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Etiqueta europeia de pneus: para poupar e ajudar o ambiente

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Mensagem  Arauto Seg 28 Abr 2014 - 22:07

Etiqueta europeia de pneus: para poupar e ajudar o ambiente 


Etiqueta europeia de pneus: para poupar e ajudar o ambiente  S0hh


A etiqueta energética para pneus novos é já um auxiliar valioso na orçamentação de pneus e de consumos.

Obrigatória em todos os pneus novos comercializados no espaço da União Europeia, ela destina-se a ajudar o consumidor no momento da decisão.

Tal como já acontece com os electrodomésticos, esta vinheta energética colada na banda exterior do pneu fornece indicações básicas sobre a eficiência energética, segurança e nível de ruído. Contudo, mais informações terão que estar disponíveis no site do fabricante, em documentação de apoio (técnica e/ou comercial) e na fatura de compra.

Segundo a Michelin, a diferença de consumo entre um bom e um mau pneu, em termos de resistência ao rolamento, pode cifrar-se em meio litro de combustível a mais a cada 100 km.

Contudo, não basta diminuir a resistência quando isso pode colocar em causa a segurança – desse modo aumentando a distância da travagem ou comprometendo o desempenho em curva –, daí a necessidade de o desenvolvimento permanentemente de novos compostos e novas soluções para os pneumáticos.

"O importante, aquilo que o consumidor realmente deseja, é um pneu polivalente; capaz de se comportar bem tanto em piso molhado como seco, mas também capaz de aguentar estas propriedades, pelo menos, 40 mil quilómetros", revela um responsável deste fabricante francês.

Saiba a seguir quais são e o que significam as informações contidas na etiqueta:


Etiqueta europeia de pneus: para poupar e ajudar o ambiente  Lhbp


A classificação de cada pneu consoante a resistência ao rolamento (CRR). Pneus de categoria "G" perderam homologação europeia em Novembro de 2011 e a sua comercialização cessou em 2014. O mesmo irá acontecer em 2016 e 2018 para pneus categoria "F"


Etiqueta europeia de pneus: para poupar e ajudar o ambiente  Oy05


Maior resistência ao rolamento implica, necessariamente, consumos superiores. Os construtores automóveis pressionam cada vez mais os fabricantes de pneus, de modo a obter ganhos nas emissões de CO2, mas o consumidor ganha igualmente com essa economia.


Etiqueta europeia de pneus: para poupar e ajudar o ambiente  Ewyn


Neste caso, a segurança é essencialmente medida sobre piso com menor aderência. São importantes os compostos da borracha, mas também a capacidade de deformação da estrutura do pneu e, mais importante ainda, os rasgos que permitem o escoamento da água e garantem a aderência da restante estrutura do piso. Pneus de categoria "F" perderam a homologação e deixaram de ser vendidos em 2014.


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A fraca capacidade de aderência implica a necessidade de mais espaço para travar e pode significar a diferença entre ter ou evitar um acidente.


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O ruído do rolamento é um dos parâmetros que afere o conforto de um veículo, também ele sujeito a normas comunitárias em permanente actualização. Neste campo é indicado o valor de poluição sonora e o respeito dos limites dos regulamentos da CE.


Publicado a 28 abril 2014
Arauto
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