CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens

4 participantes

Ir para baixo

Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens Empty Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens

Mensagem  Cristina Nogueira Qua 26 Ago 2015 - 13:37

Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens Efnzap

A Via Verde acaba de lançar o portal «Pagamento de Portagens» que permite a regularização de dívidas de portagens por clientes nacionais ou estrangeiros antes daquelas chegarem à Autoridade Tributária, evitando o pagamento de coimas que lhes estejam associadas.

Segundo informação a que a Lusa teve acesso, o portal já está disponível, através do endereço www.pagamentodeportagens.pt, pode ser utilizado por qualquer condutor, independentemente de ser ou não cliente Via Verde.

De acordo com a mesma informação, os pagamentos podem ser efetuados a qualquer hora através de dois meios: da geração de uma referência multibanco ou de um Terminal de Pagamento Automático Virtual, que permite a aceitação de cartões de débito e crédito das marcas Visa e Mastercard, o que permite o pagamento por proprietários de veículos de matrícula estrangeira.

DISCO DIGITAL quarta-feira, 26 de Agosto de 2015 | 13:32
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens Empty Re: Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens

Mensagem  LuisFCosta Qua 26 Ago 2015 - 19:26

Se o portal funcionar, passa a ser útil, porque assim o cidadão pode pagar sem acarretar despesas adicionais.
LuisFCosta
LuisFCosta

Mensagens : 443
Data de inscrição : 14/08/2014
Localização : Porto
Marca: : BMW
Modelo: : C650 GT

Ir para o topo Ir para baixo

Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens Empty Como funciona o novo portal para o pagamento de portagens?

Mensagem  Lima Qui 3 Set 2015 - 18:33

Desde a semana passada que está disponível um portal que permite aos automobilistas que tenham pagamentos de portagens em atraso saberem quais são as dívidas que se encontram pendentes e procederem ao pagamento das mesmas. O portal, lançado pela Via Verde, chama-se Pagamento de Portagens e pode ser utilizado por todos os automobilistas, independentemente de serem ou não aderentes do sistema da Via Verde. Mas atenção, nem todas as portagens em dívida aparecem neste Portal. É o caso, por exemplo, dos pagamento de portagens cujos processos já estejam nas mãos da Autoridade Tributária (AT). Saiba então, com mais detalhe, como funciona esta nova ferramenta.

1. Para que serve o Portal?

O portal Pagamento de Portagens foi criado com o objetivo de ajudar a regularizar as dívidas relativas ao pagamento de portagens, antes de elas chegarem à Autoridade Tributária. Desta forma, os automobilistas podem pagar as suas dívidas evitando o pagamento de coimas. O portal permite consultar as portagens em dívida desde 2010 e também proceder ao pagamento das mesmas. O site está dividido em duas áreas: a primeira é dedicada aos automobilistas que tenham passado por uma portagem sem fazer o pagamento e querem pesquisar quais são os valores em dívida e proceder ao seu pagamento. Há ainda uma segunda zona, dirigida aos automobilistas que já receberam uma notificação para o pagamento das portagens, com um código de registo. Nesta área, e depois de efetuado o registo e inserido o código de registo, os automobilistas podem aceder a mais detalhes dos processos em curso, bem como identificar os condutores responsáveis pelas passagens nas portagens que não foram pagas.

2. Quais são as portagens que estão incluídas? E quais são aquelas que estão excluídas?

Esta questão é importante porque pode haver dívidas relacionadas com portagens que não estão visíveis neste portal. A Via Verde explica: “Não estão incluídas as portagens que já foram enviadas à Autoridade Tributária, as passagens pagas, as passagens que estejam incluídas num plano de pagamento ou aquelas que ainda não foram comunicadas pelas concessionárias”. Além disso, o portal não abrange todas as portagens, uma vez que nem todas as concessionárias aderiram a este projeto. Por exemplo, as portagens associadas à Lusoponte; Ascendi, Via Livre e Portvias não podem ser pagas através deste portal.

3. Como devo proceder para consultar e os pagar as portagens que tenho em atraso?

Os utilizadores terão de colocar a matrícula do seu veículo e indicar o intervalo de datas que querem analisar para saber se tem o pagamento de portagens em dívida. Ser-lhe-ás apresentada uma lista de passagens que têm em dívida. De seguida deverão escolher a opção “selecionar todas para pagamento” ou a opção “pagar” – se apenas quiser pagar uma passagem em específico. Os utilizadores deverão depois preencher alguns dados pessoais para procederem ao pagamento, nomeadamente, devem escolher o modo de pagamento (multibanco ou cartão de crédito); nome; NIF e fornecer ainda os seus contactos. Se o utilizador tiver selecionado a opção de pagamento através do multibanco é então gerada uma referência de multibanco para que o consumidor proceda ao pagamento em qualquer ATM. Esta referência é válida por um período de oito dias, sendo que o automobilista irá receber por mail um extrato/recibo de pagamento.

4. O que acontece se não pagar as portagens?

Se passar numa portagem e não pagar a passagem está a cometer uma infração que dá origem a uma notificação enviada pela concessionária rodoviária ou pela entidade gestora de sistema s de cobrança eletrónica de portagens. Esta notificação é enviada “ao proprietário ou detentor do veículo, cuja identificação e morada são obtidas junto da conservatória do registo automóvel, com base na matrícula do veículo”, explica a Via Verde no portal. Nesta notificação, que é enviada por carta registada com aviso de receção, é solicitado o pagamento da portagem em dívida ou que seja identificado o condutor responsável pela infração. O condutor dispõe então de um prazo de 30 dias úteis após a receção da notificação para realizar o pagamento devido. Se não o fizer, “as respetivas infrações são enviadas para a Autoridade Tributária, o que dará origem a instauração de processos de execução fiscal e de contra-ordenação”, dando origem à aplicação de coimas.

Lima
Lima
Sócios

Mensagens : 1884
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Carvalhos / Alfândega da Fé
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 250

Ir para o topo Ir para baixo

Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens Empty Re: Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens

Mensagem  zeca Sex 4 Set 2015 - 10:17

Assim fica mais fácil
zeca
zeca

Mensagens : 3928
Data de inscrição : 18/11/2010
Marca: : Piaggio
Modelo: : MP3 250

Ir para o topo Ir para baixo

Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens Empty Re: Via Verde lança portal para regularização de dívidas de portagens

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos