CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva

4 participantes

Ir para baixo

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Empty Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva

Mensagem  Cristina Nogueira Seg 6 Abr 2015 - 10:02

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva 1zmcq46
Passadiço de madeira, construído ao longo de oito quilómetros, vai ser parcialmente aberto já este mês. Dentro de dias haverá um novo motivo para passar algum tempo no concelho de Arouca. Poucas semanas depois da inauguração, na Serra da Freita, de um radar meteorológico que é também um dos mais espectaculares miradouros do país, o concelho passa a oferecer aos visitantes outro “miradouro”, mas à cota baixa: um passadiço de madeira que nos aproxima das curvas e contracurvas, dos rápidos e das praias do rio Paiva, pela sua margem esquerda.

Deve ser o mais fácil dos 15 percursos pedestres de que Arouca passa a dispor, este passadiço das margens do Paiva, cujo primeiro troço, metade dos oito quilómetros que há-de ter no Verão, é inaugurado já antes do 25 de Abril, a tempo do Paivafest, um festival que junta os amantes das actividades radicais no rio. O Público experimentou-o na semana passada e o que já se podia ver é simplesmente, deslumbrante, dada a forma como somos convidados a conhecer de perto um dos cursos de água mais bem preservados do país.

Depois de algumas reticências iniciais do Instituto da Conservação da Natureza, o que aqui se construiu é uma estrutura leve, e arquitectónicamente muito interessante, quando vista da margem direita na qual tinham sido já construídos alguns miradouros para quem gosta de acompanhar as provas que decorrem no rio. Agora, explica o presidente da Câmara de Arouca, Artur Neves, é expectável que, dada a evidente melhoria na acessibilidade, mais gente - familiares, amigos, de qualquer idade - passem a acompanhar os praticantes de canoagem de águas bravas que se atiram aos rápidos do Paiva.

O turismo activo é o grande trunfo de Arouca, um concelho do interior do distrito de Aveiro, mas integrado na Área Metropolitana do Porto. Boa parte do território está integrado no Geopark de Arouca, e o rio, a par da Serra da Freita, é um dos seus melhores recursos para atracção de visitantes. Artur Neves assinala que, pelos dados das mais de vinte empresas que organizam provas e outras iniciativas no Paiva, umas dez mil pessoas vão para aquelas águas praticar desportos. Mas o potencial de ocupação sustentada dos troços mais interessantes deste curso de água, chega aos cem mil praticantes, segundo um estudo citado na candidatura do projecto do passadiço aos fundos do Provere, um sub-programa do último quadro comunitário dedicado a apoiar acções de valorização dos recursos endógenos.

Em Portugal poucos concelhos se podem gabar de ter um rio tão interessante e em tão bom estado de conservação, com as suas curvas apertadas, e margens que ainda resistem ao cenário do eucaliptal que domina boa parte da serra. Enquanto se caminha, e é bom levar uns binóculos, é perceptível, ao vermos um melro-de-água ou um bando de pedreiras, que não falta vida por aqui. E, por isso, o trilho que no Verão estará completo, ligando Espiunca a Vau e ao Areinho, três zonas balneares, não atrairá decerto apenas os praticantes de actividades mais radicais, dada o seu grau de facilidade.

O único grande desafio que o traçado coloca é um troço em escada, com dezenas de degraus, junto ao geosítio da Garganta do Paiva, onde, por algumas centenas de metros, o caminho passa a fazer-se por um estradão, em direcção a Sul. E, também por isso, Artur Neves deposita grande esperança neste projecto, que pode ajudar também, acredita, o sector hoteleiro no concelho, cuja oferta ainda é ainda diminuta.

Segundo o presidente da Câmara, algo tem vindo a mudar nos últimos anos. Com o Geopark, o Museu das Trilobites na pedreira do Valério, os trilhos da Serra da Freita, o mosteiro, na vila, e o recém inaugurado miradouro do radar meteorológico do Norte, que fica perto do centro de interpretação das famosas pedras parideiras, o interesse dos investidores aumentou e só em Alvarenga estão a ser construídas mais três unidades de agro-turismo, uma delas com escola de equitação, que complementarão as casas de turismo rural e o hotel da sede do concelho.  

Outra das vantagens assinaladas pelo autarca é que as localidades mais beneficiadas pela possível duplicação do número de visitantes estão no interior do concelho, submetido, como outros pontos do país, a um processo de despovoamento. Entre outras, Alvarenga, aldeia famosa pelo bife de arouquesa, pode vir a ganhar, e até está a ser pensada a construção, na zona do Vau, de uma ponte a ligar à margem direita, para que os caminhantes possam ir atrás do cheiro da carne. Há vários restaurantes na pequena localidade e tudo se parece compor para que o roteiro dos turistas se faça a pé, à mesa, e de novo a pé, para a digestão de tão copiosa refeição.

FONTE: Público
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Empty Re: Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva

Mensagem  Santos Seg 6 Abr 2015 - 23:23

Espetacular ok
Santos
Santos

Mensagens : 491
Data de inscrição : 31/03/2011
Localização : Viseu
Marca: : Honda
Modelo: : Forza 300 ( ex FES 250 )

Ir para o topo Ir para baixo

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Empty Re: Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva

Mensagem  Rodax Ter 7 Abr 2015 - 20:51

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva 11149401_10152679852887115_4173622710954762563_n
Rodax
Rodax

Mensagens : 1424
Data de inscrição : 02/03/2012
Localização : Espinho
Marca: : BMW
Modelo: : R1200GSA

Ir para o topo Ir para baixo

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Empty Re: Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva

Mensagem  Ziggy Qua 8 Abr 2015 - 8:56

Rodax escreveu:
Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva 11149401_10152679852887115_4173622710954762563_n



Lindissima foto Rodax .......... alegria

Ziggy

Mensagens : 4741
Data de inscrição : 04/04/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : S-Wing 125 FES - Clooney II - Bites Dust

Ir para o topo Ir para baixo

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Empty Arouca quer plano SOS no passadiço do Paiva e adia inauguração para Junho

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 5 maio 2015 - 11:07

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva 263ynw3

O passadiço de madeira de oito quilómetros pela margem esquerda do rio Paiva, no concelho de Arouca, tem atraído a atenção de muitos curiosos e amantes da natureza. A inauguração de metade do percurso, com curvas e contracurvas que acompanham o curso de água que chegou a ser considerado o menos poluído da Europa, chegou a estar prevista para Abril. Mas a Câmara de Arouca analisou o caminho à lupa e decidiu adiar a abertura até ter as questões de segurança devidamente salvaguardadas. Neste momento, e se não houver imponderáveis que atrasem a conclusão da obra, a totalidade do passadiço deverá ser inaugurada a 20 de Junho.

“Não abrimos por razões de segurança. O plano de segurança não estava suficientemente maturado para abrirmos uma parte do passadiço”, adianta ao Público, Artur Neves, presidente da Câmara de Arouca. “Queremos ter um plano SOS. Imaginemos que alguém se sente mal durante o percurso, temos de rapidamente prestar socorro. Qualquer que seja a localização, ao longo dos oito quilómetros, é necessário transmitir aos bombeiros o local exacto para que não se perca tempo”, acrescenta o autarca. Nesse sentido, a autarquia não abdica de uma “sinalética apropriada” ao passadiço, para que quem circula não se desoriente e saiba exactamente em que quilómetro se encontra. “Não tínhamos o plano de emergência devidamente maturado e validado pelas respectivas entidades e, por isso, adiámos a abertura”, diz Artur Neves.

No local, foi colocada sinalização que avisa que o percurso ainda não pode ser feito, mas ainda no fim-de-semana passado várias pessoas da região de Aveiro, que fizeram a viagem em dois autocarros, foram surpreendidas pela indicação de que não poderiam passear nesse circuito que, quando estiver totalmente terminado, ligará três zonas balneares, Espiunca a Vau e ao Areinho, e integrará um troço em escada com dezenas de degraus, perto do geosítio da Garganta do Paiva.

Dentro de mês e meio, Arouca conta ter mais um percurso pedestre que deslumbra pela vista. Até lá, pede-se para que não se ponha o pé na nova empreitada. No site da câmara, está, aliás, um aviso que “apela a todos que evitem a passagem em zonas de obra antes de se verificadas todas as condições de segurança e da sua inauguração oficial, que se espera para breve e da qual será dada devida nota pública”.

O passadiço do Paiva é uma parte do projecto Turismo Activo de Arouca e está orçado em cerca de 1,8 milhões de euros, 85 por cento dos quais comparticipados pelo Provere, sub-programa que apoia acções de valorização dos recursos endógenos integrado no último quadro comunitário.
FONTE: Público
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Empty Passadiços de Arouca reabrem a 13 de fevereiro com entradas a um euro

Mensagem  Cristina Nogueira Qua 27 Jan 2016 - 14:07

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Zv8tu

O passadiço sobre as escarpas do rio Paiva, em Arouca, reabre ao público a 13 de fevereiro com a afluência limitada a 3.500 visitantes diários, o que obrigará ao controlo 'online' das entradas, que agora custarão um euro.

O passadiço sobre as escarpas do rio Paiva, em Arouca, reabre ao público a 13 de fevereiro com a afluência limitada a 3.500 visitantes diários, o que obrigará ao controlo ‘online’ das entradas, que agora custarão um euro.

A estrutura de oito quilómetros inaugurada em junho de 2015 rapidamente se tornou uma atração turística da região, pela sua paisagem natural ao longo das margens do rio e através de áreas até então intocadas, mas cerca de 600 metros desse percurso foram em setembro destruídos num incêndio, o que obrigou à evacuação dos visitantes que ali se encontravam.

Para evitar que circunstâncias idênticas se possam repetir em momentos de maior afluência e complicar operações de socorro, a autarquia decidiu impor um limite de acessos à estrutura. Esses acessos serão controlados “através de uma plataforma ‘online’ que será oficialmente lançada a 1 de fevereiro”, como anuncia à Lusa o presidente da Câmara, José Artur Neves.

Um quilómetro de passadiço manter-se-á de acesso livre, mas, para apreciação do percurso integral, os interessados terão que solicitar o seu direito de entrada através da Internet e depois apresentar o comprovativo dessa reserva aos funcionários que, nas três entradas do percurso, passarão a verificar os respetivos dados.

Com esse procedimento, a autarquia criou assim seis novos postos de trabalho, cujos honorários serão suportados por uma receita de bilheteira que o autarca espera vir a refletir os mesmos níveis de elevada afluência registados enquanto o acesso ao local era gratuito.

“Um euro é uma quantia irrisória, até a avaliar pela pressão que temos sentido por parte das unidades hoteleiras e das agências de turismo, com as pessoas sempre a perguntarem quando é que reabrimos o passadiço”, defende José Artur Neves. “E os cidadãos de Arouca terão um cartão de acesso gratuito ao local, para irem lá as vezes que quiserem”, acrescenta, embora referindo que a emissão do documento também terá um custo.

Outra novidade a ultimar para a reabertura é a transformação operada na zona que até aqui era apontada como a menos apelativa do passeio, por se afastar das margens do Paiva e obrigar a uma subida íngreme em terra batida, através do pinhal.

“A escadaria que começa na ponte de Alvarenga, no extremo próximo da praia do Areinho, não tinha continuidade quando chegava a essa parte”, recorda o presidente da Câmara. “Mas agora esse terreno é nosso e fizemos lá mais 200 metros de degraus, o que resulta numa escadaria ainda mais imponente do que a que já lá estava”, afirma.

Outra mais-valia desse troço é que permitirá aos visitantes observarem “um sobreiral muito antigo”, onde as árvores “conseguiram fixar raiz entre as pedras e cresceram no meio da rocha”, revelando o que José Artur Neves classifica como “uma resistência extraordinária”.

Além da recuperação do troço destruído pelo fogo e da implementação do sistema de controlo de acessos, a intervenção que a Câmara de Arouca vem realizando no passadiço do Paiva desde setembro incluiu também a aquisição do terreno junto à ponte de Alvarenga e a criação de instalações sanitárias na Praia do Vau. O investimento da autarquia nesses trabalhos estima-se na ordem dos 124.000 euros.

Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva Empty Re: Arouca vai por-nos a passear junto ao rio Paiva

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos