CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015

4 participantes

Ir para baixo

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015 Empty Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 30 Dez 2014 - 9:03

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015 N3ojh2
Vem aí um ano com três feriados numa sexta-feira e dois num sábado. Há mais e explicamos tudo.

O panorama para 2015 é bem diferente se compararmos com o calendário de 2014, no que toca a feriados, fins de semana prolongados e pontes. No novo ano que se avizinha, os portugueses vão contar com nove feriados, sendo que seis serão assinalados em dias úteis. Trata-se de uma diferença considerável para 2014, anos em que os feriados nacionais em vigor permitiram a realização de cinco pontes e o mesmo número de fins de semana prolongados.

Em 2014 houve igualmente nove feriados nacionais em vigor, devido à abolição de feriados instituída em 2013 pelo Governo. Os portugueses tiveram ainda direito a cinco pontes, uma vez que o Carnaval e os feriados municipais de Lisboa e Porto calharam em dias que permitiram aos trabalhadores o mesmo número de fins de semana prolongados. Por outro lado, em 2015 há três feriados a uma sexta-feira, que vão permitir descanso prolongado, mas menos pontes.

A entrada em 2015 começa com o pé direito, com a sinalização do primeiro dia do ano, quinta-feira, como feriado universal, que pode servir para se fazer ponte e ter ainda um fim de semana prolongado. A 3 de abril há sexta-feira santa, a 5 é Páscoa, o 25 de Abril acontece num sábado e o 1º de maio vem numa sexta-feira, estabelecendo-se a segunda ponte oficial sem exigir cedências da entidade patronal.

Junho, que perdeu o feriado religioso do dia 4 (Corpo de Deus), mantém o dia 10 em nome de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas. No próximo ano, o feriado decorre a meio da semana, quarta-feira. julho passa em branco e em agosto, o feriado de 15 de agosto calha num sábado. Em setembro não há feriados.

Por outro lado, a abolição do 5 de outubro como feriado mantém-se para 2015, deixando em branco qualquer tipo de folgas no 10º mês do ano. O fim do próximo ano só vai ter feriados em dezembro, devido à cedência por parte da Igreja do 1 de novembro, Dia de Todos os Santos.

O 8 de dezembro, feriado, surge numa terça e o Natal e ano novo colam-se ao fim de semana: são numa sexta.

Na base de corte dos feriados está o acordo entre o Vaticano e o Estado português, com validade até 2017. A medida foi justificada com o "intuito de reforçar a competitividade da economia portuguesa", como se pode ler no documento que legitima o acordo estabelecido.

DIAS DOS FERIADOS
1 DE JANEIRO, ANO NOVO: QUINTA-FEIRA
3 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA SANTA: SEXTA-FEIRA
5 DE ABRIL, PÁSCOA: DOMINGO
25 DE ABRIL, DIA DA LIBERDADE: SÁBADO
1 DE  MAIO, DIA DO TRABALHADOR: SEXTA-FEIRA
10 DE JUNHO, DIA DE PORTUGAL: QUARTA-FEIRA
15 DE AGOSTO, ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA: SÁBADO
8 DE DEZEMBRO, IMACULADA CONCEIÇÃO: TERÇA-FEIRA
25 DE DEZEMBRO, NATAL: SEXTA-FEIRA

+

13 DE JUNHO, SANTO ANTÓNIO: SÁBADO
24 DE JUNHO, SÃO JOÃO:  QUARTA-FEIRA

FONTE: Expresso 29.12.2014_Segunda feira_23:00
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015 Empty Re: Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015

Mensagem  zeca Ter 30 Dez 2014 - 10:17

Obrigado pela partilha  ok
zeca
zeca

Mensagens : 3928
Data de inscrição : 18/11/2010
Marca: : Piaggio
Modelo: : MP3 250

Ir para o topo Ir para baixo

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015 Empty Reposição dos feriados? Esquerda e Ribeiro e Castro querem, mas maioria ainda não

Mensagem  Cristina Nogueira Qui 15 Jan 2015 - 12:16

É uma questão sensível ao CDS mas Portas já matou o assunto: só em 2016. Esquerda quer recuperar feriados já, e deputado centrista Ribeiro e Castro junta-se ao coro. Mas maioria tem chumbo na mão.

Tem tudo para não dar certo, mas a discussão sobre a reposição dos feriados suspensos volta na quinta-feira ao Parlamento. Em cima da mesa vão estar quatro projetos de lei sobre o tema: do Bloco de Esquerda e do PCP, ambos com vista à devolução dos quatro feriados eliminados a partir de 2013; do PS, que se fica pela metade, propondo apenas a reposição dos dois feriados civis, o 1º de dezembro e o 5 de outubro. E ainda um outro, do deputado do CDS José Ribeiro e Castro, que deu entrada na Assembleia esta quarta-feira, em defesa da reposição imediata do 1 de dezembro e do 1 de novembro.

Os movimentos surgem de vários lados, pedindo a devolução ora parcial ora integral dos dois feriados civis e dos dois feriados religiosos eliminados em maio de 2012, mas a posição dos partidos da maioria é clara e não deixa margem para o tópico se tornar sequer um arrufo na coligação. “Coerentemente, o CDS só pode votar contra”, afirmou ao Observador o líder parlamentar Nuno Magalhães, descartando desde logo os projetos dos partidos da esquerda mais à esquerda por “quererem tudo, até a terça-feira de Carnaval”, e acusando os socialistas de estarem “fora de tempo” e de terem uma “postura pouco elegante” perante os acordos feitos, nomeadamente com o Tratado Orçamental e a Santa Sé.

“Se o Parlamento repusesse imediatamente os feriados civis estaria a desrespeitar unilateralmente os acordos, sem consultar sequer a Santa Sé”, afirma Nuno Magalhães, que diz que o acordo reside na existência de paridade entre a suspensão dos feriados civis e religiosos. A proposta do PS, embora fale num “desejável diálogo” com a Igreja Católica, aponta apenas para a reposição dos dois feriados civis.

Fugindo à posição do grupo parlamentar, o deputado centrista José Ribeiro e Castro avançou ontem com um projeto de lei a título pessoal onde insiste na reposição imediata do dia da instauração da independência, por considerar ser um “feriado incomparável e sine qua non“. Ao Observador, o ex-líder do CDS sublinha que a grande generalidade dos países da União Europeia celebra, com feriado, o dia que marca a independência da nação. Além do 1º de dezembro, o projeto de Ribeiro e Castro visa ainda a reposição do dia de Todos-os-Santos (1º de novembro), mas não sem antes haver um necessário diálogo com a Santa Sé.

O projeto de lei de Ribeiro e Castro deu entrada no Parlamento já depois do tempo limite para ser discutido no debate plenário de amanhã, por “esquecimento”, segundo explicou o Observador, mas os vários grupos parlamentares já confirmaram à agência Lusa que vão permitir que o projeto de lei do deputada seja incluído na agenda.

Para Ribeiro e Castro o problema reside no facto de a alteração legislativa feita inicialmente em 2012 não falar em suspensão dos feriados (de caráter provisório, portanto,) mas sim numa eliminação definitiva, e de não ser conhecido o acordo que foi feito com a Santa Sé. “Seria mais fácil se o acordo fosse do conhecimento público, é preciso clarificar a lei”, diz. O destino do projeto de lei do deputado centrista, no entanto, vai ser o mesmo das restantes propostas da esquerda. Ou seja, o chumbo.

A posição do CDS sobre o tema, que chegou a ameaçar vir a ser uma desavença simbólica entre os dois partidos que suportam a coligação no Governo, já era, de resto, conhecida. Paulo Portas deixou claro em meados de dezembro, durante o Conselho Nacional do CDS, que defendia que fosse feita uma reavaliação dos feriados suspensos (com especial enfoque para o 1º de dezembro) mas só depois das eleições, para não se confundir com uma medida eleitoralista. Ou seja, só em 2016. No PSD também não há dúvidas sobre o que diz a lei – que a suspensão estava prevista para um prazo de cinco anos e que por isso a reavaliação deve ser feita apenas em 2017.

*Notícia atualizada com o agendamento do projeto de lei de Ribeiro e Castro no plenário de quinta-feira e com a errata do mesmo.

FONTE: Observador
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015 Empty Re: Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015

Mensagem  A.Pereira Qui 15 Jan 2015 - 13:59

Vamos aguardar...
A.Pereira
A.Pereira

Mensagens : 2150
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015 Empty Re: Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015

Mensagem  SW47 Qui 15 Jan 2015 - 22:45

É assim sem trabalharem que os portugueses querem sair da crise?! lol! lol!



SW47
SW47

Mensagens : 4088
Data de inscrição : 14/09/2010
Localização : Oliveira de Azemeis
Marca: : Honda
Modelo: : Antes PCX- Agora :SW T-400

Ir para o topo Ir para baixo

Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015 Empty Re: Pontes, feriados, fins de semana prolongados e afins: fazemos as contas para 2015

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos