CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaia quer poupar 100 mil euros anuais com renovação de frota de veículos

Ir para baixo

Gaia quer poupar 100 mil euros anuais com renovação de frota de veículos  Empty Gaia quer poupar 100 mil euros anuais com renovação de frota de veículos

Mensagem  Ferradosa Qui 10 Jul 2014 - 10:44

A Câmara de Gaia aprovou dia 04 julho propostas para a renovação da sua frota de veículos, procedimento que será feito através de um concurso público com o qual a autarquia pretende materializar uma poupança de 100 mil euros anuais.

"Num contexto destas dificuldades, uma câmara baixar o número de viaturas e ainda por cima compensá-las com um autocarro, com scooters e com uma viatura de combate a incêndio, acho que é algo de realçar", referiu hoje à agência Lusa o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca falava após uma reunião privada de câmara, na qual as propostas relativas à renovação da frota da autarquia foram aprovadas por unanimidade, sendo que, através da "redução do número e da gama" dos automóveis e da "majoração para automóveis elétricos ou híbridos", Gaia pretende poupar cerca de 100 mil euros anuais.

Tendo por base esta poupança, o executivo de Vítor Rodrigues decidiu lançar propostas paralelas ao concurso de renovação da frota, que visam a aquisição de um autocarro com capacidade para transportar crianças, quatro motorizadas (scooters) para a Polícia Municipal e um carro de combate a incêndios, destinado aos Bombeiros Sapadores de Gaia.

Na proposta relativa às motorizadas, prevê-se que cada uma delas "devidamente caraterizada e munida com o equipamento necessário para aquela força policial" ronde os 5.500 euros.


Quanto ao autocarro, a proposta revela que os dois veículos pesados de transporte de passageiros que a autarquia possui estão em risco de "ficar impossibilitados", devido à legislação em vigor, "de efetuar o transporte de crianças e jovens", pois têm mais de 16 anos, não tendo sido "readaptados" de acordo com a nova lei.

Assim, a câmara de Gaia decidiu hoje avançar para a compra de um novo autocarro com capacidade entre 39 e 41 lugares, para cedência a entidades externas, como instituições, clubes desportivos e escolas do concelho.

Relativamente ao veículo de combate a incêndios, a proposta da câmara refere que as viaturas que os Sapadores Municipais dispõem têm 27, 26 e 19 anos de serviço, respetivamente, salientando que o veículo cuja compra está prevista custa cerca de 215 mil euros.

Hoje também foi aprovado o lançamento de concurso, no valor de 1,5 milhões de euros, para aquisição de reguladores de iluminação pública, uma aposta no âmbito da candidatura ao programa ELENA (European Local Energy Assistance), integrada num projeto do Banco Europeu de Investimentos (BEI), que o autarca de Gaia já tinha anunciado hoje de manhã durante a assinatura de protocolos com instituições.

"Independentemente do BEI, trata-se de um projeto vantajoso para o município, porque é um instrumento poderoso no que diz respeito à suficiência energética. Só se se levantassem oportunismos políticos na discussão, mas a importância do programa não dá margem para isso", referiu Vítor Rodrigues à Lusa, vincando que este ponto foi aprovado por unanimidade.

Na reunião foram também aprovados protocolos de colaboração e incentivos fiscais com oito empresas locais, que resultarão na criação de mais de 360 postos de trabalho, bem como uma proposta de abertura de concurso de empreitada e obras para a implementação do sistema de proteção dunar, que recolheu a unanimidade da vereação.

PYT (LIL) // ARA
Lusa/Fim
Ferradosa
Ferradosa

Mensagens : 1182
Data de inscrição : 28/11/2011
Localização : Grijó-Gaia
Marca: : SYM
Modelo: : GTS 125i

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos