BMW desenvolve suspensão semiativa
+4
Luis M.
Veiga
farmoboy83
Bárbara Perdigão
8 participantes
CMN :: GERAL :: Motos :: Acima 125cc :: Comentários
Página 1 de 1
BMW desenvolve suspensão semiativa
BMW desenvolve suspensão semiativa
Marca alemã desenvolve o DDC, sistema de suspensão com ajuste automático
A BMW é um dos fabricantes de motos que mais inovações introduz em seus modelos. A mais nova deverá ser um sistema de controle dinâmico da suspensão, que ganha o pomposo nome de BMW Motorrad Dynamic Damping Control (DDC).
Esse sistema permite o ajuste automático dos conjuntos de amortecimento, adequando-os às diversas circunstâncias de condução, bem como às variáveis provocadas pela acção e estilo de pilotagem do condutor ou mesmo alterações nas condições do piso.
Todas as acções e variações são captadas por sensores e transmitidas a uma central electrônica que definirá as cargas ideais de amortecimento. O DDC compartilha a mesma rede do controle de tracção DTC e do ABS, através de CAN-Bus, regulando automaticamente carga e compressão por meio de motores e de electro-válvulas.
Em breve o DDC deverá ser incorporado aos modelos BMW fabricados em série.
Acompanhe o seu funcionamento no video:
Marca alemã desenvolve o DDC, sistema de suspensão com ajuste automático
A BMW é um dos fabricantes de motos que mais inovações introduz em seus modelos. A mais nova deverá ser um sistema de controle dinâmico da suspensão, que ganha o pomposo nome de BMW Motorrad Dynamic Damping Control (DDC).
Esse sistema permite o ajuste automático dos conjuntos de amortecimento, adequando-os às diversas circunstâncias de condução, bem como às variáveis provocadas pela acção e estilo de pilotagem do condutor ou mesmo alterações nas condições do piso.
Todas as acções e variações são captadas por sensores e transmitidas a uma central electrônica que definirá as cargas ideais de amortecimento. O DDC compartilha a mesma rede do controle de tracção DTC e do ABS, através de CAN-Bus, regulando automaticamente carga e compressão por meio de motores e de electro-válvulas.
Em breve o DDC deverá ser incorporado aos modelos BMW fabricados em série.
Acompanhe o seu funcionamento no video:
Re: BMW desenvolve suspensão semiativa
Já vi isto na mercedes em que os sensores avaliam os centímetros de solo que se encontram a seguir à roda e adaptam de imediato a suspensão a essas irregularidades. Para mostrarem a eficácia do sistema colocaram um copo cheio de água no topo do capot e nem uma gotinha verteu Tudo o que é tecnologia de segurança é bom mas infelizmente vindo da bmw costuma ter um preço muito alto...
farmoboy83- Mensagens : 6411
Data de inscrição : 10/01/2011
Localização : Porto
Marca: : honda
Modelo: : SH300i (PAMELA BLUE) e CBF500 2004 (la bruta)
Re: BMW desenvolve suspensão semiativa
farmoboy83 escreveu:Já vi isto na mercedes em que os sensores avaliam os centímetros de solo que se encontram a seguir à roda e adaptam de imediato a suspensão a essas irregularidades. Para mostrarem a eficácia do sistema colocaram um copo cheio de água no topo do capot e nem uma gotinha verteu Tudo o que é tecnologia de segurança é bom mas infelizmente vindo da bmw costuma ter um preço muito alto...
Mais um opcional que custará os olhos da cara!
Re: BMW desenvolve suspensão semiativa
As BMW ja são caras agora com esse extra nem quero imaginar
Ter uma bmw não é para quem quer. É para quem pode
Ter uma bmw não é para quem quer. É para quem pode
Luis M.- Mensagens : 1912
Data de inscrição : 17/08/2010
Localização : Santo Tirso
Marca: : Yamaha
Modelo: : Cygnus X 125(mota)
Re: BMW desenvolve suspensão semiativa
a bmw ja tinha este sistema nos modelos GS1200R agora ficou foi 100% automatica visto que actualmente somo nós condutores que selecionamos(controlamos) a suspensao atraves de um botao no guiador
Joao Pedro- Mensagens : 308
Data de inscrição : 29/11/2010
Localização : V. N. Gaia
Marca: : Honda
Modelo: : Nsr 125R (BMW CMN)
BMW apresenta nova tecnologia de chassis
BMW apresenta nova tecnologia de chassis
A BMW Motorrad está em desenvolvimento de novos sistemas ativos de regulação de chassis chamados de Dynamic Damping Control DDC, uma evolução do já conhecido ESA II (Electronic Suspension Adjustment) que reaje automaticamente tanto às manobras do condutor quanto às condições da via.
A marca já emprega sistemas similares nos automóveis desportivos "M3" e "M5. Até agora, o condutor podia regular o amortecimento dos braços do garfo telescópico Duolever/Telelever e o amortecimento posterior Paralever, além da extensão da mola posterior de acordo com os modos «Confort», «Normal» e «Sport».
Já o DDC reaje automaticamente às manobras de condução como travagem, aceleração ou traçado de curvas e, inclusive, o estado do pavimento.
O DDC compartilha a mesma rede de controle de tração DTC e ABS e detecta a ativação destes sistemas para adaptar as características de amortecimento segundo as circunstâncias percebidas. O ajuste do amortecimento está a cargo de uma eletroválvula capaz de operar em milésimos de segundo.
O sistema DDC (Dynamic Damping Control) usa mapas característicos que ativam uma melhor regulação, dentro das mesmas opções de seleção «Confort», «Normal» e «Sport».
By Equipe Sobremotos.com.br
viclea- Mensagens : 4474
Data de inscrição : 15/08/2010
Localização : sto.Tirso
Marca: : Daelim
Modelo: : S2 125 FI
Re: BMW desenvolve suspensão semiativa
Sinceramente, acho a tecnologia aplicada aos automoveis e motos muito util mas às vezes queremos apenas uma moto para ser um veiculo simples, fiável, económico e divertido e estas mariquices que a BMW tem inventado vêm acabar com muitos dos argumentos que referi anteriormente...E esta coisa de quererem tornar as motos super confortáveis, qualquer dia ficam transformadas em carros!
farmoboy83- Mensagens : 6411
Data de inscrição : 10/01/2011
Localização : Porto
Marca: : honda
Modelo: : SH300i (PAMELA BLUE) e CBF500 2004 (la bruta)
Re: BMW desenvolve suspensão semiativa
O grande problema destas tecnologias nas motos é que vai encarecer o preço das mesmas . E depois as motos são veiculos que a qualquer momento estão no chão , e depois na hora do arranjo é que são elas .
Nelson Reis- Mensagens : 474
Data de inscrição : 22/05/2011
Localização : S. Mamede de Infesta
Marca: : Sym
Modelo: : GTS 125i Mate (Modelo 2012)
Re: BMW desenvolve suspensão semiativa
Gostei, é preciso repensar sempre o que já existe e procurar inspiração para melhorar.
Acho que não podemos da tecnologia quando a sua utilidade é comprovada, mas fico com a sensação de que um dia destes só teremos engenheiros elétricos, elétrónicos e técnicos que trocam consumiveis a fazer as revisões aos nossos carros e motas , e depois queremos tratar de uma pequena avaria e têm que trocar um "módulo" completo porque "é blindado". desculpem o Off-topic final, mas é sempre o que penso quando alegremente assisto a estas inovações.
JGON- Mensagens : 384
Data de inscrição : 06/08/2011
Localização : Gaia/Feira
Marca: : Honda
Modelo: : SH 125i "Garrana"
Tópicos semelhantes
» Siemens desenvolve supercérebro para carros elétricos
» Universidade de Aveiro desenvolve tecnologia de mobilidade elétrica
» Honda desenvolve sistema que permite carros estacionarem sozinhos
» Google desenvolve carro autónomo que se guia sozinho. veja o vídeo!
» Holanda desenvolve bicicleta inteligente para reduzir acidentes com idosos
» Universidade de Aveiro desenvolve tecnologia de mobilidade elétrica
» Honda desenvolve sistema que permite carros estacionarem sozinhos
» Google desenvolve carro autónomo que se guia sozinho. veja o vídeo!
» Holanda desenvolve bicicleta inteligente para reduzir acidentes com idosos
CMN :: GERAL :: Motos :: Acima 125cc :: Comentários
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|