CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema de portagens para estrangeiros com quase 180 mil adesões

2 participantes

Ir para baixo

Sistema de portagens para estrangeiros com quase 180 mil adesões Empty Sistema de portagens para estrangeiros com quase 180 mil adesões

Mensagem  Júlio_N Seg 24 Ago 2015 - 8:21

Sistema de portagens para estrangeiros com quase 180 mil adesões 2dbtrnt

O boom do Turismo e as habituais visitas dos emigrantes a Portugal estão a aumentar o número de registos de matrículas estrangeiras para pagamento de portagens nas estradas nacionais. Entre janeiro e julho, a Infraestruturas de Portugal registou 178 452 adesões ao EasyToll, o sistema automático para pagamento e, só em julho, foram feitos 77 mil registos.

Os números, claramente superiores aos registados há um ano, mostram que a Via do Infante, no Algarve, é o percurso mais utilizado por carros estrangeiros que vêm a Portugal. Só nos primeiros sete meses deste ano, houve já 66 485 adesões. "Trata-se de uma região de maior turismo com a visita regular de automobilistas espanhóis", justifica a Infraestruturas de Portugal ao Dinheiro Vivo.

Os espanhós foram, aliás, os turistas que mais criticaram os anteriores sistemas de portagens pouco adaptados para veículos estrangeiros. Muitos alegaram mesmo que iriam deixar de visitar Portugal pela dificuldade em pagar as respetivas portagens. E, muitos deixaram valores em dívida nos últimos anos: no final do ano passado as concessionárias portuguesas de auto-estradas reclamam 2,79 milhões de euros de portagens em atraso a motoristas espanhóis. Os mesmos que agora estão a aderir em massa ao EasyToll pela sua simplicidade.
O sistema, criado em 2012, e cuja gestão está de novo a concurso para os próximo biénio, veio contrariar essas dificuldades. É um pagamento eletrónico exclusivo para condutores de veículos com matrículas estrangeiras e funciona apenas com a associação de um cartão Visa ou Mastercard. Sem ter de sair do veículo, o condutor tem apenas de introduzir o cartão no terminal de pagamento e a matrícula fica automaticamente associada ao cartão durante 30 dias. Cada operação demora em média 18 segundos.

A Infraestruturas de Portugal diz que está a ser um sucesso. "No primeiro ano de funcionamento, entre 1 de julho de 2012 e 1 de julho de 2013, foram registadas cerca de 205 mil adesões",afirma a empresa ao Dinheiro Vivo, acrescentando que logo no primeiro mês de operação "registou duas vezes mais adesões do que as verificadas nos primeiros seis meses para os sistemas de pré-pagamento anteriores".

Este ano, o aumento da utilização acontece a par do crescimento do Turismo e a receita obtida só por este sistema já vai em 3,1 milhões de euros, mais 24% do que o registado no mesmo período de 2014. Depois da Via do Infante é o ponto de venda junto à fronteira de Vilar Formoso que mais vendas regista, o que a EP atribui à entrada de emigrantes. No total do ano, a A25 -Auto-estrada da Beira Litoral e Alta - contou com 63 764 registos.

O regresso dos emigrantes voltou a notar-se neste mês de agosto, com a A25 a ser a auto-estrada que mais emigrantes recebeu. Foram perto de 33 mil, "claramente reflexo do regresso dos nossos emigrantes a Portugal para gozo das merecidas férias", refere a empresa. E, no primeiro fim-de-semana de agosto o cenário voltou a repetir-se com 32 mil veículos de matrícula estrangeira registados em apenas três dias; mais 16% do que em igual período de 2014.

FONTE: Dinheiro Vivo
Júlio_N
Júlio_N

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de portagens para estrangeiros com quase 180 mil adesões Empty Re: Sistema de portagens para estrangeiros com quase 180 mil adesões

Mensagem  zeca Seg 24 Ago 2015 - 10:40

É muito bom para a nossa economia ok
zeca
zeca

Mensagens : 3928
Data de inscrição : 18/11/2010
Marca: : Piaggio
Modelo: : MP3 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos