OPERAÇÃO MERCÚRIO da GNR dia 09 das 08h às 20h
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OPERAÇÃO MERCÚRIO da GNR dia 09 das 08h às 20h
OPERAÇÃO MERCÚRIO da GNR, amanha dia 09 das 08h às 20h
Auto-estradas de todo o país com tolerância zero no domingo
A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, amanha entre as 08:00 e as 20:00 horas, a fiscalização do controlo de velocidade, orientando as ações para as autoestradas, onde as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação.
Esta ações refletem a determinação da GNR em seguir uma estratégia de prevenção da segurança rodoviária, com o intuito de diminuir os índices de sinistralidade.
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Re: OPERAÇÃO MERCÚRIO da GNR dia 09 das 08h às 20h
Radares visíveis causam acidente...
‘Operação Mercúrio’ envolveu 275 militares ao nível nacional com recurso a radares fixos e móveis em 132 locais
Apanhados 25 condutores em excesso de velocidade na A16 em apenas uma manhã,
820 condutores em excesso de velocidade durante 12 horas.
820 condutores em excesso de velocidade durante 12 horas.
Foram detetadas 25 infrações de excesso de velocidade só na manhã de ontem na A16, no sentido Cascais-Sintra, na sequência da ‘Operação Mercúrio' da GNR.
"A fiscalização de velocidade é uma maneira de diminuir a sinistralidade", afirmou a Capitão da GNR de Carcavelos, Cláudia Santos, que não tem dúvidas de que "se os radares forem visíveis, há uma tendência para travar, o que acaba por provocar acidentes". Adianta que as autoridades optam por colocar os aparelhos em pontos estratégicos, onde não sejam percetíveis pelos condutores. "Não se trata de uma caça à multa", garante.
A operação ao nível nacional terminou às 20h00 e envolveu 275 militares em 132 pontos de fiscalização, quer fixos, quer móveis - neste caso o radar é colocado dentro de uma viatura descaracterizada e em movimento. "Um carro assim permite detetar outro tipo de infrações. Os condutores não sabem que estão a ser observados e continuam, por exemplo, a falar ao telemóvel ou a fazer manobras perigosas", explica ao CM a Capitão Cláudia Santos.
Segundo a GNR, as fugas à ordem de paragem são raras, mas quando acontecem devem-se ao transporte de produtos ilegais ou à falta de documentos.
"A fiscalização de velocidade é uma maneira de diminuir a sinistralidade", afirmou a Capitão da GNR de Carcavelos, Cláudia Santos, que não tem dúvidas de que "se os radares forem visíveis, há uma tendência para travar, o que acaba por provocar acidentes". Adianta que as autoridades optam por colocar os aparelhos em pontos estratégicos, onde não sejam percetíveis pelos condutores. "Não se trata de uma caça à multa", garante.
A operação ao nível nacional terminou às 20h00 e envolveu 275 militares em 132 pontos de fiscalização, quer fixos, quer móveis - neste caso o radar é colocado dentro de uma viatura descaracterizada e em movimento. "Um carro assim permite detetar outro tipo de infrações. Os condutores não sabem que estão a ser observados e continuam, por exemplo, a falar ao telemóvel ou a fazer manobras perigosas", explica ao CM a Capitão Cláudia Santos.
Segundo a GNR, as fugas à ordem de paragem são raras, mas quando acontecem devem-se ao transporte de produtos ilegais ou à falta de documentos.
Publicado a 10 março 2014
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