CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

9.A Qualidade (Vinho do Porto)

4 participantes

Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  Bárbara Perdigão Qua 15 Set 2010 - 14:58



Para o Vinho do Porto só existe um copo: o Cálice!

Para defender o bom nome deste famoso liquido e promover a sua expansão, assim como para coordenar e fiscalizar as actividades da sua produção e do seu comercio, foi criado em 1933, o Instituto do Vinho do Porto.

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) 26214176

Reconhecendo-se que existem vários tipos de Vinho do Porto. Quanto ao paladar podemos encontrar vinhos que vão de
Selo de Qualidade

sde extra - secos até aos muito doces, consoante a altura em que a fermentação do mosto foi paralisada pela adição de aguardente vínica.

Cabe ao Instituto executar a difícil tarefa de verificar e controlar a qualidade, sendo colhidas amostras anónimas de todos os vinhos vindos do Douro ou prontos a comercializar determinando-se e garantindo-se a autenticidade e qualidade como se pode ver na Sala dos Provadores.

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) 10378636
Selo de Qualidade


Fonte:PortoXXI
Bárbara Perdigão
Bárbara Perdigão
Presidente

Mensagens : 20950
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : Vila Nova de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty Re: 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  Convidad Ter 21 Set 2010 - 0:26

Por acaso até estou aqui a beber um cálice de porto!!! Que delicia... Um Vintage!!!! bleh bleh
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty Re: 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  Bárbara Perdigão Qua 24 Nov 2010 - 10:46

Acho que só falta aqui uma informação útil:

Principais Exportadores de Vinho do Porto

Nos primórdios da história do comércio do Vinho do Porto, os ingleses eram das famílias mais influentes no negócio, uma vez que o mercado inglês era dos maiores consumidores mundiais do famoso néctar português. Com o passar dos anos outras nacionalidades tais como holandeses, alemães e escoceses prevaleceram igualmente no comércio deste produto português. As principais casas portuguesas eram a casa Ferreira, detida por D. Antónia Ferreira, Ramos Pinto e a Real Companhia Velha

Segue-se a lista de alguns dos maiores exportadores do sector:

* Grupo AXA Millésimes - detém Quinta do Noval
* Borges
* C. da Silva
* Caves Vale do Rodo
* Churchill's
* Gran Cruz
* J. H. Andresen
* Niepoort
* Poças
* Quinta de Ventozelo
* GrupoRoederer - detém Ramos Pinto
* Grupo Real Companhia Velha- detém Delaforce
* Rozés
* Grupo Sogevinus - detém Cálem, Kopke, Burmester, Barros e By Gilberts
* Grupo Sogrape - detém Ferreira, Offley, Sandeman, Robertson's
* Grupo Symington- detém Graham's, Warre's, Dow's,Smith Woodhouse e Cockburn's
* Grupo The Fladgate Partnership- detém Croft e Fonseca
* Wiese & Krohn
Bárbara Perdigão
Bárbara Perdigão
Presidente

Mensagens : 20950
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : Vila Nova de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty Re: 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  morfreita Qua 24 Nov 2010 - 10:50

TIPOS DE VINHOS DO PORTO

Só o vinho produzido na Região Demarcada do Douro, respeitando normas de produção e envelhecimento rigorosamente controladas, pode utilizar a denominação "Vinho do Porto".

Durante o seu processo de envelhecimento, o vinho é submetido a provas de controlo de qualidade, quer analítica quer sensorial, efectuadas pelos Laboratórios e Câmara de Provadores do Instituto do Vinho do Porto, um dos organismos públicos mais antigos e prestigiados de Portugal. Esta entidade tem como principal missão o controlo oficial e a defesa do prestígio do Vinho do Porto bem como a sua promoção a nível mundial. Apenas os vinhos que cumprem os exigentes critérios de qualidade estabelecidos têm o direito de usar o selo de garantia emitido pelo Instituto do Vinho do Porto.

Vinhos do Porto Brancos
Como o nome indica, são vinhos elaborados exclusivamente a partir de uvas brancas. Na sua produção predominam as castas "Malvasia Fina", "Donzelinho", "Gouveio", "Codega" e "Rabigato".

Os Vinhos do Porto brancos apresentam uma doçura variável, desde os muito doces chamados "Lágrima", passando pelos "Doces", "Meios Secos", "Secos" até aos "Extra Secos. O seu teor
alcoólico varia normalmente entre os 19% vol. e os 22% vol. Existe uma categoria especial designada "Leve Seco" que, além de ser bastante seco, apresenta uma graduação alcoólica de 16,5%.

Vinhos do Porto Tintos
Na família dos Vinhos do Porto tintos existem dois grandes grupos: os vinhos Sem Data de Colheita (Ruby, Tawny, 10 anos, 20 anos, 30 anos, e Mais de 40 anos) e os vinhos Com Data de Colheita (Vintage, LBVe Colheita).

Na sua composição intervêm diversas variedades de uvas, destacando-se a "Touriga Nacional", a "Tinta Amarela", a "Tinta Barroca", a "Tinta Roriz", a "Touriga Francesa", e o "Tinto Cão".

Vinhos do Porto sem Data de Colheita
Tratando-se de vinhos de lote, a sua originalidade reside, precisamente, na delicadeza das suas lotações. Não são vinhos simples; são uma obra de arte em cuja preparação chega a utilizar-se uma quinzena de vinhos de tipos e colheitas diferentes. O seu "bouquet" e harmonia são adquiridos mediante uma oxidação controlada durante a permanência em madeira.
Nos primeiros anos, os vinhos são submetidos a várias trasfegas, cuja intensidade e número variam consoante as técnicas e estilos enológicos utilizados pelas empresas, determinando-se assim a sua evolução posterior. Depois de engarrafado, o Vinho do Porto sem data de colheita está pronto para ser apreciado, uma vez que as suas características não se alteram significativamente durante a sua permanência em garrafa.

Ruby - É um vinho de lote, cuja cor vermelha faz lembrar as pedras preciosas com o mesmo nome. É um Vinho do Porto jovem, tinto, encorpado e frutado, obtido por lotação de vinhos de diversas colheitas.

Vintage Character - Resulta de lotações de Vinhos do Porto jovens de qualidade superior, com uma média de idades entre os três e os quatro anos. Com uma estrutura complexa, caracteriza-se pelo seu corpo e frutado intenso.

Tawny - Em inglês a palavra "tawny" significa alourado. O Tawny obtém-se a partir de lotações que envelhecem em cascos de carvalho. O seu processo de envelhecimento é mais acelerado do que o do Ruby. Devido à oxidação, a sua cor vai adquirindo, pouco a pouco, matizes alaranjadas, próximas do alourado. Com uma idade média de 3 anos são elegantes e delicados.

Tawny com indicação de idade - Os tawnies de "10 anos", "20 anos", "30 anos" e "Mais de 40 anos" constituem lotações de vinhos de diferentes colheitas, envelhecidos em madeira,
cuja idade média é a indicada no rótulo. De cor alourada pelo prolongado envelhecimento em madeira, as principais características de um Tawny com indicação de idade são a complexidade de aromas, a frescura, a persistência aromática e o refinamento.

Vinhos do Porto com Data de Colheita
Neste grupo distinguem-se os Vinhos do Porto que são envelhecidos em madeira dos que, após um estágio relativamente curto em casco, prosseguem o envelhecimento em garrafa.

Vintage - O Vintage é uma preciosidade. Depois de permanecer dois anos em contacto com a madeira, prossegue o seu lento envelhecimento em garrafa ao abrigo do ar e da luz. Pouco a
pouco, o vinho melhora consideravelmente as suas características, desenvolvendo o seu "bouquet". O rótulo, além de indicar a data de colheita, tem que referir o ano do engarrafamento. Nesta categoria incluem-se os chamados "Vintage de Quinta'" obtidos a partir de uvas provenientes apenas da quinta que lhe dá o nome.

Tratando-se de vinhos que podem ser consumidos nos anos seguintes ao engarrafamento, devem, no entanto, prosseguir o envelhecimento em garrafa. Com o tempo, o vinho apresenta um depósito. É por isto que deve ser decantado antes de ser servido. No início do seu envelhecimento em garrafa, a cor retinta é intensa e os aromas são complexos, muito frutados e florais. No sabor, combina características taninosas, adstringentes, com uma invulgar estrutura e persistência. O vinho vai-se alterando em termos de cor, acentuando toda a sua harmonia e complexidade à medida que vai envelhecendo.

LBV (Late Bottled Vintage) - Este vinho, de grande qualidade, provém unicamente do ano indicado na garrafa. Antes de ser engarrafado, o LBV permanece em madeira 4 a 6 anos,
tempo de maturação que lhe confere uma maior evolução de cor relativamente ao Vintage. São vinhos de intensa coloração, taninosos, de carácter jovem que no seu "bouquet" denotam uma componente ligeiramente oxidativa que provém do seu envelhecimento inicial em madeira.

Colheita - Vinho do Porto que provém de uma só colheita, indicada obrigatoriamente no rótulo. São vinhos que envelhecem em madeira e apenas são engarrafados quando se pretende colocá-los no mercado. Passam por um estágio mínimo de 7 anos, o que lhes confere uma cor alourada, um sabor suave, delicado, profundo e complexo.
morfreita
morfreita

Mensagens : 518
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Vila Real
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman 650

Ir para o topo Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty Re: 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  Capitão Tellus Qui 27 Jan 2011 - 1:07

Sim Senhor(a)!

Não sabia que tinhamos tais ilustres apreciadores deste Mui Nobre Vinho do Porto.

Sabado (dia 29 de Jan.) já temos assunto.

Um grande abraço.
Capitão Tellus
Capitão Tellus

Mensagens : 21
Data de inscrição : 17/01/2011
Localização : Porto / Régua
Marca: : CBF 600 SA
Modelo: : Honda

Ir para o topo Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty Re: 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  Pirate Qui 27 Jan 2011 - 9:45

Capitão Tellus escreveu:Sim Senhor(a)!

Não sabia que tinhamos tais ilustres apreciadores deste Mui Nobre Vinho do Porto.

Sabado (dia 29 de Jan.) já temos assunto.

Um grande abraço.
TellUs,
Bota aqui a tua experiência sobre o vinho do Porto. pesca
Pirate
Pirate

Mensagens : 2994
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Lisboa
Marca: : Honda
Modelo: : FORZA 250 (Forza)

Ir para o topo Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty Re: 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  Bárbara Perdigão Qui 27 Jan 2011 - 11:09

Pirate escreveu:
Capitão Tellus escreveu:Sim Senhor(a)!

Não sabia que tinhamos tais ilustres apreciadores deste Mui Nobre Vinho do Porto.

Sabado (dia 29 de Jan.) já temos assunto.

Um grande abraço.
TellUs,
Bota aqui a tua experiência sobre o vinho do Porto. pesca



Seria interessante ele partilhar se tem experiência...não há nada como aprendermos na 1ª pessoa! palmas
Bárbara Perdigão
Bárbara Perdigão
Presidente

Mensagens : 20950
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : Vila Nova de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

       9.A Qualidade (Vinho do Porto) Empty Re: 9.A Qualidade (Vinho do Porto)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos