Novidades automóveis eléctricos para 2014
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Novidades automóveis eléctricos para 2014
Novidades automóveis eléctricos para 2014
2013 está a chegar ao fim. Poucos automóveis eléctricos foram lançados neste ano que agora finda. A nova geração do Nissan Leaf, o Renault ZOE ou o BMW i3 foram os que mais se destacaram.
O Audi A3 Sportback e-tron é um modelo híbrido plug-in (de ligar à tomada) que chegará aos concessionários europeus na primavera de 2014.
Este veículo virá equipado com um motor 1.4TFSI com 110kW (150 cavalos de potência) e 250Nm de binário aliado a um motor eléctrico com 75kW de potência máxima (102 cavalos). No total, o A3 de ligar à tomada proporciona 150kW (204 cavalos) de potência máxima e 350Nm de binário.
O modelo alemão utilizará uma bateria de iões de lítio, montada debaixo do piso do banco traseiro, com 8,8 kWh de capacidade.
Para fazer os 0 aos 100km/h, o A3 híbrido plug-in necessita de apenas 7,6 segundos, mas o compacto alemão consegue atingir os 222km/h de velocidade máxima.
De acordo com a norma padrão ECE para automóveis híbridos plug-in, o A3 e-tron consumirá 1,5 litros por cada 100 quilómetros e emitirá 35g/km de emissões de CO2.
Em modo totalmente eléctrico, o A3 e-tron percorre cerca de 50 quilómetros e tem a sua velocidade máxima limitada em 130km/h.
Por fim… o preço. O A3 Sportback e-tron custará aproximadamente 37 mil euros, ficando abaixo do preço do Chevrolet Volt/Opel Ampera e do Toyota Prius Plug-in.
As baterias de iões de lítio têm uma capacidade de 22 kWh e proporcionam uma autonomia entre 130 a 160 quilómetros com apenas uma carga. O i3 é capaz de atingir os primeiros 100km/h em apenas 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.
As baterias podem também ser carregadas nas Wallbox BMW i, uma solução concebida para tornar o carregamento a partir de casa ou escritório ainda mais fácil e eficiente.
A instalação da mesma deverá ser requerida à rede BMW i e a montagem é efectuada por uma empresa certificada, e de acordo com os padrões BMW i.
O BMW i3, através dos serviços BMW ConnectedDrive, identifica a localização dos pontos de carregamento mais próximos.
Por sua vez, o sistema de navegação do i3, integralmente ligado em rede e com mapa dinâmico de autonomia, e localizador de postos de carregamento, guia o condutor até ao posto de carregamento mais próximo.
O preço final inclui, de série, dois serviços nos quais a marca decidiu apostar em Portugal, nomeadamente o BMW i Service Inclusive (BSI) e o BMW i Add-on Mobility.
Tal como acontece em diversos modelos da BMW, o primeiro eléctrico da marca alemã terá de série o BSI. Este serviço não é mais do que um contrato de manutenção, com a duração de cinco anos ou 100.000 quilómetros, que inclui a inspecção geral da viatura e verificação e a substituição, se necessário, de filtro de ar, microfiltro e líquido de travões.
Por sua vez, o BMW i Add-on Mobility permite que o proprietário do i3 tenha a opção de, numa situação em que necessite percorrer distâncias maiores, ter acesso ao aluguer de uma viatura com motor a combustão. Este serviço está disponível por dois anos e inclui 10 dias por ano de utilização.
Recentemente, o i3 foi testado pela EuroNCAP (European New Car Assessment Programme)… e não se portou nada bem. O i3 não foi além das quatro estrelas (em cinco possíveis).
Em 2014, será lançado a versão com extensor de autonomia do i3, que custará mais 5 mil euros que a variante 100% eléctrica.
O i8 é um desportivo híbrido plug-in (de ligar à tomada) capaz de transportar quatro passageiros. Atrás existem dois bancos separados por um túnel onde se encontram as baterias.
O sistema híbrido do i8 é composto por um motor turbo TwinPower de três cilindros 1.5 com 228 cavalos de potência e 320Nm de binário, associado a uma caixa automática de seis relações.
Para além do motor a gasolina, o i8 vem ainda equipado com um motor eléctrico de 129 cavalos e 2450Nm de binário que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 5kWh de capacidade de refrigeração líquida.
O motor eléctrico envia a potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão de duas velocidades. Já o motor a gasolina envia a potência para as rodas traseiras.
No total, este desportivo híbrido da BMW oferece uma potência combinada de 237 cavalos e 570Nm de binário! Os 0 aos 100km/h são atingidos ao fim de 4,4 segundos.
No que toca a consumos, o i8 gasta apenas 2,5l/100km e emite 59g/km de CO2.
Em modo totalmente eléctrico, o i8 consegue rolar 35 quilómetros, com uma velocidade máxima de 120km/h. Em modo híbrido, a autonomia do desportivo é superior a 500 quilómetros.
O BMW i8 chegará no segundo trimestre de 2014 por… 126 mil euros!
O Ford C-MAX Energi é o monovolume eléctrico com extensor de autonomia da marca oval. Foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit de 2011 e chega agora à Europa.
O eléctrico norte-americano combina um motor eléctrico alimentado a baterias de iões de lítio com um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina.
A Ford garante que em baixas velocidades o C-Max Energi circula somente com o motor eléctrico. Já em velocidades mais elevadas, o motor a gasolina é accionado.
Este conjunto proporciona uma autonomia superior a 800 quilómetros e 188 cavalos de potência máxima.
O Classe B Electric Drive é o primeiro fruto da parceria entre a Daimler e a Tesla Motors. Deverá chegar à Europa no início de 2014.
O modelo alemão terá espaço para cinco ocupantes, uma bagageira com 486 litros de capacidade e uma autonomia de 200 quilómetros por carga!
O B eléctrico virá equipado com um potente motor de 130kW (177 cavalos), o suficiente para alcançar os 0 aos 100km/h em 7,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160km/h.
O pack de baterias de iões de lítio de 28kWh de capacidade proporcionará 200 quilómetros de autonomia, segundo o ciclo NEDC. Em condições reais de utilização, a autonomia deverá descer para os 150 quilómetros.
A Mercedes ainda não revelou o preço desta “estrelinha eléctrica”, mas será abaixo dos 40 mil euros (antes de ajudas).
O Outlander Plug-in Hybrid EV (ou PHEV) apresenta-se como um veículo eléctrico, equipado com dois motores eléctricos dianteiro e traseiro com 80 cavalos cada, complementados por um motor a gasolina de quatro cilindros 2.0 litros.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de iões de lítio de 12kWh.
O Outlander PHEV tem uma autonomia máxima de 824 quilómetros e uma autonomia eléctrica máxima de 52 quilómetros. Os consumos são de 1.9l/100km e as emissões de CO2 são de 44g/km.
Com uma tomada de 230V, o Outlander PHEV demora cinco horas a carregar. Através do sistema de carregamento CHAdeMO, 80% da carga das baterias podem ser recuperadas em apenas 30 minutos.
O SUV híbrido pode ser conduzido em três modos de condução: o Puro (100% eléctrico), o Série (VE 4WD com dois motores eléctricos suportado por um Gerador de Combustão Interna) e o Paralelo (Motor de Combustão Interna suportado por dois motores eléctricos).
A autonomia máxima é de 824 quilómetros e emissões de CO2 de 50 g/km. A autonomia em modo totalmente eléctrico é de 50 quilómetros.
O Outlander PHEV já está disponível para encomenda em Portugal. Os preços situam-se entre os 43 e os 48 mil euros.
Quer isto dizer que a e-NV200 utiliza o motor de 80kW de potência. A autonomia deverá situar-se nos 160 quilómetros por carga.
A capacidade de carga e o espaço a bordo não deverão ser muito diferentes em relação à NV200 de combustão.
A e-NV200 pode ser utilizada para fins de lazer ou de trabalho, dado que os bancos podem ser rebatidos, aumentando ainda mais a capacidade de carga.
A e-NV200 vai ser produzida na unidade fabril da Nissan em Barcelona, na Espanha.
O e-Up! apresenta um motor eléctrico com 60kW de potência (82 cavalos) e 210Nm de binário, alimentado por um pack de baterias de iões de lítio de 18,7kWh de capacidade. A autonomia desilude… Apenas 150 quilómetros por carga.
O pequeno eléctrico atinge uma velocidade máxima de 130km/h e alcança os 100km/h em 12,4 segundos.
A Tesla continuará a distribuir o Model S pelos restantes países europeus.
Em Portugal, a venda do Model S é assegurado pela ZEEV (Zero Emission Electric Vehicles).
Publicado a 04 dezembro 2013
Mas 2014 parece que vai ser diferente! Muitas novidades estão prometidas para o novo ano!
Fica com os 10 automóveis eléctricos que vão fazer furor na Europa em 2014
Audi A3 Sportback e-tron
O Audi A3 Sportback e-tron é um modelo híbrido plug-in (de ligar à tomada) que chegará aos concessionários europeus na primavera de 2014.
Este veículo virá equipado com um motor 1.4TFSI com 110kW (150 cavalos de potência) e 250Nm de binário aliado a um motor eléctrico com 75kW de potência máxima (102 cavalos). No total, o A3 de ligar à tomada proporciona 150kW (204 cavalos) de potência máxima e 350Nm de binário.
O modelo alemão utilizará uma bateria de iões de lítio, montada debaixo do piso do banco traseiro, com 8,8 kWh de capacidade.
Para fazer os 0 aos 100km/h, o A3 híbrido plug-in necessita de apenas 7,6 segundos, mas o compacto alemão consegue atingir os 222km/h de velocidade máxima.
De acordo com a norma padrão ECE para automóveis híbridos plug-in, o A3 e-tron consumirá 1,5 litros por cada 100 quilómetros e emitirá 35g/km de emissões de CO2.
Em modo totalmente eléctrico, o A3 e-tron percorre cerca de 50 quilómetros e tem a sua velocidade máxima limitada em 130km/h.
Por fim… o preço. O A3 Sportback e-tron custará aproximadamente 37 mil euros, ficando abaixo do preço do Chevrolet Volt/Opel Ampera e do Toyota Prius Plug-in.
BMW i3
É o eléctrico do momento! O BMW i3 chegou a Portugal em Novembro deste ano com preços a partir dos 38.250 euros. O i3 é o primeiro veículo eléctrico de produção em massa da marca alemã. Vem equipado com um motor eléctrico de 125kW (170 cavalos) e 250 Nm de binário.As baterias de iões de lítio têm uma capacidade de 22 kWh e proporcionam uma autonomia entre 130 a 160 quilómetros com apenas uma carga. O i3 é capaz de atingir os primeiros 100km/h em apenas 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.
As baterias podem também ser carregadas nas Wallbox BMW i, uma solução concebida para tornar o carregamento a partir de casa ou escritório ainda mais fácil e eficiente.
A instalação da mesma deverá ser requerida à rede BMW i e a montagem é efectuada por uma empresa certificada, e de acordo com os padrões BMW i.
O BMW i3, através dos serviços BMW ConnectedDrive, identifica a localização dos pontos de carregamento mais próximos.
Por sua vez, o sistema de navegação do i3, integralmente ligado em rede e com mapa dinâmico de autonomia, e localizador de postos de carregamento, guia o condutor até ao posto de carregamento mais próximo.
O preço final inclui, de série, dois serviços nos quais a marca decidiu apostar em Portugal, nomeadamente o BMW i Service Inclusive (BSI) e o BMW i Add-on Mobility.
Tal como acontece em diversos modelos da BMW, o primeiro eléctrico da marca alemã terá de série o BSI. Este serviço não é mais do que um contrato de manutenção, com a duração de cinco anos ou 100.000 quilómetros, que inclui a inspecção geral da viatura e verificação e a substituição, se necessário, de filtro de ar, microfiltro e líquido de travões.
Por sua vez, o BMW i Add-on Mobility permite que o proprietário do i3 tenha a opção de, numa situação em que necessite percorrer distâncias maiores, ter acesso ao aluguer de uma viatura com motor a combustão. Este serviço está disponível por dois anos e inclui 10 dias por ano de utilização.
Recentemente, o i3 foi testado pela EuroNCAP (European New Car Assessment Programme)… e não se portou nada bem. O i3 não foi além das quatro estrelas (em cinco possíveis).
Em 2014, será lançado a versão com extensor de autonomia do i3, que custará mais 5 mil euros que a variante 100% eléctrica.
BMW i8
É o segundo membro família ecológica “i” da BMW. O desportivo híbrido plug-in (de ligar à tomada) i8 promete emoções fortes!O i8 é um desportivo híbrido plug-in (de ligar à tomada) capaz de transportar quatro passageiros. Atrás existem dois bancos separados por um túnel onde se encontram as baterias.
O sistema híbrido do i8 é composto por um motor turbo TwinPower de três cilindros 1.5 com 228 cavalos de potência e 320Nm de binário, associado a uma caixa automática de seis relações.
Para além do motor a gasolina, o i8 vem ainda equipado com um motor eléctrico de 129 cavalos e 2450Nm de binário que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 5kWh de capacidade de refrigeração líquida.
O motor eléctrico envia a potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão de duas velocidades. Já o motor a gasolina envia a potência para as rodas traseiras.
No total, este desportivo híbrido da BMW oferece uma potência combinada de 237 cavalos e 570Nm de binário! Os 0 aos 100km/h são atingidos ao fim de 4,4 segundos.
No que toca a consumos, o i8 gasta apenas 2,5l/100km e emite 59g/km de CO2.
Em modo totalmente eléctrico, o i8 consegue rolar 35 quilómetros, com uma velocidade máxima de 120km/h. Em modo híbrido, a autonomia do desportivo é superior a 500 quilómetros.
O BMW i8 chegará no segundo trimestre de 2014 por… 126 mil euros!
Ford C-MAX Energi
O Ford C-MAX Energi é o monovolume eléctrico com extensor de autonomia da marca oval. Foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit de 2011 e chega agora à Europa.
O eléctrico norte-americano combina um motor eléctrico alimentado a baterias de iões de lítio com um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina.
A Ford garante que em baixas velocidades o C-Max Energi circula somente com o motor eléctrico. Já em velocidades mais elevadas, o motor a gasolina é accionado.
Este conjunto proporciona uma autonomia superior a 800 quilómetros e 188 cavalos de potência máxima.
Mercedes Classe B Electric Drive
A versão totalmente eléctrica do Mercedes Classe B promete fazer a vida difícil ao fenómeno do momento – o BMW i3.O Classe B Electric Drive é o primeiro fruto da parceria entre a Daimler e a Tesla Motors. Deverá chegar à Europa no início de 2014.
O modelo alemão terá espaço para cinco ocupantes, uma bagageira com 486 litros de capacidade e uma autonomia de 200 quilómetros por carga!
O B eléctrico virá equipado com um potente motor de 130kW (177 cavalos), o suficiente para alcançar os 0 aos 100km/h em 7,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160km/h.
O pack de baterias de iões de lítio de 28kWh de capacidade proporcionará 200 quilómetros de autonomia, segundo o ciclo NEDC. Em condições reais de utilização, a autonomia deverá descer para os 150 quilómetros.
A Mercedes ainda não revelou o preço desta “estrelinha eléctrica”, mas será abaixo dos 40 mil euros (antes de ajudas).
Mitsubishi Outlander PHEV
A versão híbrida plug-in (de ligar à tomada) do Outlander está a ser um tremendo sucesso em países como a Holanda, Bélgica e Suíça.O Outlander Plug-in Hybrid EV (ou PHEV) apresenta-se como um veículo eléctrico, equipado com dois motores eléctricos dianteiro e traseiro com 80 cavalos cada, complementados por um motor a gasolina de quatro cilindros 2.0 litros.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de iões de lítio de 12kWh.
O Outlander PHEV tem uma autonomia máxima de 824 quilómetros e uma autonomia eléctrica máxima de 52 quilómetros. Os consumos são de 1.9l/100km e as emissões de CO2 são de 44g/km.
Com uma tomada de 230V, o Outlander PHEV demora cinco horas a carregar. Através do sistema de carregamento CHAdeMO, 80% da carga das baterias podem ser recuperadas em apenas 30 minutos.
O SUV híbrido pode ser conduzido em três modos de condução: o Puro (100% eléctrico), o Série (VE 4WD com dois motores eléctricos suportado por um Gerador de Combustão Interna) e o Paralelo (Motor de Combustão Interna suportado por dois motores eléctricos).
A autonomia máxima é de 824 quilómetros e emissões de CO2 de 50 g/km. A autonomia em modo totalmente eléctrico é de 50 quilómetros.
O Outlander PHEV já está disponível para encomenda em Portugal. Os preços situam-se entre os 43 e os 48 mil euros.
Nissan e-NV200
É o segundo modelo totalmente eléctrico da marca nipónica. A Nissan e-NV200 utilizará a mesma mecânica eléctrica do LeafQuer isto dizer que a e-NV200 utiliza o motor de 80kW de potência. A autonomia deverá situar-se nos 160 quilómetros por carga.
A capacidade de carga e o espaço a bordo não deverão ser muito diferentes em relação à NV200 de combustão.
A e-NV200 pode ser utilizada para fins de lazer ou de trabalho, dado que os bancos podem ser rebatidos, aumentando ainda mais a capacidade de carga.
A e-NV200 vai ser produzida na unidade fabril da Nissan em Barcelona, na Espanha.
Volkswagen e-Up!
O Volkswagen e-Up! vai ser o primeiro modelo 100% eléctrico da marca alemã a chegar ao mercado. O citadino de 3,54 metros de comprimento promete “agitar” as cidades!O e-Up! apresenta um motor eléctrico com 60kW de potência (82 cavalos) e 210Nm de binário, alimentado por um pack de baterias de iões de lítio de 18,7kWh de capacidade. A autonomia desilude… Apenas 150 quilómetros por carga.
O pequeno eléctrico atinge uma velocidade máxima de 130km/h e alcança os 100km/h em 12,4 segundos.
Volkswagen e-Golf
Foi preciso esperar até à sétima geração para a Volkswagen produzir em massa uma versão 100% eléctrica do Golf.
O e-Golf vem equipado com um motor eléctrico de 85kW de potencia (115 cavalos) e 270Nm de binário, alimentado por um pack de baterias de iões de lítio de 24,4kWh de capacidade.
O compacto alemão consegue uma autonomia de 190 quilómetros com apenas uma carga. A velocidade máxima é de 140km/h (limitada electronicamente) e os primeiros 100km/h são atingidos ao fim de 10,4 segundos. A potência é enviada para as rodas dianteiras.
Tanto o e-Golf, como o e-Up! têm dois modos de condução – “Eco” e “Eco+”, bem como quatro níveis de recuperação de energia – “D1”, “D2”, “D3” e “B -Brake”.
Tesla Model S
Não é uma novidade. Aliás, o Tesla Model S dispensa qualquer tipo de apresentações. Mas é um veículo que continuará a despertar emoções fortes aos amantes dos veículos ecológicos.A Tesla continuará a distribuir o Model S pelos restantes países europeus.
Em Portugal, a venda do Model S é assegurado pela ZEEV (Zero Emission Electric Vehicles).
Publicado a 04 dezembro 2013
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