CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manipular multa com Photoshop

Ir para baixo

Manipular multa com Photoshop Empty Manipular multa com Photoshop

Mensagem  Bárbara Perdigão Qua 13 Mar 2013 - 12:03

Serviço de trânsito Catalão acusado de manipular multa com Photoshop

Um cidadão maiorquino recebeu uma multa referente a um Renault Clio que circulava em excesso de velocidade na Catalunha. Até aqui tudo bem… excepto o facto da matrícula do veículo pertencer à sua scooter Kymco e a imagem ter sido manipulada digitalmente.

Manipular multa com Photoshop 66562745

José Pedro Venzal, um cidadão maiorquino, recebeu uma multa de trânsito da Comunidade Catalã por excesso de velocidade. Na foto enviada em anexo, é visível um Renault Clio que alegadamente circulava a 114 Km/h numa zona onde o limite de velocidade é 100 Km/h.

No entanto, Venzal não possui nenhum Renault Clio e a matrícula do veículo apanhado pelo radar é igual à da sua Scooter Kymco que nunca saiu da zona de Maiorca.

Até aqui poderíamos assumir que este se trata de um caso de matrículas trocadas ou que o condutor do veículo utilizou uma matrícula falsa. Porém, Venzal trabalha no laboratório de criminalística documental de Maiorca e decidiu analisar a fotografia de forma a descobrir porque motivo tinha aquele carro a mesma matricula da sua scooter… E os resultados foram surpreendentes.

O maiorquino detectou uma disparidade nas cores do documento o que indicava uma clara manipulação da foto através do Photoshop ou de um programa similar.

“O responsável por esta manipulação teve azar em deparar-se com alguém como eu que analisa documentos falsificados e manipulados no seu dia-a-dia”, afirmou Venzal, que acredita que o radar não captou com clareza os dígitos da matrícula tendo alguém no serviço de trânsito utilizado um programa de edição de imagem para “retocar” os dados da matrícula a “olho”.

“Já coloquei este caso nas mãos do departamento jurídico do laboratório para que procedam em conformidade”.

O serviço de trânsito da Catalunha já se pronunciou sobre o caso afirmando que a imagem não sofreu qualquer manipulação tendo chegado às mãos de Venzal exactamente como foi registada pelo radar.

Certo, certo é que a matrícula pertence à scooter deste cidadão maiorquino, pelo que já foi apresentado um recurso de forma a impugnar a multa de 100 euros aplicada pelo organismo catalão.

Por: Francisco Ferreira
Bárbara Perdigão
Bárbara Perdigão
Presidente

Mensagens : 20950
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : Vila Nova de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos