CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A 'moto' faz anos hoje!

3 participantes

Ir para baixo

 A 'moto' faz anos hoje! Empty A 'moto' faz anos hoje!

Mensagem  Bárbara Perdigão Qua 29 Ago 2012 - 19:09

 A 'moto' faz anos hoje! 88706212


Hoje podemos cantar os Parabéns ao nosso veículo preferido. Faz exactamente 127 anos que Gottlieb Daimler registou a patente do primeiro veículo com motor de combustão interna. Não era mais do que uma 'bicicleta' onde foi montada o motor, criação do alemão hoje mais conhecido pela marca de automóveis Mercedes.Gottlieb Daimler moto 1885

Na verdade, aquela que foi o primeiro motociclo - um veículo de duas rodas com motor cujo conceito veneramos até aos dias de hoje - foi também na verdade o primeiro 'automóvel' - do grego autós (ele mesmo) e mobilis (móvel, que se move) e foi a partir deste veículo que no ano seguinte, em 1886, nasceria o primeiro carro, percursor dos actuais automóveis.

O 'carro de montar' (como se montavam os cavalos), como Gottlieb Daimler lhe chamou, usava a sua mais recente criação, um motor de combustão interna, um monocilíndrico a quatro tempos, cuja patente registou em Abril de 1885. Depois, no dia 29 de Agosto desse ano, resgitou a patente do seu 'carro de montar'.

Depois de um protótipo inicial de 100 cc, a versão montada na sua moto tinha 265 cc, e debitava uma potência de 0,5 cv às 600 rpm e atingia a velocidade máxima de 12 km/h.

Depois daquele rasgo criativo, agora, 127 anos depois, as coisas estão um pouco diferentes... obrigado, senhor Daimler, e parabéns!

MotoJornal
Bárbara Perdigão
Bárbara Perdigão
Presidente

Mensagens : 20950
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : Vila Nova de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

 A 'moto' faz anos hoje! Empty Re: A 'moto' faz anos hoje!

Mensagem  Convidad Qua 29 Ago 2012 - 19:52

alegria ok alegria fixe alegria ya alegria Parabens alegria
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 A 'moto' faz anos hoje! Empty Re: A 'moto' faz anos hoje!

Mensagem  Horaseven Qua 29 Ago 2012 - 20:57

Boas,

Este senhor, sem dúvida, era um visionário.

Deixou um grande legado à humanidade.

Abraço
Horaseven
Horaseven

Mensagens : 56
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman 125 (Burga)

Ir para o topo Ir para baixo

 A 'moto' faz anos hoje! Empty Re: A 'moto' faz anos hoje!

Mensagem  Veiga Qua 29 Ago 2012 - 23:57

Tive a felicidade de visitar o Museu da Mercedes, nas monstruosas* instalações da marca da estrela e vi ao vivo e a cores uma réplica desta primeira moto e posso dizer que é fantástico ver onde tudo começou.


*Quando escrevia sobre automóveis, tive a sorte de poder visitar na mesma altura, os museus da Porsche e da Mercedes, em Estugarda.

Se do museu da Porsche que visitei já nada existe, pois entretanto foi constrúido um movo mega-museu, o da Mercedes ainda existe e digo-vos vale a pena a visita.

Tive como guia, durante os 3 dias em que estive em Estugarda, o responsável pela delegação da Portugália, em Estugarda, que vim a saber mais tarde era cunhado do Domingos Piedade.

Primeiro visitei o museu da Porsche e sendo eu um grande fã desta marca, posso dizer que passei um dia fantástico naquelas instalações onde pude ver ao vivo e a cores Porsches "históricos" de todos os tempos, assim como visitar o local onde mantinham toda a literatura e fotos sobre a história da marca, de onde trouxe uma montanha de livros fotos, etc, etc. Difícil foi a comunicação, pois a pessoa da Porsche que me na companhou nessa visita era indiano e conseguia falar um inglês, ainda pior que o meu! smilee


No dia seguinte, foi dia da visita ao museu da Mercedes. Como sempre bem cedo lá estava o cunhado do Domingos Piedade para me levar ao museu (deixava-me nos museus e ia á vida dele e eu depois ligava-lhe para me vir buscar, que é o mesmo que dizer que me deixava lá quando aquilo abria e só quando fechava é que eu lhe ligava para me ir buscar! Foi um banho de cultura automobilistica!), lá fomos por uma data de auto-estradas e ás tantas parámos num imenso parque de estacionamento, muito bem arranjado, cheio de jardins e onde existia uma espécia de central de camionagem.
Qual não foi o mesmo espanto quando ele me diz que já estávamos na entrada das instalações da Mercedes, só que para irmos até ao Museu (que fica mesmo al lado do edifício principal da administração) era preciso ir de autocarro.

Pois é, aquilo é tão, mas tão grande que para irmos de um lado para o outro dentro das Instalações da Mercedes, existe uma rede de camionagem! Fiquei parvo!

E depois foram +/- 20 minutos de viagem, através de pavilhões, armazens e enormes edíficios ate chegarmos ao museu!

Sem visitar, ninguém imagina as dimensões daquelas instalações! E é apenas uma de várias (é a maior!) que a marca tem na Alemanha!

Desculpem este off-topic, mas lembrei-me disto e achei que poderia ser engraçado partilhar.
Veiga
Veiga

Mensagens : 5982
Data de inscrição : 14/08/2010
Localização : Linda-a-Velha
Marca: : Sym
Modelo: : GTS 300i Evo (Valentina)

http://www.gostodescooters.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 A 'moto' faz anos hoje! Empty Re: A 'moto' faz anos hoje!

Mensagem  Convidad Qui 30 Ago 2012 - 0:01

Veiga escreveu:Tive a felicidade de visitar o Museu da Mercedes, nas monstruosas* instalações da marca da estrela e vi ao vivo e a cores uma réplica desta primeira moto e posso dizer que é fantástico ver onde tudo começou.


*Quando escrevia sobre automóveis, tive a sorte de poder visitar na mesma altura, os museus da Porsche e da Mercedes, em Estugarda.

Se do museu da Porsche que visitei já nada existe, pois entretanto foi constrúido um movo mega-museu, o da Mercedes ainda existe e digo-vos vale a pena a visita.

Tive como guia, durante os 3 dias em que estive em Estugarda, o responsável pela delegação da Portugália, em Estugarda, que vim a saber mais tarde era cunhado do Domingos Piedade.

Primeiro visitei o museu da Porsche e sendo eu um grande fã desta marca, posso dizer que passei um dia fantástico naquelas instalações onde pude ver ao vivo e a cores Porsches "históricos" de todos os tempos, assim como visitar o local onde mantinham toda a literatura e fotos sobre a história da marca, de onde trouxe uma montanha de livros fotos, etc, etc. Difícil foi a comunicação, pois a pessoa da Porsche que me na companhou nessa visita era indiano e conseguia falar um inglês, ainda pior que o meu! smilee


No dia seguinte, foi dia da visita ao museu da Mercedes. Como sempre bem cedo lá estava o cunhado do Domingos Piedade para me levar ao museu (deixava-me nos museus e ia á vida dele e eu depois ligava-lhe para me vir buscar, que é o mesmo que dizer que me deixava lá quando aquilo abria e só quando fechava é que eu lhe ligava para me ir buscar! Foi um banho de cultura automobilistica!), lá fomos por uma data de auto-estradas e ás tantas parámos num imenso parque de estacionamento, muito bem arranjado, cheio de jardins e onde existia uma espécia de central de camionagem.
Qual não foi o mesmo espanto quando ele me diz que já estávamos na entrada das instalações da Mercedes, só que para irmos até ao Museu (que fica mesmo al lado do edifício principal da administração) era preciso ir de autocarro.

Pois é, aquilo é tão, mas tão grande que para irmos de um lado para o outro dentro das Instalações da Mercedes, existe uma rede de camionagem! Fiquei parvo!

E depois foram +/- 20 minutos de viagem, através de pavilhões, armazens e enormes edíficios ate chegarmos ao museu!

Sem visitar, ninguém imagina as dimensões daquelas instalações! E é apenas uma de várias (é a maior!) que a marca tem na Alemanha!

Desculpem este off-topic, mas lembrei-me disto e achei que poderia ser engraçado partilhar.

ya
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 A 'moto' faz anos hoje! Empty Re: A 'moto' faz anos hoje!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos