Volvo a caminho de revolução no mercado das baterias
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Volvo a caminho de revolução no mercado das baterias
Volvo a caminho de revolução no mercado das baterias
Marca está num projeto de desenvolvimento de painéis de carroçaria com super capacitadores
Só esta zona do capot pesa 50% menos do que no carro convencional
A Volvo está a participar num projeto de investigação com potencial para revolucionar os carros híbridos. A marca está a desenvolver um material estrutural leve que consegue armazenar energia como uma bateria. Em teoria isso significaria que os híbridos deixariam de precisar de baterias porque a sua carga elétrica seria armazenada nos painéis da carroçaria do carro.
O material combina fibra de carbono, baterias nano estruturadas e super-capacitadores para fazer painéis de carroçaria mais leves, mais resistentes e capazes de armazenar energia.
A fibra de carbono envolve os super-capacitores estruturais incorporados e permite que os grandes painéis, como os painéis das portas, a tampa da mala e o capot para armazenar energia. Durante o período de testes a travagem regenerativa e a ligação à tomada serão usadas para carregar o carro.
O projeto terá a duração de três anos e meio e vai usar o Volvo S80 como carro de testes. Neste momento apenas as áreas da mala e do capot estão a ser testados no S80 com o material, mas mais serão adicionadas ao longo do projecto.
Só na área do capot este material é 50% mais leve do que o normal, mas além disso consegue fornecer 12v de energia ao sistema elétrico do carro.
A investigação está a ser levada a cabo pela Volvo, pelo Imperial College London, pela ETC Battery and Fuel Cells, pelo Centro Híbrido Sueco e outros grupos, além de ser parcialmente financiado pela União Europeia. A Volvo é a única marca envolvida.
Publicado a 23 outubro 2013
O material combina fibra de carbono, baterias nano estruturadas e super-capacitadores para fazer painéis de carroçaria mais leves, mais resistentes e capazes de armazenar energia.
A fibra de carbono envolve os super-capacitores estruturais incorporados e permite que os grandes painéis, como os painéis das portas, a tampa da mala e o capot para armazenar energia. Durante o período de testes a travagem regenerativa e a ligação à tomada serão usadas para carregar o carro.
O projeto terá a duração de três anos e meio e vai usar o Volvo S80 como carro de testes. Neste momento apenas as áreas da mala e do capot estão a ser testados no S80 com o material, mas mais serão adicionadas ao longo do projecto.
Só na área do capot este material é 50% mais leve do que o normal, mas além disso consegue fornecer 12v de energia ao sistema elétrico do carro.
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