Auto-estrada do Marão deve abrir ao trânsito no início de 2016
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Re: Auto-estrada do Marão deve abrir ao trânsito no início de 2016
Começa as obras amanhã... vamos lá ver de é desta
SW47- Mensagens : 4088
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Re: Auto-estrada do Marão deve abrir ao trânsito no início de 2016
Segundo fonte da EP, durante o dia de hoje vai ser feita a perfuração para a colocação dos explosivos, aguardando-se depois pelas condições necessárias para a sua detonação.
Prevê-se que a escavação, que será feita por uma máquina perfuradora a que chamaram a "aranha do Marão", avance uma média de 18 metros por dia nas quatro bocas de túnel e que estas se liguem até ao verão.
Neste momento, trabalham no túnel cerca de 200 pessoas, prevendo-se que, em pico de obra, sejam 400 trabalhadores.
Prevê-se que a escavação, que será feita por uma máquina perfuradora a que chamaram a "aranha do Marão", avance uma média de 18 metros por dia nas quatro bocas de túnel e que estas se liguem até ao verão.
Neste momento, trabalham no túnel cerca de 200 pessoas, prevendo-se que, em pico de obra, sejam 400 trabalhadores.
Lifet- Mensagens : 952
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Túnel do Marão "ao serviço das pessoas a partir de março de 2016"
O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, disse segunda-feira à noite, no Porto, que o túnel do Marão deverá abrir em março, acrescentando que na obra foram poupados "cerca de mil milhões de euros".
"A obra está a seguir para ficar concluída até ao final deste ano e estar ao serviço das pessoas a partir de março de 2016 (...). [Uma obra] com uma poupança que, comparada com o contrato de PPP [parcerias público-privadas] anterior, representa cerca de mil milhões de euros a menos de despesa", disse o governante.
Sérgio Monteiro falava na conferência "As Reformas nos Transportes, Infraestruturas e Comunicações", iniciativa da Distrital do Porto dos Trabalhadores Social Democratas que foi marcada sobretudo pela discussão em volta das concessões de transportes, nomeadamente da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).
O secretário de Estado aproveitou também para falar da fusão das Estradas de Portugal com a REFER, Rede Ferroviária Nacional, apontando como principal objetivo para esta medida "obrigar o Estado a qual é a decisão mais racional de investimento".
"Não temos de andar a fazer competição entre a estrada e o caminho-de-ferro (...). Vamos ter uma única empresa em infraestruturas de Portugal, que é a maior empresa do país em volume de ativos. Maior do que a Portugal Telecom, maior do que a EDP e maior do que a Galp", disse Sérgio Monteiro.
"Como estavam, estavam totalmente falidas. Nós estamos a construir uma solução para rentabilizar ao máximo os ativos e de duas empresas falidas, fazer uma empresa que tenha futuro para si, para os seus trabalhadores e para o país", acrescentou.
Já em matéria de investimentos na área portuária, reconhecendo que o porto de Leixões "está próximo da sua capacidade limite", situação pela qual a respetiva administração avançou com a construção de uma plataforma logística, Sérgio Monteiro disse que o Governo tem a intenção de lançar um segundo terminal de carga, avançando que o investimento deverá ser "totalmente privado".
Numa sessão com um longo período dedicado a perguntas e respostas, o secretário de Estado falou ainda, entre outros temas, dos processos de privatização da ANA, dos CTT e da TAP, bem como do programa de o transporte a pedido designado de "Portugal Porta-a-Porta".
"A obra está a seguir para ficar concluída até ao final deste ano e estar ao serviço das pessoas a partir de março de 2016 (...). [Uma obra] com uma poupança que, comparada com o contrato de PPP [parcerias público-privadas] anterior, representa cerca de mil milhões de euros a menos de despesa", disse o governante.
Sérgio Monteiro falava na conferência "As Reformas nos Transportes, Infraestruturas e Comunicações", iniciativa da Distrital do Porto dos Trabalhadores Social Democratas que foi marcada sobretudo pela discussão em volta das concessões de transportes, nomeadamente da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).
O secretário de Estado aproveitou também para falar da fusão das Estradas de Portugal com a REFER, Rede Ferroviária Nacional, apontando como principal objetivo para esta medida "obrigar o Estado a qual é a decisão mais racional de investimento".
"Não temos de andar a fazer competição entre a estrada e o caminho-de-ferro (...). Vamos ter uma única empresa em infraestruturas de Portugal, que é a maior empresa do país em volume de ativos. Maior do que a Portugal Telecom, maior do que a EDP e maior do que a Galp", disse Sérgio Monteiro.
"Como estavam, estavam totalmente falidas. Nós estamos a construir uma solução para rentabilizar ao máximo os ativos e de duas empresas falidas, fazer uma empresa que tenha futuro para si, para os seus trabalhadores e para o país", acrescentou.
Já em matéria de investimentos na área portuária, reconhecendo que o porto de Leixões "está próximo da sua capacidade limite", situação pela qual a respetiva administração avançou com a construção de uma plataforma logística, Sérgio Monteiro disse que o Governo tem a intenção de lançar um segundo terminal de carga, avançando que o investimento deverá ser "totalmente privado".
Numa sessão com um longo período dedicado a perguntas e respostas, o secretário de Estado falou ainda, entre outros temas, dos processos de privatização da ANA, dos CTT e da TAP, bem como do programa de o transporte a pedido designado de "Portugal Porta-a-Porta".
FONTE: 14/04/2015 | 08:33 | Dinheiro Vivo
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
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Túnel do Marão com tecnologia inteligente para deteção de incidentes
O Túnel do Marão, o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, vai dispor de tecnologia que permite a deteção automática de incidentes, o reconhecimento de matrículas e ainda o controlo de mercadorias perigosas.
A Teixeira Duarte, que ganhou através de consórcio de duas das suas subsidiárias as obras de conceção e construção do Túnel do Marão, disse que adjudicou à multinacional Indra a instalação dos sistemas inteligentes de tráfego, controlo e comunicações do túnel de seis quilómetros, que está inserido na Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real.
O centro de controlo do Túnel do Marão vai ficar equipado com a solução de gestão integrada "Horus".
A solução inclui "um avançado sistema de vídeo vigilância com deteção automática de incidentes, baseado em visão artificial", que "facilitará a reação imediata perante eventos que possam colocar em risco a segurança dos utilizadores ou a circulação na via".
A solução também incorpora um "sistema de controlo de mercadorias perigosas através de vídeo vigilância e algoritmos de reconhecimento de matrículas".
Esta tecnologia permite aos operadores controlar em permanência "o estado da via e dispor de informação em tempo real para a tomada de decisões".
"O elevado nível de automatização das operações facilitará a gestão rápida e precisa de tudo o que ocorrer no túnel, tanto no que se refere à gestão quotidiana como a situações de emergência", explicou a empresa em comunicado.
Além disso, será possível proporcionar aos "condutores informação em tempo real e uma maior segurança e qualidade do serviço, contribuindo para reduzir o risco de incidentes e otimizando a utilização dos recursos durante a assistência aos mesmos".
A Indra também vai introduzir a solução Horus no centro de controlo da linha dois do Metro de Mashad no Irão, estando já a implementar esta tecnologia nos 12 túneis rodoviários da cidade de Londres, em Inglaterra, e na autoestrada Bogotá-Villavicencio, na Colômbia.
A Autoestrada do Marão deverá ligar a A4 (Porto/ Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança) a partir do primeiro trimestre de 2016.
A Teixeira Duarte, que ganhou através de consórcio de duas das suas subsidiárias as obras de conceção e construção do Túnel do Marão, disse que adjudicou à multinacional Indra a instalação dos sistemas inteligentes de tráfego, controlo e comunicações do túnel de seis quilómetros, que está inserido na Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real.
O centro de controlo do Túnel do Marão vai ficar equipado com a solução de gestão integrada "Horus".
A solução inclui "um avançado sistema de vídeo vigilância com deteção automática de incidentes, baseado em visão artificial", que "facilitará a reação imediata perante eventos que possam colocar em risco a segurança dos utilizadores ou a circulação na via".
A solução também incorpora um "sistema de controlo de mercadorias perigosas através de vídeo vigilância e algoritmos de reconhecimento de matrículas".
Esta tecnologia permite aos operadores controlar em permanência "o estado da via e dispor de informação em tempo real para a tomada de decisões".
"O elevado nível de automatização das operações facilitará a gestão rápida e precisa de tudo o que ocorrer no túnel, tanto no que se refere à gestão quotidiana como a situações de emergência", explicou a empresa em comunicado.
Além disso, será possível proporcionar aos "condutores informação em tempo real e uma maior segurança e qualidade do serviço, contribuindo para reduzir o risco de incidentes e otimizando a utilização dos recursos durante a assistência aos mesmos".
A Indra também vai introduzir a solução Horus no centro de controlo da linha dois do Metro de Mashad no Irão, estando já a implementar esta tecnologia nos 12 túneis rodoviários da cidade de Londres, em Inglaterra, e na autoestrada Bogotá-Villavicencio, na Colômbia.
A Autoestrada do Marão deverá ligar a A4 (Porto/ Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança) a partir do primeiro trimestre de 2016.
FONTE: Jornal de Noticias
Júlio_N- Mensagens : 1323
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Re: Auto-estrada do Marão deve abrir ao trânsito no início de 2016
Tanta tecnologia...em vez de abrirem de uma vez por todas...
zeca- Mensagens : 3928
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Túnel do Marão vai acabar com "barreira mítica" da serra a partir de abril
O autarca socialista disse ainda aos jornalistas que a Autoestrada do Marão, que vai ligar Vila Real a Amarante, abre ao tráfego "seguramente em abril", prevendo que se concretize até ao final da primeira quinzena desse mês.
"Este é o ano em que acabará a barreira mítica do Marão, uma barreira simbólica que fica agora definitivamente ultrapassada. Esta autoestrada representa um fator de maior aproximação deste território ao litoral", afirmou Rui Santos, que falava durante a apresentação, em Vila Real, da programação da Capital da Cultural do Eixo Atlântico 2016.
A Autoestrada do Marão, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica com quase seis quilómetros, vai ligar a A4 (Porto/Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança).
Esta nova via representa uma alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4), que serpenteia a serra, permitindo que a viagem se faça em maior segurança e mais rapidamente.
"O Túnel do Marão vai eliminar essa barreira mítica, vai alterar estes conceitos quer de distância e eliminar essas ideias de que havia perigo, que era uma viagem incerta e que o tempo e as condições climatéricas muitas vezes não permitiriam saber a hora a que se chegava ao destino", salientou.
Na sua opinião, "já não é razoável dizer que este é um território do Interior", no entanto frisou que a nova autoestrada "vai eliminar definitivamente esse conceito".
"Sempre lutei por esta ligação, sempre a acompanhei, vi com muitas tristeza e preocupação os momentos em que a autoestrada esteve interrompida. Mas mais vale tarde do que nunca e ainda bem que alguém teve coragem de lançar esta obra", frisou.
Conjuntamente com Matosinhos, cidade onde termina a autoestrada A4, Vila Real vai ser a capital da cultura do Eixo Atlântico em 2016.
Rui Santos acredita que a nova infraestrutura rodoviária vai ajudar à circulação de pessoas entre as duas cidades e também vai ajudar a atrair mais visitantes à capital transmontana.
São cerca de 450 pessoas que estão neste momento a trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprir o prazo anunciado de concluir a Autoestrada do Marão até ao final de março.
A abertura ao público será feita apenas depois de concluídos todos os testes de segurança aos equipamentos.
Avanços e recuos, paragens e processos em tribunal, questões económicos e políticas marcaram a construção da via que começou em 2009, mas que esteve parada por três vezes e foi retomada em setembro de 2014, depois de o Estado resgatar a concessão, devido a incumprimentos da concessionária e de a entregar à Infraestruturas de Portugal (IP, então Estradas de Portugal).
Para atravessar os 26 quilómetros desta autoestrada ter-se-á que pagar um valor a rondar os dois euros de portagem.
"Este é o ano em que acabará a barreira mítica do Marão, uma barreira simbólica que fica agora definitivamente ultrapassada. Esta autoestrada representa um fator de maior aproximação deste território ao litoral", afirmou Rui Santos, que falava durante a apresentação, em Vila Real, da programação da Capital da Cultural do Eixo Atlântico 2016.
A Autoestrada do Marão, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica com quase seis quilómetros, vai ligar a A4 (Porto/Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança).
Esta nova via representa uma alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4), que serpenteia a serra, permitindo que a viagem se faça em maior segurança e mais rapidamente.
"O Túnel do Marão vai eliminar essa barreira mítica, vai alterar estes conceitos quer de distância e eliminar essas ideias de que havia perigo, que era uma viagem incerta e que o tempo e as condições climatéricas muitas vezes não permitiriam saber a hora a que se chegava ao destino", salientou.
Na sua opinião, "já não é razoável dizer que este é um território do Interior", no entanto frisou que a nova autoestrada "vai eliminar definitivamente esse conceito".
"Sempre lutei por esta ligação, sempre a acompanhei, vi com muitas tristeza e preocupação os momentos em que a autoestrada esteve interrompida. Mas mais vale tarde do que nunca e ainda bem que alguém teve coragem de lançar esta obra", frisou.
Conjuntamente com Matosinhos, cidade onde termina a autoestrada A4, Vila Real vai ser a capital da cultura do Eixo Atlântico em 2016.
Rui Santos acredita que a nova infraestrutura rodoviária vai ajudar à circulação de pessoas entre as duas cidades e também vai ajudar a atrair mais visitantes à capital transmontana.
São cerca de 450 pessoas que estão neste momento a trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprir o prazo anunciado de concluir a Autoestrada do Marão até ao final de março.
A abertura ao público será feita apenas depois de concluídos todos os testes de segurança aos equipamentos.
Avanços e recuos, paragens e processos em tribunal, questões económicos e políticas marcaram a construção da via que começou em 2009, mas que esteve parada por três vezes e foi retomada em setembro de 2014, depois de o Estado resgatar a concessão, devido a incumprimentos da concessionária e de a entregar à Infraestruturas de Portugal (IP, então Estradas de Portugal).
Para atravessar os 26 quilómetros desta autoestrada ter-se-á que pagar um valor a rondar os dois euros de portagem.
Lusa
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
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Re: Auto-estrada do Marão deve abrir ao trânsito no início de 2016
Vamos continuar aguardar, estou desejoso para que chegue esse dia .
Pleota75- Mensagens : 491
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Passar no Túnel do Marão vai custar entre 1,95 e 4,90 euros
Já estão definidos os preços das portagens o Túnel do Marão que vão custar entre os 1,95 e 4,90 euros.
Fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas revelou que a portagem custará 1,95 euros para os veículos de classe 1, 3,40 euros para a classe 2, 4,40 para a classe 3 e 4,90 para a classe 4.
As portagens irão funcionar através de pórticos idênticos aos instalados nas antigas SCUT e, segundo o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, irão aplicar-se os mesmos descontos praticados nessas vias.
"Os veículos de mercadorias irão ter um desconto de 10% no período diurno e 25 % no período noturno, fins de semana e feriados. Para os motociclos custará menos 30% caso utilizem o dispositivo eletrónico", afirmou a fonte.
O Túnel, com 5,6 quilómetros, está inserido na Autoestrada do Marão, que liga Amarante a Vila Real, ao longo de 26 quilómetros.
A mesma fonte lembrou que as portagens no Túnel do Marão justificam-se pela existência de uma alternativa a esta via, já que o Itinerário Principal 4 (IP4), entre Amarante e Vila Real, vai manter-se em funcionamento. Outra razão apontada é o facto de se tratar de uma "obra de extraordinária dimensão, com um investimento financeiro muito significativo".
Apesar de ainda não ter sido anunciada a data oficial de abertura do empreendimento, prevê-se que possa acontecer em meados de abril. Depois de concluídas as obras de construção dentro do túnel, estão agora a decorrer os testes dos equipamentos de segurança.
As corporações de bombeiros já foram chamadas para fazer uma formação sobre atuação em túneis. No final de fevereiro, o comandante da Cruz Branca de Vila Real, Orlando Cruz, mostrou-se preocupado porque a sua corporação não tinha formação específica e equipamento adequado para intervir num túnel.
Esta semana, 20 bombeiros de quatro corporações de Vila Real e Amarante vão deslocar-se a Oviedo, Espanha, onde vão para fazer uma formação de três dias para treinar o socorro no interior do túnel. Segundo Orlando Matos, a partir de domingo serão feitas visitas ao Túnel do Marão para conhecer os sistemas de segurança disponíveis, acompanhadas por técnicos.
Está prevista a realização, no dia 13 de abril, de um exercício de desencarceramento que envolverá bombeiros, INEM e GNR. Nesse mesmo dia, deverão ser entregues cinco equipamentos individuais e máscaras respiratórias às corporações.
Fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas revelou que a portagem custará 1,95 euros para os veículos de classe 1, 3,40 euros para a classe 2, 4,40 para a classe 3 e 4,90 para a classe 4.
As portagens irão funcionar através de pórticos idênticos aos instalados nas antigas SCUT e, segundo o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, irão aplicar-se os mesmos descontos praticados nessas vias.
"Os veículos de mercadorias irão ter um desconto de 10% no período diurno e 25 % no período noturno, fins de semana e feriados. Para os motociclos custará menos 30% caso utilizem o dispositivo eletrónico", afirmou a fonte.
O Túnel, com 5,6 quilómetros, está inserido na Autoestrada do Marão, que liga Amarante a Vila Real, ao longo de 26 quilómetros.
A mesma fonte lembrou que as portagens no Túnel do Marão justificam-se pela existência de uma alternativa a esta via, já que o Itinerário Principal 4 (IP4), entre Amarante e Vila Real, vai manter-se em funcionamento. Outra razão apontada é o facto de se tratar de uma "obra de extraordinária dimensão, com um investimento financeiro muito significativo".
Apesar de ainda não ter sido anunciada a data oficial de abertura do empreendimento, prevê-se que possa acontecer em meados de abril. Depois de concluídas as obras de construção dentro do túnel, estão agora a decorrer os testes dos equipamentos de segurança.
As corporações de bombeiros já foram chamadas para fazer uma formação sobre atuação em túneis. No final de fevereiro, o comandante da Cruz Branca de Vila Real, Orlando Cruz, mostrou-se preocupado porque a sua corporação não tinha formação específica e equipamento adequado para intervir num túnel.
Esta semana, 20 bombeiros de quatro corporações de Vila Real e Amarante vão deslocar-se a Oviedo, Espanha, onde vão para fazer uma formação de três dias para treinar o socorro no interior do túnel. Segundo Orlando Matos, a partir de domingo serão feitas visitas ao Túnel do Marão para conhecer os sistemas de segurança disponíveis, acompanhadas por técnicos.
Está prevista a realização, no dia 13 de abril, de um exercício de desencarceramento que envolverá bombeiros, INEM e GNR. Nesse mesmo dia, deverão ser entregues cinco equipamentos individuais e máscaras respiratórias às corporações.
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