Bicicletas elétricas mal transportadas aumentam o risco de acidentes
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Bicicletas elétricas mal transportadas aumentam o risco de acidentes
Conclusões de um estudo de segurança rodoviária da Allianz
A maioria dos suportes para transporte de bicicletas no carro não é segura para carregar bicicletas elétricas, também conhecidas como Pedelecs. Foi esta a conclusão a que chegaram os investigadores do Allianz Center For Technology (ACT), após uma série de crash tests com veículos equipados com vários tipos de suporte para bicicletas e carregados com Pedelecs.
Com um peso médio que ronda os 20 kg, as bicicletas elétricas são bem mais pesadas do que as versões tradicionais: além da bateria, as Pedelecs têm uma estrutura reforçada que lhes dá um peso adicional muito significativo. Uma diferença de peso que não está contemplada na maior parte dos suportes para viaturas disponíveis no mercado - tanto de tejadilho como de mala. Desta forma, quando se carrega um carro com Pedelecs para ir de férias ou apenas para dar um passeio com a família é muito fácil exceder a capacidade máxima de carga destes suportes, sem perceber o aumento do perigo associado.
Os testes realizados pelo ACT demonstram que o excesso de carga nos suportes coloca em risco outros condutores, mesmo em situações tão banais como travar, virar ou conduzir em estradas com piso irregular.
Peso máximo do suporte tem de ser respeitado
Num dos testes foram colocadas três Pedelecs presas à mala de um carro, verificando-se que a carga total ultrapassava em mais de 35 kg o recomendado pelo fabricante do suporte. Como resultado, numa curva realizada a 50 km/h, o peso excessivo provocou uma deformação no suporte, resultando em danos para o veículo. Em lombas ou buracos, os testes demonstram que o suporte de mala acaba mesmo por se soltar. Quando a condução nestas condições foi testada com suportes de tejadilho, os investigadores do ACT verificaram que os resultados são ainda mais assustadores: numa colisão a 50 km/h, as bicicletas elétricas são projetadas para a frente do carro, arrastando consigo todo o suporte e colocando em risco os ocupantes do veículo que as transporta e os outros condutores.
Desta forma, o Allianz Center for Technology aconselha todos os condutores a verificarem a capacidade máxima de carga dos suportes antes de carregarem o seu carro com bicicletas elétricas. Durante uma viagem, devem ser realizadas várias paragens, para assegurar que as bicicletas se mantêm devidamente seguras.
Com um peso médio que ronda os 20 kg, as bicicletas elétricas são bem mais pesadas do que as versões tradicionais: além da bateria, as Pedelecs têm uma estrutura reforçada que lhes dá um peso adicional muito significativo. Uma diferença de peso que não está contemplada na maior parte dos suportes para viaturas disponíveis no mercado - tanto de tejadilho como de mala. Desta forma, quando se carrega um carro com Pedelecs para ir de férias ou apenas para dar um passeio com a família é muito fácil exceder a capacidade máxima de carga destes suportes, sem perceber o aumento do perigo associado.
Os testes realizados pelo ACT demonstram que o excesso de carga nos suportes coloca em risco outros condutores, mesmo em situações tão banais como travar, virar ou conduzir em estradas com piso irregular.
Peso máximo do suporte tem de ser respeitado
Num dos testes foram colocadas três Pedelecs presas à mala de um carro, verificando-se que a carga total ultrapassava em mais de 35 kg o recomendado pelo fabricante do suporte. Como resultado, numa curva realizada a 50 km/h, o peso excessivo provocou uma deformação no suporte, resultando em danos para o veículo. Em lombas ou buracos, os testes demonstram que o suporte de mala acaba mesmo por se soltar. Quando a condução nestas condições foi testada com suportes de tejadilho, os investigadores do ACT verificaram que os resultados são ainda mais assustadores: numa colisão a 50 km/h, as bicicletas elétricas são projetadas para a frente do carro, arrastando consigo todo o suporte e colocando em risco os ocupantes do veículo que as transporta e os outros condutores.
Desta forma, o Allianz Center for Technology aconselha todos os condutores a verificarem a capacidade máxima de carga dos suportes antes de carregarem o seu carro com bicicletas elétricas. Durante uma viagem, devem ser realizadas várias paragens, para assegurar que as bicicletas se mantêm devidamente seguras.
Vida Economica
Júlio_N- Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
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Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
Re: Bicicletas elétricas mal transportadas aumentam o risco de acidentes
Já me tinha lembrado desta situação e tenho um vizinho que teve problemas por causa disso, eu na altura avisei-o que o limite de peso deveria ser cumprido!
A.Pereira- Mensagens : 2150
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : PCX
Re: Bicicletas elétricas mal transportadas aumentam o risco de acidentes
Uma pequena solução é retirar a bateria, assim perde logo uns Kg no peso da bicicleta
SW47- Mensagens : 4088
Data de inscrição : 14/09/2010
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Marca: : Honda
Modelo: : Antes PCX- Agora :SW T-400
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