Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes
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Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes
Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes
Desde quarta-feira que os condutores recém-encartados e profissionais, como os taxistas, estão sujeitos a um controlo mais apertado na estrada: a taxa de alcoolemia, para este grupo, foi reduzida dos actuais 0,5 g/l para 0,2 g/l.
Esta é uma das principais alterações que entrou em vigor há dois dias, com a revisão do Código da Estrada - mas não é a que está a gerar mais polémica.
Os ciclistas vão ter a partir de agora mais direitos: passam a poder circular nas bermas (dantes tinham de o fazer o mais encostados à direita possível), têm prioridade se estão pela direita, como qualquer veículo, podem circular em corredores BUS sempre que as câmaras municipais o autorizem, os automóveis devem ceder-lhes passagem sempre que circulem em ciclovias e devem guardar uma distância mínima lateral de 1,5 metros sempre que os quiserem ultrapassar.
Esta norma, previne José Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, vai aumentar o risco de acidentes, uma vez que “obriga os automóveis a invadir a via de trânsito destinada ao sentido contrário”, acrescentando que este limite mínimo não existe em mais nenhum país.
Crianças podem andar de bicicleta nos passeios
Há outras mudanças que o especialista vê com reserva. A partir de agora, dois ciclistas vão poder circular lado a lado, excepto em vias com pouca visibilidade ou com muito trânsito. Trigoso diz que esta norma vai expô-los a maior risco: “Antevejo potenciais situações de conflito.
Em que momento decide o ciclista se está a circular numa via de visibilidade reduzida? No mínimo, deveriam ser sinalizadas as vias onde se entende que os ciclistas podem circular a par, para que os outros condutores possam adaptar o seu comportamento”.
Se os ciclistas tiverem menos de dez anos, vão poder circular em passeios. “Considero completamente errada esta autorização, pois os passeios devem por natureza garantir a máximo de segurança a todos os peões, nomeadamente idosos e crianças”, sublinha Trigoso, criticando o facto de este alargamento de direitos dos ciclistas não estar acompanhado de nenhum tipo de seguro de responsabilidade civil.
Publicado a 04 janeiro 2014
Re: Novo Código da Estrada aumenta risco de acidentes
Estou totalmente de acordo...e as rotundas idem aspas, hoje já vi cada asneira
zeca- Mensagens : 3928
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