Pais de condutores inexperientes apoiam caixa negra e carta de condução gradual
CMN :: CONVÍVIO :: Assuntos Diversos
Página 1 de 1
Pais de condutores inexperientes apoiam caixa negra e carta de condução gradual
Segundo estudo da Goodyear
Cerca de metade (46%) de todos os pais de condutores inexperientes europeus apoiam a tecnologia da caixa negra que lhes permite monitorizar a velocidade e comportamento da condução dos seus filhos, segundo novos dados obtidos pela Goodyear Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Na União Europeia (UE), o maior apoio a esta tecnologia por parte dos pais encontra-se em Itália (73%), Polónia (72%) e Roménia (72%). Fora da UE, existe um elevado apoio a esta tecnologia na Turquia (85%) e na África do Sul (79%).
A monitorização disponível no próprio veículo pode reduzir significativamente os comportamentos de risco, sobretudo no caso de condutores jovens. A pesquisa revelou igualmente que existe uma maior probabilidade dos condutores inexperientes melhorarem a sua condução quando sabem que estão a ser observados pelos seus pais.
Os novos dados foram obtidos na sequência de um inquérito realizado pela Goodyear junto de mais de 6800 pais de condutores inexperientes (na faixa etária dos 16-25 anos) em 19 países. Esta pesquisa constituiu a base da nova edição do relatório da Goodyear "Driving Safety First - improving road safety for novice drivers" (Condução segura como prioridade - Melhoria da segurança rodoviária para condutores inexperientes).
“A utilização voluntária da telemática (tecnologia da caixa negra) por novos condutores ajuda-os a cumprir as regras de trânsito e refrear quaisquer ‘momentos de loucura’ que possam ter. Existem poucas objeções à sua utilização, desde que ela seja voluntária. Porém, na eventualidade de uma utilização obrigatória, isso abriria o caminho para acusações de "big brother" ou talvez ‘big pais’ a observar todos os movimentos do novo condutor”, disse John Lepine, presidente da Associação Europeia de Escolas de Condução.
Muitas seguradoras na Europa estão a desenvolver políticas de seguros que incluem registos da caixa negra que revelam os padrões e hábitos de condução. Algumas seguradoras ajustam os seus prémios com base no nível de segurança da condução de determinado condutor, e podem até mesmo retirar o prémio se o condutor for considerado demasiado “perigoso”.
A Goodyear determinou que, para além da monitorização dos condutores inexperientes, muitos pais gostariam também de estar mais envolvidos na instrução de condução dos seus filhos. 53% dos pais expressaram um desejo de receber relatórios regulares do progresso dos instrutores de condução dos seus filhos, e 40% gostariam até de estar presentes nas aulas de condução como passageiros.
Olivier Rousseau, vice-presidente da EMEA de pneus ligeiros da Goodyear, afirma que “os pais desempenham um papel chave em assegurar que os seus filhos se tornam condutores seguros e estão dispostos a envolverem-se mais nesta educação”. “Os intervenientes-chave nesta área da educação da condução precisam de dar mais possibilidades para este envolvimento dos pais e tomada de controlo”, acrescenta.
A psicóloga de tráfego, Margit Herle, da Associação Internacional de Psicologia do Trânsito, apoia esta petição. “Os pais, instrutores de condução, e todo o sistema social em que operamos, são responsáveis por ensinar os jovens a conduzir de uma maneira segura e responsável”, defende.
Cartas de condução graduais
A carta de condução gradual é outra iniciativa que visa a melhoria da segurança rodoviária que recebeu um forte apoio dos pais e instrutores de condução. De uma maneira geral, a carta de condução gradual dos condutores limita a condução à noite, em auto-estradas e sem supervisão durante as fases iniciais, número e idade dos passageiros, e vai retirando estas restrições ao longo do tempo através de testes adicionais, até que o indivíduo obtenha a carta de condução completa.
Em toda a UE, 42% dos pais de condutores inexperientes favorece um sistema de carta de condução gradual, sendo que a maior percentagem de apoio a esta condução gradual se encontra no Reino Unido, com 66%, e o menor na Suécia, com apenas 15%. Fora da UE, 85% dos pais turcos que responderam ao inquérito declararam que eram a favor deste tipo de sistema
FONTE: Jornal Vida Economica
Cerca de metade (46%) de todos os pais de condutores inexperientes europeus apoiam a tecnologia da caixa negra que lhes permite monitorizar a velocidade e comportamento da condução dos seus filhos, segundo novos dados obtidos pela Goodyear Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Na União Europeia (UE), o maior apoio a esta tecnologia por parte dos pais encontra-se em Itália (73%), Polónia (72%) e Roménia (72%). Fora da UE, existe um elevado apoio a esta tecnologia na Turquia (85%) e na África do Sul (79%).
A monitorização disponível no próprio veículo pode reduzir significativamente os comportamentos de risco, sobretudo no caso de condutores jovens. A pesquisa revelou igualmente que existe uma maior probabilidade dos condutores inexperientes melhorarem a sua condução quando sabem que estão a ser observados pelos seus pais.
Os novos dados foram obtidos na sequência de um inquérito realizado pela Goodyear junto de mais de 6800 pais de condutores inexperientes (na faixa etária dos 16-25 anos) em 19 países. Esta pesquisa constituiu a base da nova edição do relatório da Goodyear "Driving Safety First - improving road safety for novice drivers" (Condução segura como prioridade - Melhoria da segurança rodoviária para condutores inexperientes).
“A utilização voluntária da telemática (tecnologia da caixa negra) por novos condutores ajuda-os a cumprir as regras de trânsito e refrear quaisquer ‘momentos de loucura’ que possam ter. Existem poucas objeções à sua utilização, desde que ela seja voluntária. Porém, na eventualidade de uma utilização obrigatória, isso abriria o caminho para acusações de "big brother" ou talvez ‘big pais’ a observar todos os movimentos do novo condutor”, disse John Lepine, presidente da Associação Europeia de Escolas de Condução.
Muitas seguradoras na Europa estão a desenvolver políticas de seguros que incluem registos da caixa negra que revelam os padrões e hábitos de condução. Algumas seguradoras ajustam os seus prémios com base no nível de segurança da condução de determinado condutor, e podem até mesmo retirar o prémio se o condutor for considerado demasiado “perigoso”.
A Goodyear determinou que, para além da monitorização dos condutores inexperientes, muitos pais gostariam também de estar mais envolvidos na instrução de condução dos seus filhos. 53% dos pais expressaram um desejo de receber relatórios regulares do progresso dos instrutores de condução dos seus filhos, e 40% gostariam até de estar presentes nas aulas de condução como passageiros.
Olivier Rousseau, vice-presidente da EMEA de pneus ligeiros da Goodyear, afirma que “os pais desempenham um papel chave em assegurar que os seus filhos se tornam condutores seguros e estão dispostos a envolverem-se mais nesta educação”. “Os intervenientes-chave nesta área da educação da condução precisam de dar mais possibilidades para este envolvimento dos pais e tomada de controlo”, acrescenta.
A psicóloga de tráfego, Margit Herle, da Associação Internacional de Psicologia do Trânsito, apoia esta petição. “Os pais, instrutores de condução, e todo o sistema social em que operamos, são responsáveis por ensinar os jovens a conduzir de uma maneira segura e responsável”, defende.
Cartas de condução graduais
A carta de condução gradual é outra iniciativa que visa a melhoria da segurança rodoviária que recebeu um forte apoio dos pais e instrutores de condução. De uma maneira geral, a carta de condução gradual dos condutores limita a condução à noite, em auto-estradas e sem supervisão durante as fases iniciais, número e idade dos passageiros, e vai retirando estas restrições ao longo do tempo através de testes adicionais, até que o indivíduo obtenha a carta de condução completa.
Em toda a UE, 42% dos pais de condutores inexperientes favorece um sistema de carta de condução gradual, sendo que a maior percentagem de apoio a esta condução gradual se encontra no Reino Unido, com 66%, e o menor na Suécia, com apenas 15%. Fora da UE, 85% dos pais turcos que responderam ao inquérito declararam que eram a favor deste tipo de sistema
FONTE: Jornal Vida Economica
Júlio_N- Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
Tópicos semelhantes
» Condutores estão em risco de ficar sem carta de condução
» IMT divulgou o desempenho das Escolas de Condução de todo país
» Algarve é a zona do país com mais condução com álcool
» GNR fiscaliza por todo o país condução sob efeito do álcool e drogas
» Quase 5 mil condutores podem ficar sem carta
» IMT divulgou o desempenho das Escolas de Condução de todo país
» Algarve é a zona do país com mais condução com álcool
» GNR fiscaliza por todo o país condução sob efeito do álcool e drogas
» Quase 5 mil condutores podem ficar sem carta
CMN :: CONVÍVIO :: Assuntos Diversos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|