CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

+3
Ziggy
farmoboy83
Bárbara Perdigão
7 participantes

Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Bárbara Perdigão Qui 17 Jan 2013 - 22:33

Vou dar uma triste noticia para quem é "fã" do padre José Fernando como é o meu caso e do arauto Sad Foi o Veiga que me mandou por PM e achei que deveria partilhar aqui...

Li agora mesmo esta triste informação no Facebook.

"Amigos motards,

Já é vosso conhecimento o estado de saude do nosso Padre Motard José Fernando Cruz mas nos ultimos dias agravou-se e ele precisa de uma força nossa... Este sábado está programado ir visita-lo ao hospital do Fundão na visita das 17h.
Ele já confirmou que nos vai receber. Passa a palavra e junta-te a nós!
A Moto Galos vai lá estar!"


Toda a força do mundo para ele. Tanto sofrimento e tanto que deu a muita gente! Força Padre Fernando, estás sempre connosco!


Última edição por Arauta em Qui 17 Jan 2013 - 23:17, editado 1 vez(es)
Bárbara Perdigão
Bárbara Perdigão
Presidente

Mensagens : 20950
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : Vila Nova de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  farmoboy83 Qui 17 Jan 2013 - 22:49

Como ele disse no ano passado, de acordo com os médicos já não devia estar vivo e já era um pequeno milagre estar a dar uma missa a milhares de pessoas. Independentemente do resto será sempre recordado como o padre dos motociclistas e uma inspiração para todos pela coragem e força com que sempre se agarrou à vida.
farmoboy83
farmoboy83

Mensagens : 6411
Data de inscrição : 10/01/2011
Localização : Porto
Marca: : honda
Modelo: : SH300i (PAMELA BLUE) e CBF500 2004 (la bruta)

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Bárbara Perdigão Qui 17 Jan 2013 - 23:10

farmoboy83 escreveu:Independentemente do resto será sempre recordado como o padre dos motociclistas e uma inspiração para todos pela coragem e força com que sempre se agarrou à vida.

E não só...para mim é o padre mais "verdadeiro" que conheci até hoje...quando teve que ir contra a igreja e contra as "estupidezes" que se ouvem e se veem nesse meio sempre foi e sempre defendeu os seus ideais mesmo indo contra eles!!!

Para mim as missas que assisti dele foram as melhores da minha vida, ali sim senti um padre com garra que conseguia mover milhares de pessoas com o coração!
Bárbara Perdigão
Bárbara Perdigão
Presidente

Mensagens : 20950
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : Vila Nova de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Ziggy Qui 17 Jan 2013 - 23:32

Assino por baixo, obrigadoo Arauta pela inofrmação e pelas tuas palavras, neste momento somente nos resta esperar, e ter muita fé, e pedir que não sofra, pois como todos nós sabemos, estas doenças são terríveis e degradantes e o seu termino é "alucinante".

"ELE" lá em cima, estará "velando" e esperando este GRANDE HOMEM ........ Paz Sad Sad .

Ziggy

Mensagens : 4741
Data de inscrição : 04/04/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : S-Wing 125 FES - Clooney II - Bites Dust

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  SW47 Sex 18 Jan 2013 - 16:48

PADRE MOTARD PERSONALIDADE REGIONAL DO ANO

José Fernando Cruz Lambelho Ramos o “padre motard” foi distinguido pela Rádio Clube de Monsanto como a personalidade regional do ano de 2012.

Recordamos que o Padre José Fernando acompanhou em missão espiritual, no passado mês de Agosto, a meia centena de peregrinos à Terra Santa, em comemoração dos 27 anos da Rádio Clube de Monsanto, a todos tendo marcando de forma indelével e inesquecível.

O Padre José Fernando luta desde 2005 contra uma doença grave e está a atravessar uma fase complicada e muito sofredora.

O Padre José Fernando Cruz Lambelho é um ícone. Apaixonado por motos, conquistou milhares de fãs, que enchiam as suas megamissas.

Um sacerdote único, que pode conhecer melhor no livro publicado pelas Edições Estrela Polar,

“PADRE MOTARD - BOAS CURVAS…SE DEUS QUISER”

O livro é uma autobiografia. O padre José Fernando conseguiu conciliar o seu sacerdócio com o amor pelas motas, e foi o universo muito particular dos motards que, ao acolhê-lo, o retirou do anonimato, transformando-o numa figura de enorme popularidade a nível nacional. O seu carisma tem raízes numa profunda genuinidade, na fidelidade inabalável a si próprio, na capacidade de estar próximo das pessoas, de escutar sem julgar, sem nunca excluir e numa contagiante alegria de viver. "O padre Zé Fernando é o Sol!", dizem dele os "seus" motards. O surgimento de um cancro ("uma derrapagem…"), leva-o a fazer um desvio no seu percurso e a questionar-se, mas não à sua fé. Aceitando embora algumas limitações, vive agora um dia de cada vez, quase sem compromissos se não com os amigos, com a sua crença em Deus e na vida.

José Fernando Lambelho, 54 anos, o "padre motard" a sua alcunha e o título de uma autobiografia lançada há um ano, não é uma pessoa normal. Beirão, nascido numa casa com vista para as serras da Estrela e da Gardunha, cresceu no campo, no meio dos animais, numa família pobre, um de vários irmãos.

Em 1969, foi para o seminário, primeiro no Fundão e depois na Guarda, porque percebeu que o País estava em guerra e não necessariamente por vocação.

E foi um choque. "Costuma dizer-se que galinha do campo não se dá em capoeira... " Estranhou todas aquelas normas.

Uma delas, a de dormir com as mãos sempre à vista, para evitar "pecados", é hoje tida como uma forma de tortura do sono. Vivia confinado a uma casa, obrigado a andar em silêncio e em fila, de sala de estudo em sala de estudo, com horários para levantar, estudar, rezar. Estranhou e chumbou o primeiro ano a todas as disciplinas. "Era um mundo de regras, fechado", recorda, hoje, o padre. "Mas, no ano seguinte, fui tão bom aluno que ganhei uma bolsa de estudo."

Estava, pois, bem encaminhado. Em 1974, porém, a queda da *** apanha José Fernando com apenas 16 anos. "Os livros falavam agora de revoluções e da Rússia. E de Cuba. E até de Marx. Tanta coisa que tinha sido escondida", escreve em o Padre Motard Boas Curvas... Se Deus Quiser (Edições Estrela Polar, em coautoria com Rosa Ramos). "Eu só me lembro de ver uma foice e um martelo já depois do 25 de Abril", diz.

No seminário da Guarda, o estudante troca cartas com amigas, recorrendo a um estratagema: elas só lhe escreveriam em nome de um padre co m quem José Fernando se correspondia, para que as mensagens não fossem interceptadas e lidas pelos responsáveis eclesiásticos. E, para o truque ser ainda mais perfeito, os envelopes vinham sempre com o mesmo selo, pequeno, mais barato, que o padre utilizava. Certa vez, o "amigo" escreveu-lhe quatro cartas na mesma semana e o esquema não ruiu por pouco.

O seminarista viria a gostar de Zeca Afonso e Sérgio Godinho, e a simpatizar com... o maoísta Arnaldo Matos, líder do MRPP. E era um ser irrequieto, com mais queda para a prática paroquial do que para a solidão monástica. Mudou-se para Évora, um dia antes de lhe ser comunicado que não deveria voltar ao Seminário da Guarda.

No Alentejo, encontrou um ambiente liberal, mais aberto. Foi estudar Teologia, mas decidido a não ser padre. "Mal cheguei ao seminário de Évora, deram-me uma chave", recorda. Havia horários, claro, mas "cada um era responsável pelas suas acções". Foi então que conheceu Maria, com quem viria a namorar vários anos. Só que o apelo de Cristo falou mais alto e um dia 9 de Janeiro de 1983, um domingo, lembra-se bem a relação acabou, entre choros e por mútuo acordo.

No Alentejo, ganharia a fama de " padre comunista". Em 1984, após ser ordenado na Sé de Elvas, é-lhe atribuída a paróquia de Reguengos de Monsaraz, onde os seus métodos pouco dados a hierarquias depressa o tornaram notado. Certa vez, por exemplo, recusou-se a dar a hóstia aos fiéis. O Vaticano dissera que a comunhão podia ser ministrada por padres ou por leigos, uma inovação com a qual concordara, mas que demorava a ser seguida: a fila dos leigos para receber a hóstia ficava vazia, a do padre sempre cheia. E, um dia, ele sentou-se e obrigou toda a gente que pretendia comungar a tomar a fila do acólito...

Também a sua amizade com Manuel Talhante, ateu, marxista-leninista e então à frente da Escola Secundária de Reguengos, onde o padre dava aulas de Religião e Moral, lhe valeria a fama de "esquerdalha".

Que hoje não admite nem renega: "Não tenho ideias de esquerda ou de direita.

Mas se eu defender, como o ex-bispo de Setúbal, que toda a gente tem direito a comer com uma toalha sobre a mesa e se isso é ser comunista, então sou comunista.

" Uma certeza possui: "A Igreja não deve ter o monopólio da salvação." O padre José Fernando cultiva uma postura prática e ecléctica que já lhe trouxe problemas. Por exemplo, quando foi repreendido por ter dado uma absolvição colectiva. Este espírito rebelde fá-lo por vezes criticar a Igreja. "Eu não percebo ", confessa, "que um homem unido e feliz com a mesma mulher há 15 ou 20 anos não possa comungar só porque esteve casado, uns meses, numa primeira relação que não correu bem..." Foi, porém, esta sua atitude que conquistou a alma dos motards que nunca tinham visto um padre deixar entrar uma moto na Igreja ou permitir que se ligassem os motores, ao ralenti, durante uma celebração, como acontece hoje, a cada Dia do Motociclista, na hora de lembrar os mortos.

É com uma abnegação quase sem limites que continua a conquistar os por vezes duros corações dos motards: ninguém que o visse ao longe, naquele restaurante de Carnaxide, alegre e sorridente, no meio de motoqueiros tatuados e guedelhudos, desconfiaria que o "nosso padre Zé" recebera, uma hora antes, uma notícia catastrófica: a doença de que padece há sete anos, um cancro nos rins, chegou já aos pulmões, onde tem instalado um tumor com sete centímetros. A morte pode não estar longe e ele sabe-o.

Mas não é isso que o desanima. "Eu precisava de autorização da Igreja para dizer isto, mas, para mim, a minha sobrevivência tem sido um milagre." A ciência e os médicos já não sabem o que fazer com ele, diz. "Ultrapassei todos os protocolos e tratamentos..." Nem a doença lhe cala as críticas. A questão do celibato, por exemplo, preocupa-o. Não pelo sexo, que "isso há por aí a rodos, o que não há é amor". Aflige-o a própria vivência dos padres mais velhos, quando a morte se aproxima: "Quem é que lhes dá o pão? Quem é que lhes dá carinho?", pergunta, sem ter respostas...

Rádio Clube de Monsanto
SW47
SW47

Mensagens : 4088
Data de inscrição : 14/09/2010
Localização : Oliveira de Azemeis
Marca: : Honda
Modelo: : Antes PCX- Agora :SW T-400

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Bastos Sex 18 Jan 2013 - 20:39


Só vi este sacerdote uma vez no dia do motard em Barcelos e, fiquei fã, que Deus lhe alivie o sofrimento.
Bastos
Bastos

Mensagens : 3741
Data de inscrição : 25/10/2011
Localização : Argoncilhe - Sª Mª da Feira
Marca: : Honda
Modelo: : SW-T600 ABS Orca Divina

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  ineabe Sex 18 Jan 2013 - 22:07

tb tive o prazer de o conhecer, a minha primeira moto foi benzida por ele em fátima.
foi arrepiante a missa em fatima, muito bom homem.

forte abraço e as melhoras
ineabe
ineabe

Mensagens : 289
Data de inscrição : 07/07/2012
Localização : Aveiro
Marca: : Sym
Modelo: : GTSi 125 Evo

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Bastos Dom 20 Jan 2013 - 22:27

Bastos
Bastos

Mensagens : 3741
Data de inscrição : 25/10/2011
Localização : Argoncilhe - Sª Mª da Feira
Marca: : Honda
Modelo: : SW-T600 ABS Orca Divina

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Arauto Dom 20 Jan 2013 - 22:35

BONITO... palmas palmas palmas
Arauto
Arauto
Vice-Presidente

Mensagens : 5683
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Ziggy Seg 21 Jan 2013 - 23:17

palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas

Ziggy

Mensagens : 4741
Data de inscrição : 04/04/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : S-Wing 125 FES - Clooney II - Bites Dust

Ir para o topo Ir para baixo

 Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde Empty Re: Padre Motard José Fernando -Estado de Saúde

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos