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Mensagem  Arauto Qui 12 Mar 2015 - 19:15


Assim começaram os acidentes e as vítimas dos acidentes rodoviários em Portugal.

Curiosidades! - Página 5 2agjnue

O primeiro automóvel chegou a Portugal em 1895.

Era um veículo da marca Panhard & Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez.

Na Alfândega de Lisboa surgiu a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho veículo. Seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adoptou-se esta última definição.

Na primeira viagem que realiza, entre Lisboa e S. Tiago do Cacém, este veículo é protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal ao atropelar um burro. À entrada da vila, surge um burro no meio da estrada e daí recusa-se a arredar com a sua típica teimosia.

O choque é inevitável e do atropelamento resulta a morte do burro. O dono vê-se então recompensado da sua significativa perda com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época.

A chegada do Panhard & Levassor ao seu destino, Santiago do Cacém, causou enorme sensação e pasmo entre os habitantes da pacata localidade.
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Mensagem  Ziggy Sex 13 Mar 2015 - 9:06

Muito bom mesmo, embora o veículo tenha aquelas 2 alavancas deveria ser dificil manusear/controlar a travagem.



Somente uma curiosidade, nessas datas ( 1895 ) já se "emitiam" licenças para conduzir ? sempre tenho esta curiosodade

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Mensagem  zeca Sex 13 Mar 2015 - 10:33

Ziggy escreveu:



Somente uma curiosidade, nessas datas ( 1895 ) já se "emitiam" licenças para conduzir   ?      sempre tenho esta curiosodade

Claro que sim...

A carta de condução não se obtinha assim por dá cá aquela palha. O artigo 32.º do Regulamento, incluído na Secção III "Idoneidade dos conductores", especifica os documentos comprovativos que devem ser entregues no momento do exame de condução. A saber: "1.º Que não tem menos de vinte e um annos; 2.º Que tem bom comportamento moral e civil, sendo para os conductores profissionaes exigida a apresentação de certidão de registo criminal; 3.º Que sabe ler e escrever; 4.º Que não soffre de qualquer perturbação visual ou dos orgãos do ouvido ou de qualquer doença contagiosa, e que nem tem aleijão ou deformidade que o estorve de bem conduzir o automóvel; 5.º Que não é dotado de um temperamento nervoso tal que não dê garantias de conservar sempre a necessária serenidade."
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Mensagem  MarioSantos Sex 13 Mar 2015 - 10:46

zeca escreveu:
Ziggy escreveu:



Somente uma curiosidade, nessas datas ( 1895 ) já se "emitiam" licenças para conduzir   ?      sempre tenho esta curiosodade

Claro que sim...

A carta de condução não se obtinha assim por dá cá aquela palha. O artigo 32.º do Regulamento, incluído na Secção III "Idoneidade dos conductores", especifica os documentos comprovativos que devem ser entregues no momento do exame de condução. A saber: "1.º Que não tem menos de vinte e um annos; 2.º Que tem bom comportamento moral e civil, sendo para os conductores profissionaes exigida a apresentação de certidão de registo criminal; 3.º Que sabe ler e escrever; 4.º Que não soffre de qualquer perturbação visual ou dos orgãos do ouvido ou de qualquer doença contagiosa, e que nem tem aleijão ou deformidade que o estorve de bem conduzir o automóvel; 5.º Que não é dotado de um temperamento nervoso tal que não dê garantias de conservar sempre a necessária serenidade."

Eu acho que não companheiro, só apartir de 1900 e qualquer coisa é que aparecem as primeiras cartas de condução... pensar
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Mensagem  Júlio_N Sex 13 Mar 2015 - 10:51

E impostos, será que já existiam nessa altura ??? ???
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Mensagem  zeca Sex 13 Mar 2015 - 11:07

MarioSantos escreveu:
zeca escreveu:
Ziggy escreveu:



Somente uma curiosidade, nessas datas ( 1895 ) já se "emitiam" licenças para conduzir   ?      sempre tenho esta curiosodade

Claro que sim...

A carta de condução não se obtinha assim por dá cá aquela palha. O artigo 32.º do Regulamento, incluído na Secção III "Idoneidade dos conductores", especifica os documentos comprovativos que devem ser entregues no momento do exame de condução. A saber: "1.º Que não tem menos de vinte e um annos; 2.º Que tem bom comportamento moral e civil, sendo para os conductores profissionaes exigida a apresentação de certidão de registo criminal; 3.º Que sabe ler e escrever; 4.º Que não soffre de qualquer perturbação visual ou dos orgãos do ouvido ou de qualquer doença contagiosa, e que nem tem aleijão ou deformidade que o estorve de bem conduzir o automóvel; 5.º Que não é dotado de um temperamento nervoso tal que não dê garantias de conservar sempre a necessária serenidade."

Eu acho que não companheiro, só apartir de 1900 e qualquer coisa é que aparecem as primeiras cartas de condução... pensar

Pois tens razão... e se foi o primeiro automóvel, não havia para tirar a carta pensar1 pensar1

Foi mais ou menos isto;

Ainda não se chamava assim, mas o primeiro esboço de Código da Estrada em Portugal foi publicado em Diário do Governo a 17 de Junho de 1911. O que mudou em 100 anos?

As primeiras regras básicas, nomeadamente sobre direitos de prioridade de coches e liteiras em passagens estreitas, foram publicadas em 1686. Depois, em 1901, surgiu o Regulamento sobre a Circulação dos Automóveis. Mas só dez anos depois, em 1911, a actualização deste documento assumiu a forma embrionária de um Código da Estrada. E boa falta fazia, porque a tradição lusitana para o disparate ao volante já vinha de longe: o primeiro automóvel chegou em 1895 e, logo na sua viagem inaugural, atropelou um burro, protagonizando o primeiro acidente da nossa história rodoviária.

O primeiro Código da Estrada com este nome só surgiu em 1928 e trouxe com ele a regra de circular pela direita - até aí, o tráfego fazia-se pela esquerda. Mas as bases da legislação estavam definidas desde 1911, pelo decreto-lei do Ministério do Fomento elaborado a 27 de Maio e publicado em Diário do Governoapenas a 17 de Junho. O mínimo que se pode dizer é que essa primeira viagem foi lenta.

A velocidade, aliás, é uma noção relativa e que o passar dos anos tende a actualizar de forma dramática. Neste Regulamento de 1911 estabelecia-se (artigo 45.º) que a "velocidade dos automóveis não deverá exceder normalmente 20 kilometros por hora dentro das povoações e 40 kilometros por hora fora d"ellas". Passando por cima do "normalmente" (uma daquelas folgas legais em que as nossas leis são useiras e vezeiras...), a verdade é que os prevaricadores enfrentavam a dura multa de mil réis caso fossem apanhados em excesso de velocidade. Mil réis são um escudo, ou seja, 0,5 cêntimos de euro.

Mas se esta legislação parece benévola vista a um século de distância, convém analisar melhor. Em 1911, seria "para sempre privado de conduzir automóveis" (artigo 63.º) o condutor que "atropelar alguém e não parar immediatamente para prestar soccorros", que "for condemnado por propositadamente ter feito algum atropelamento de pessoa", ou que for "condemnado por embriaguez, furto, roubo, abuso de confiança e burla". Ah pois é!

Controlar os nervos

E a carta de condução também não se obtinha assim por dá cá aquela palha. O artigo 32.º do Regulamento, incluído na Secção III "Idoneidade dos conductores", especifica os documentos comprovativos que devem ser entregues no momento do exame de condução. A saber: "1.º Que não tem menos de vinte e um annos; 2.º Que tem bom comportamento moral e civil, sendo para os conductores profissionaes exigida a apresentação de certidão de registo criminal; 3.º Que sabe ler e escrever; 4.º Que não soffre de qualquer perturbação visual ou dos orgãos do ouvido ou de qualquer doença contagiosa, e que nem tem aleijão ou deformidade que o estorve de bem conduzir o automóvel; 5.º Que não é dotado de um temperamento nervoso tal que não dê garantias de conservar sempre a necessária serenidade."

Bom, a avaliar pelo que aí se vê, só este último requisito chumbaria uma boa metade dos condutores actuais... Mas também é natural: antigamente uma pessoa sempre podia desopilar com umas valentes buzinadelas. Aliás, devia mesmo fazê-lo, de acordo com o artigo 42.º: "Os conductores de automoveis deverão ter um sinal acustico de som grave para dar os sinaes necessarios á segurança de circulação, especialmente ao avizinhar-se de outros vehiculos, ao voltar das esquinas ou em curvas apertadas das estradas." Mas, ainda assim, ficava "expressamente prohibido o uso das sereias dentro das povoações, e as motocycletas só poderão usar trompas de som agudo".

A propósito de comunicação entre veículos, também havia normas bem claras em termos de iluminação. O artigo 8.º não deixa dúvidas: "Os automoveis de quatro ou mais rodas devem trazer na frente duas lanternas, uma de luz verde á direita e outra branca á esquerda, de força sufficiente para iluminar o caminho numa extensão não inferior a 10 metros e uma terceira na retaguarda em condições de illuminar completamente a placa de inscrição."

As primeiras matrículas

O Regulamento sobre a Circulação de Automóveis de 1911 estava dividido em sete capítulos. Dos "Requisitos essenciaes dos automoveis" às "Disposições transitorias", passando pela "Circunscrição", "Commissão technica de inspecção, provas e exames de automoveis e conductores", "Licenças para circulação de automoveis", "Prescrições relativas á segurança da circulação" e "Penalidades" é todo um espelho da época em que o automóvel ainda só começava a dar os primeiros passos para se tornar o objecto mais importante da civilização humana.

Não espanta, por isso, que os condutores fossem instados a comunicar por escrito ao Autómovel Club de Portugal quaisquer estradas em mau estado de conservação que encontrassem pelo caminho (art. 49.º). Ou que se deixasse clara a proibição de "transportar pessoas nos estribos lateraes dos automoveis". Ou ainda que se proibisse "o transito de automoveis nos passeios destinados a peões ou a cavalleiros e nas bermas". Mas também havia alíneas da lei que parecem assentar que nem uma luva aos tempos actuais: "As corridas de velocidade de automoveis só poderão realizar-se mediante licença especial do governo civil", pode ler-se no artigo 50.º

Ter carta custava cinco mil réis e o livrete do veículo tirava-se por outro tanto, Ou seja, por dez escudos (cinco cêntimos de euro), o vulgar cidadão podia transformar-se em selecto condutor. Era um apelo irresistível: na altura, o número de automóveis em Portugal contava-se apenas pelas centenas mas, prevendo um futuro risonho para estas máquinas infernais, o Regulamento de 1911 também instituiu, pela primeira vez, a obrigatoriedade das matrículas.

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Curiosidades! - Página 5 Empty Lingua portuguesa há só uma mas...

Mensagem  Arauto Qui 26 Mar 2015 - 20:49

Lingua portuguesa há só uma mas...

Português de Portugal e português do Brasil: algumas diferenças curiosas

A mesma língua, separada por um oceano, pode originar algumas diferenças curiosas. No entanto, seja o português europeu ou o português brasileiro, não há dúvidas que se trata da mais bela língua do mundo.

Curiosidades! - Página 5 Sxzqlx


Não se discute aqui qual é a forma de português mais bonita. Ambas são melodiosas e igualmente belas, mas por vezes podem surgir algumas confusões por causa das diferenças no significado de algumas palavras.

Aqui ficam alguns exemplos…

PORTUGALBRASIL
estoualô
telemóvelcelular
casa de banhobanheiro
autocarroônibus
comboiotrem
eléctricobonde
paragemponto de ônibus
fatoterno
fato de banhomaiô
t-shirtcamiseta
Fixelegal
biberãomamadeira
imperial / finochope
sumosuco
bebidadrink
talhoaçougue
pequeno-almoçocafé da manhã
natascreme de leite
rebuçadobala
papaiamamão
bagaçocachaça
fiambrepresunto
presuntobacon
geladosorvete
tascaboteco
cafélanchonete
frigoríficogeladeira
chávenaxícara
alforrecaágua viva
lixíviaágua sanitaria
dobragemdublagem
camiãocaminhão
alcatrãoasfalto
banda desenhadaquadradinhos
faltar à escolacabular a escola
constipaçãoresfriado
betãoconcreto
guarda-redesgoleiro
relvadogramado
pontapé de cantoescanteio
equipatime
claquetorcida
agrafadorgrampeador
quintafazenda
castanhomarrom
portagempedágio
conduzirdirigir
depósito de gasolinatanque de combustível
descapotávelconversível
carta de conduçãocarteira de motorista
passadeirafaixa de pedestres
rés-do-chãotérreo
miúdomoleque
fotocópiaxerox
grupo de amigosgalera/turma
bairro de latafavela
assistente de bordoaeromoça
vernizesmalte
dinheirograna
esquadradelegacia
câmara municipalprefeitura
oláoi
boleiacarona
confusãobagunça
seismeia
sanitavaso
perceberentender
dividirparcelar
autoclismodescarga
ecrãtela
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Mensagem  Arauto Qua 8 Abr 2015 - 17:37

Descer os Alpes cobertos de neve a 223 km/h numa bicicleta


Depois de uma paragem de 13 anos, o francês Éric Barone voltou a re-escrever a história ao melhorar o seu próprio recorde mundial alcançado em 2000




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ÉricBarone quebrou o recorde de velocidade em neve numa bicicleta de protótipo ao atingir os 223.30 km/h na encosta da montanha deVars, nos Alpes franceses. Revestido por um capacete e fato aerodinâmico o homem de 54 anos quebrou o seu antigo recorde pessoal e mundial de 222 km/h, que fixou em 2000.

Vêr vídeo AQUI


Barone também detêm o recorde de velocidade em terra numa bicicleta de protótipo quando, em 2002, atingiu os 172 km/h a descer a encosta do vulcão Cerro Negro, na Nicarágua. Essa descida custou caro ao ciclista: a bicicleta partiu-se e atirou Barone para o chão a alta velocidade.

Na queda, o francês deslocou os dois ombros, partiu seis costelas e um fémur. Por causa disso, não tocou numa bicicleta durante oito anos.
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Mensagem  Maxsym Dom 12 Abr 2015 - 21:34

«Velocidade Furiosa 7» mandou 230 carros para a sucata

O sétimo filme da saga “Velocidade Furiosa" já está nas salas de cinema em Portugal. E para os que partilham o gosto pelos filmes da franquia e também por automóveis, fica uma daquelas informações que costumam estar presentes na secção das curiosidades: nas rodagens do filme foram destruídos cerca de 230 carros.

A informação foi dada por Dennis McCarthy, 'coordenador de carros' da saga, adiantando que é normal "matricular cada um dos carros destruídos em cada filme" por razões legais.

"Destruíamos 25 carros por dia. Era um processo cronometrado, com vários camiões de reboque e transportadores de carros", contou.

Só na cena da perseguição na montanha, gravada no Colorado, a equipa amontoou todos os veículos no parque de estacionamento de um resort de esqui. Levaram dois dias para os remover.

"Destruímos mais de 40 carros só para fazer aquela cena", lembra McCarthy, adiantando que chegou a fazer um acordo com sucatas locais e vendedores de carros usados.

Entre os carros destruídos encontram-se muitos Mercedes, nomeadamente Classe G e Classe S, mas também carros como o Maserati Ghibli e Aston Martin Vanquish.

Neste verdadeiro "cemitério" automóvel não jaz, no entanto, o Lykan Hypersport. Embora “atravesse” prédios, pelo menos no filme, só foram produzidos sete exemplares do superdesportivo, que custa 2,8 milhões de euros. Cada.

Vejam o trailer com a cena da montanha, no Colorado:


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Mensagem  LuisFCosta Seg 13 Abr 2015 - 19:40

7 palavras inglesas de origem portuguesa

Há quem se queixe muitos dos anglicismos e outras invasões da língua portuguesa, mas o certo é que as línguas nunca foram e nunca serão compartimentos estanques. Andam sempre a entornar palavras umas nas outras.

Curiosidades! - Página 5 2aexpgj

Há quem se queixe muitos dos anglicismos e outras invasões da língua portuguesa, mas o certo é que as línguas nunca foram e nunca serão compartimentos estanques. Andam sempre a entornar palavras umas nas outras.
O inglês, por exemplo, veio cá buscar umas quantas palavras. Podem ler uma extensa lista aqui, mas fiquem com estes dez exemplos:
1. Zebra A nossa amiga zebra é portuguesa, com certeza. Quer dizer, não será portuguesa, que por cá não há muitas, mas o nome que os ingleses lhe dão veio da nossa língua, que andou por aí  a explorar o mundo e a descobrir animais.
2. Mosquito No fundo, é uma pequena mosca, um mosquito, e assim ficou em português, em inglês — e em espanhol… Há que dizer que há muitas palavras cuja origem ibérica se torna difusa: tanto podem ser de origem portuguesa como espanhola. Sei que isto pode doer a algumas pessoas mais dadas a separações muito marcadas, mas não partilhamos uma península só porque sim.
3. Albatross Voltando aos animais, temos este belo pássaro cujo nome é português, mesmo quando falamos inglês.
4. Fetish Quem diria?… O fetiche inglês veio do fétiche francês, que por sua vez veio do feitiço português. Curiosamente, o fétiche francês também foi devolvido ao português, com outro significado.
5. Auto-da-fé Esta é uma palavra inglesa de origem portuguesa que nos pode embaraçar, o que nos leva a outra das palavras inglesas de origem ibérica…
6. Embarrass Os espanhóis dão-lhe um significado diferente. Os ingleses, por seu turno, vieram cá roubar e não lhe mudaram o significado.
7. Verandah Já neste caso, a língua inglesa copiou a nossa palavra, mas deu-lhe um twist: a verandah inglesa é o nosso alpendre.
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