CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes

2 participantes

Ir para baixo

Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes  Empty Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes

Mensagem  Arauto Dom 5 Jan 2014 - 22:46

Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes 


Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes  Ck0q


Desde quarta-feira que os condutores recém-encartados e profissionais, como os taxistas, estão sujeitos a um controlo mais apertado na estrada: a taxa de alcoolemia, para este grupo, foi reduzida dos actuais 0,5 g/l para 0,2 g/l.


Esta é uma das principais alterações que entrou em vigor há dois dias, com a revisão do Código da Estrada - mas não é a que está a gerar mais polémica. 

Os ciclistas vão ter a partir de agora mais direitos: passam a poder circular nas bermas (dantes tinham de o fazer o mais encostados à direita possível), têm prioridade se estão pela direita, como qualquer veículo, podem circular em corredores BUS sempre que as câmaras municipais o autorizem, os automóveis devem ceder-lhes passagem sempre que circulem em ciclovias e devem guardar uma distância mínima lateral de 1,5 metros sempre que os quiserem ultrapassar.

Esta norma, previne José Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, vai aumentar o risco de acidentes, uma vez que “obriga os automóveis a invadir a via de trânsito destinada ao sentido contrário”, acrescentando que este limite mínimo não existe em mais nenhum país.

Crianças podem andar de bicicleta nos passeios


Há outras mudanças que o especialista vê com reserva. A partir de agora, dois ciclistas vão poder circular lado a lado, excepto em vias com pouca visibilidade ou com muito trânsito. Trigoso diz que esta norma vai expô-los a maior risco: “Antevejo potenciais situações de conflito. 

Em que momento decide o ciclista se está a circular numa via de visibilidade reduzida? No mínimo, deveriam ser sinalizadas as vias onde se entende que os ciclistas podem circular a par, para que os outros condutores possam adaptar o seu comportamento”.


Se os ciclistas tiverem menos de dez anos, vão poder circular em passeios. “Considero completamente errada esta autorização, pois os passeios devem por natureza garantir a máximo de segurança a todos os peões, nomeadamente idosos e crianças”, sublinha Trigoso, criticando o facto de este alargamento de direitos dos ciclistas não estar acompanhado de nenhum tipo de seguro de responsabilidade civil.

Publicado a 04 janeiro 2014
Arauto
Arauto
Vice-Presidente

Mensagens : 5683
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes  Empty Re: Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes

Mensagem  zeca Seg 6 Jan 2014 - 10:54

Estou totalmente de acordo...e as rotundas idem aspas, hoje já vi cada asneira  pesca
zeca
zeca

Mensagens : 3928
Data de inscrição : 18/11/2010
Marca: : Piaggio
Modelo: : MP3 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos