão um relatório técnico para promover a “actividade física”, mas os alunos que vão de casa de bicicleta para escola, em caso de acidente, não têm cobertura de riscos.

A Assembleia da Republica deverá votar esta semana uma proposta de recomendação ao Governo, apresentada por dois deputados da maioria, para que o seguro escolar passe a cobrir os acidentes com bicicletas no trajecto de casa para a escola. A legislação em vigor, publicada há 16 anos, não incorporou as novas tendências para a mobilidade suave e politicas ambientalmente sustentáveis. O Ministério da Saúde quer combater a obesidade, pondo as crianças e jovens a pedalar, mas não existe ainda forma de levar à prática essa vontade na comunidade escolar

O projecto de resolução nº 1530/XII/4.ª, referente ao seguro escolar, subscrito pela deputada Carina Oliveira (PSD) e pelo deputado João Paulo Viegas (CDS-PP), deverá ser discutido e votado na próxima reunião da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas. O que é proposto, diz o documento, é uma actualização do Seguro Escolar, “no sentido de incluir os acidentes dos alunos que ocorram em trajecto com velocípedes sem motor por estes conduzidos”. Entretanto, a Direcção- Geral de Saúde (DGS) colocou à discussão pública um relatório técnico em que traça a “Estratégia Nacional para Promoção da Actividade Física, da Saúde e do Bem- Estar”. Uma das sugestões apresentadas no documento, diz respeito à necessidade de “desenvolver e promover deslocações 'activas' para os locais de ensino”.

A mobilização da sociedade para os modos de transporte suaves, defendem os deputados, “deve começar desde a escola”. Só assim, enfatizam, “conseguiremos aumentar o patamar de segurança no âmbito da sustentabilidade ambiental”. Numa sociedade em que o automóvel não é apenas um meio de transporte, disse ao PÚBLICO a deputada Carina Oliveira, “o difícil é mudar as mentalidades”. A este propósito, evocou as “dificuldades” que teve, aquando da revisão do Código da Estrada, aprovado em 2013. Uma das alterações introduzidas nesse diploma foi a possibilidade dos velocípedes conduzidos por crianças menores de dez anos poderem utilizar os passeios, desde que "não ponham em perigo ou perturbem os peões”.

O relatório técnico da DGS sobre “prevenção de doenças e promoção da saúde” está em discussão pública até ao próximo dia 15. Na página em que se refere ao Ministério da Educação fala-se da necessidade das escolas criarem “condições para guardar, em segurança, os meios de deslocação [bicicletas]”, ignorando a polémica questão da cobertura do seguro escolar. Por outro lado, coloca-se especial ênfase no incentivo à actividade física como forma de “diminuir o impacto negativo para a saúde do número de horas que os alunos passam sentados na sala de aulas”. Do conjunto dos benefícios para saúde, pelo uso da bicicleta, o “projecto de resolução” destaca a melhoria da função respiratória, combate às doenças cardiovasculares, diminuição da incidência de diabetes e a prevenção da obesidade.

Bicicleta fica de fora
De acordo com a legislação em vigor (Portaria 413/99, de 8 de Julho, artigo 25.º alínea f) estão excluídos da cobertura do seguro escolar os “acidentes que ocorram em trajecto com veículos ou velocípedes com ou sem motor, que transporem o aluno ou sejam por este conduzidos”. A excepção à regra, em termos de cobertura de risco, só se verifica quando a utilização da bicicleta for inserida numa “actividade escolar”. A alteração legislação, agora sugerida, vai implicar uma renegociação com o Instituto de Seguros de Portugal e uma conjugação de esforços entre os ministérios das Finanças, Educação e da Saúde.

O valor do prémio pago pelo Estado às seguradores corresponde a 1% do ordenado mínimo nacional (cerca de cinco euros/ano) por cada aluno. O presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), José Manuel Caetano, diz que a proposta legislativa “só peca por tardia”. Quanto ao facto de o “projecto de resolução” surgir no final da legislatura, afirmou: “Espero que ainda vá a tempo de produzir efeitos práticos no próximo ano lectivo”. Por seu lado, Carina Oliveira lembra que a promoção da mobilidade ligeira representa um “caminho longo que se faz passo a passo”. A este propósito, lembrou que ainda há muito por fazer ao nível do planeamento urbano, no que diz respeito à criação de ciclopistas e ciclovias.

Fonte: Público
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

CMN :: GERAL :: Bikes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos