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PORTO - Página 21 Empty Uma malha de ferro para espantar quem passa

Mensagem  Cristina Nogueira Seg 19 Jan 2015 - 10:20

PORTO - Página 21 24bma7c
Metamorfose, instalação do projecto Locomotiva, mostra que é possível dar dignidade a uma ruína. Projecto quer transformar zona degradada em São Bento em nova praça.

Faltavam vinte minutos para as 18h00, o frio incomodava e a chuva entranhava-se. Não era muito confortável estar parado na Avenida da Ponte, bem junto à saída do Metro da Estação de São Bento. Mas António Sousa, atrás de um carro de castanhas não se incomodava que ninguém se abeirasse dele. Aliás, tinha ordens para negar um cartucho de castanhas a quem quer que lhas pedisse antes. “Só tenho de manter isto quentinho. Estou à espera que eles cheguem”, diz. Eles quem? “Os que me vão trazer as castanhas. Sabe, é que tenho as castanhas todas compradas para o evento. Depois não lhas vendo, até lhas dou. Vamos lá ver o que isto é”, respondeu.

“Isto” era a inauguração da instalação Metamorfose, o segundo momento da Locomotiva, um projecto promovido pela Câmara Municipal do Porto através da Porto Lazer, em parceria com a REFER e co-financiado pelo programa O Novo Norte. O objectivo é transformar a zona degradada junto à estação de São Bento numa nova praça, viva e redignificada. Ás 18h00, já a noite se tinha instalado e os holofotes permitiram melhor vislumbrar o instalação com a assinatura de FAHR 021.3, uma dupla de arquitectos que concebeu a forma em malha metálica que desde sábado está a iluminar a velha ruína da fábrica Oliva, em plena avenida da Ponte (avenida que, oficialmente, se chama D. Afonso Henriques).

São seis toneladas de aço para desenhar uma estrutura com 28 metros de largura, 11 de altura e cinco de profundidade e 114 intersecções. “Um desafio notável, que nos ajuda a dizer que a intervenção em arte urbana não tem de ser só requalificar, construir de novo, tapar. Pode ser provocar, surpreender, e até dar dignidade a uma ruína”, explica Filipa Almeida, uma das arquitectas envolvidas. Hugo Reis (o outro nome da dupla, que justifica o acrónimo FAHR) admite a apreensão que lhes trouxe o conhecimento de que  era aquela imensa ruína  - entre as muitas que existem na cidade – em que iriam intervir. “Já tínhamos alguma experiência em intervenções deste tipo, nomeadamente em Itália, mas nunca com esta dimensão. E saber que este local já mereceu tantos projectos e tantas propostas, e de alguns nomes de relevo, como os arquitectos Távora e Siza Vieira, só fez aumentar a apreensão. Mas agora é sobretudo bom perceber que as ideias saem do papel, e que é possível causar este impacto”, explica ao Público.  

Se antes ninguém olhava para a velha parede, que mais parecia uma pedreira com os seus desníveis e buracos, agora é impossível não reparar na malha metálica a duas cores que a “cobre” e a desafia, lhe acrescenta irregularidades, lhe amplia a visibilidade. Á cor do aço junta um tom de verde, que é também o tom da cobertura dos táxis portuenses, de alguns azulejos e do “sublinhado de erro” dos programas de desenho digital que usam os arquitectos. E assim uma ruína que já era quase invisível de tão antiga, e desocupada, deixa “de ser um erro, para ser uma peça que interpela, que provoca e que espanta”, sintetiza Filipa Almeida.

António Sousa já podia, então, entregar cartuchos às muitas dezenas de presentes que desafiaram a chuva e foram aceitando o calor oferecido pelas castanhas “quentes e boas” e pelos copinhos de vinho quente que também foram distribuídos. Os cartazes da iniciativa Locomotiva – a dizer “que tudo faz mexer” - ajudaram a melhorar as fotos do “instameet” que antecedeu a inauguração. O mundo digital e o universo das redes sociais (como o Instagram, rede onde todos foram convidados a deixar fotografias da Metamorfose) só tiveram a meteorologia a contrariar o ambiente de festa. Mas esse ambiente, de festa e de criatividade, manteve-se, assim como se manterá nas próximas intervenções que, até Junho, irão animar a área circundante à Estação de São Bento, disse Cláudia Melo, a directora artística do projecto Locomotiva.

Depois da Metamorfose, as próximas paragens desta Locomotiva vão passar por intervenções na rua da Madeira, que a Porto Lazer quer ver transformada numa nova praça da cidade, para que passe a ser um lugar de paragem e não apenas de passagem. “A convocatória onde se pedem ideias a todos os que desejem ser programadores culturais já está em marcha, e a adesão tem sido muito, muito boa”, adianta Cláudia Melo.

“Antes da moda do Porto, já era turista na minha cidade”
A Galeria Fernando Santos era a segunda em que entrava e, se quisesse ir a todas, o pai Carlos Rafael, acompanhado da Ana Carolina, de 9 anos, e de Ana Beatriz, de 12, tinha mais 18 espaços para entrar. “Muito antes do Porto ser uma moda já eu fazia turismo na minha cidade”, responde de imediato, quando o Público lhes interrompeu o visionamento das obras recentes de Alberto Carneiro e perguntou se costumavam frequentar o Quarteirão das Artes. Carlos Rafael admitiu, no entanto, que estar na Rua Miguel Bombarda em dia de inaugurações simultâneas era uma “mera coincidência”. Quando saíram de casa, em Gaia, tinham como destino os jardins do Palácio de Cristal, mas foram até àquele Bairro por que tem sempre muito que ver.

O ambiente animado que traz as inaugurações simultâneas – e a possibilidade de contactar os artistas que nelas expõem os seus trabalhos – foi por isso uma coincidência feliz que aconteceu à família Rafael. Como, por exemplo, a possibilidade de contactar Valter Hugo Mãe ( “é um escritor famoso”; explica Carlos às filhas) que ontem à tarde assumiu também um papel de curador de artes plásticas. Um papel que, disse ao Público, pretende continuar a encarnar durante os próximos anos.

A exposição CURA 2015, patente na Galeria Artes Solar de Santo António, resultou do desafio lançado por Valter Hugo Mãe a artistas plásticos para trabalharem o tema da “Espiritualidade” nas suas várias linguagens. “Um ‘tópico’ disruptivo e desafiador”, admite Valter, e que devolveu “trabalhos notáveis de artistas como Paulo Damião, Armando Alves e Isabel Lhano ou o brasileiro Nino Cais, inédito em Portugal.

Valter Hugo Mãe mostrou-se muito satisfeito com o resultado, e os artistas agradados com o desafio. Isabel Lhano recebeu a “encomenda” de pintar, ao seu estilo “muito caravaggiano” os ícones religiosos do Sagrado Coração de Jesus e de Maria. Deu-lhes os rostos de personagens da Guerra dos Tronos, e tatuou no peito de Jesus a frase em hebraico “Mãe, se eu soubesse…”. A tradução é feita ao Público pela autora que logo explica o que lhe quer responder “Maria”: “A mãe responde-lhe, a desenhar com os dedos aquele um seis muito satânico, pois meu filho. Eu também fui enganada”. A frase “Je Suis Charlie”, que dominava toda a exposição da Galeria/Livraria Papa-livros faz, pois, todo o sentido.

FONTE: Público
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PORTO - Página 21 Empty AMP aposta no Douro

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 20 Jan 2015 - 10:02

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Um grupo de trabalho para valorizar o Rio Douro, para planeamento urbanístico, oferta de recursos turísticos e promoção da economia, é o resultado do esforço conjunto da Área Metropolitana do Porto e das câmaras de Gaia, Gondomar e Porto.

Segundo comunicado da Área Metropolitana do Porto (AMP), a reunião entre esta entidade e os três municípios para a formação do Grupo de Trabalho de Valorização do Rio Douro resultou de um desafio lançado pelo presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

"Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, respetivamente presidentes das autarquias do Porto e de Gaia, concordaram em iniciar um trabalho conjunto de planeamento urbanístico, oferta de recursos turísticos e promoção das atividades económicas que estejam diretamente relacionadas com o Rio Douro", acrescenta o mesmo texto.

O Grupo de Trabalho de Valorização do Rio Douro - cuja proposta será formalizada no Próximo Conselho Metropolitano do Porto - tem como objetivo requalificar o espaço público das margens do Rio Douro e apostar na mobilidade fluvial e na promoção e expansão da oferta turística, em especial novas rotas de pequeno curso e melhoramento dos ancoradouros.


Discutir a promoção turística das Pontes - em especial, encontrar uma solução sustentável para a Ponte D. Maria) e a criação de um espaço museológico são outros dos objetivos deste grupo de trabalho.

A proposta para este grupo foi feita pelos vereadores de Urbanismo das três câmaras e a Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto.

Fonte: Câmara Municipal do Porto
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Mensagem  zeca Ter 20 Jan 2015 - 10:36

Todos apostam no douro agora... ainda bem é uma das belezas do nosso país  ok
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PORTO - Página 21 Empty Reabilitação chega à Foz Velha e a Lordelo

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 20 Jan 2015 - 12:10

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O presidente da Câmara do Porto confirmou que o Executivo pretende levar a reabilitação urbana à Foz Velha e a Lordelo, reafirmando que as freguesias de Campanhã e do Bonfim também vão ser abrangidas.

Rui Moreira falou dessa possibilidade durante a Assembleia Municipal de ontem à noite, que aprovou, por unanimidade, três propostas relacionadas com a reabilitação urbana: a primeira proposta, sobre incentivos fiscais à reabilitação urbana e à valorização energética respetiva, os quais custarão cerca de 370 mil euros aos cofres municipais este ano; a segunda proposta, alteração à delimitação da área de reabilitação urbana do Centro Histórico e a última fixa as áreas de reabilitação criadas para os Aliados, Cedofeita, Bonfim, Miragaia, Santos Pousada e Lapa.

O presidente da Câmara referiu que "não fazia sentido envolver toda a freguesia de Campanhã numa área de reabilitação urbana". Explicou que "está a decorrer um estudo" prevendo uma para Campanhã e outra abrangendo esta freguesia e uma parte da do Bonfim "Há uma outra área que tem ver com a Foz Velha e outra com Lordelo do Ouro.

Não podemos olhar para esta questão apenas numa perspetiva de isenções fiscais", pois isso, por si só, seria fácil, argumentou.

Na mesma sessão foram também aprovadas, com 36 votos a favor e seis abstenções, as novas taxas de estacionamento para residentes. A proposta aprovada fixa a avença anual para um carro em 100 euros. Anteriormente, as avenças custavam 217 euros, no centro histórico, ou 411 euros, fora dele.

A segunda avença anual para o mesmo residente passa a custar 200 euros e a terceira e seguintes 300 euros. Foram ainda criadas avenças mensais: a primeira é de 10 euros, a segunda de 20 e a terceira e seguintes de 30 euros.

Foi também aprovada, com a abstenção da CDU e do Bloco de Esquerda, a proposta do executivo camarário de cedência gratuita das piscinas municipais de Campanhã ao FC Porto, por um prazo de 25 anos.



Fonte: Camara Municipal do Porto
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PORTO - Página 21 Empty Nunca tantos cruzeiros tinham chegado ao Porto como em 2014

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 20 Jan 2015 - 16:00

PORTO - Página 21 J9wjmx
O porto de Leixões recebeu, em 2014, 78 cruzeiros, mais 11 do que no ano anterior, num total de 64.440 passageiros e uma subida de 39%. O último ano tornou-se assim no "melhor de sempre" de cruzeiros em Leixões, atingindo o objetivo estabelecido pela APDL face ao decréscimo que se havia registado em 2013.

Num curto espaço de tempo, o porto de Leixões volta a ser notícia, por boas razões. Tal como recentemente divulgou o Portal do Porto, em 2014, Leixões registou também um novo máximo de mercadorias movimentadas. Um aumento de 5,3%, que corresponde a 18,1 milhões de toneladas. Os principais destinos das exportações foram Angola, Reino Unido, Argélia, Marrocos  e EUA, de um conjunto de 181 países-destino para onde são exportadas mercadorias como ferro/aço, papel e cartão, paralelepípedos, azulejos e mosaicos, máquinas, entre outros.

Relativamente aos cruzeiros, e segundo comunicado divulgado pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), 44% dos visitantes em 2014 tinham origem britânica, seguindo-se os alemães (16%) e os norte-americanos (15%). Ainda assim, em termos de passageiros 2014 não ultrapassa os 75.613 recebidos durante o ano de 2012. "De referir o grande aumento sentido nos passageiros de nacionalidade francesa e italiana que, juntos, representaram, no ano passado, 8% do total, mais de cinco mil passageiros", revelou a APDL.

De acordo com a administração daquela estrutura, "desde a abertura do novo cais em Matosinhos, Leixões entrou definitivamente na rota dos mais prestigiados navios de cruzeiro, indo ao encontro da sua linha estratégica de afirmação no mercado de cruzeiros". "As perspetivas para 2015 são ainda mais animadoras. No ano de abertura do edifício do terminal de cruzeiros, estão previstos cerca de 90 escalas de navios de cruzeiros e 125 mil visitas entre 83 mil passageiros e 42 mil tripulantes", concretizou a APDL.

FONTE: Câmara Municipal do Porto
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Mensagem  Cristina Nogueira Qua 21 Jan 2015 - 9:20

Aconselho vivamente que evitem passar por esta zona, pois só está com uma via aberto do lado do Rivoli e esta está em péssimas condições para quem anda de mota, filas que começam na Batalha, na rua Passos Manuel, e para quem vem do lado da Estação de S. Bento
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Mensagem  Lima Qua 21 Jan 2015 - 10:44

Cristina Nogueira escreveu:Aconselho vivamente que evitem passar por esta zona, pois só está com uma via aberto do lado do Rivoli e esta está em péssimas condições para quem anda de mota, filas que começam na Batalha, na rua Passos Manuel, e para quem vem do lado da Estação de S. Bento

Obrigado pela informação  bem vindo
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Mensagem  Lima Qua 21 Jan 2015 - 10:47

É como disse, o turismo está em alta  yessss
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PORTO - Página 21 Empty CMP disponibiliza novo serviço online

Mensagem  Cristina Nogueira Qui 22 Jan 2015 - 12:18

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A Câmara do Porto passou a disponibilizar um novo serviço online, através do balcão virtual de atendimento. A Rede de Apoio Topográfico municipal do concelho do Porto está agora acessível a qualquer cidadão através da internet.

Esta rede foi recentemente atualizada e adensada, caracterizando-se por cerca de 260 marcas de bronze distribuídas pelo concelho, cuja localização e informação específica também pode ser consultada.

A Rede de Apoio Topográfico constitui um instrumento essencial para apoio à execução de levantamentos topográficos georreferenciado e constitui um suporte fundamental para o exercício das competências da administração local.

A autarquia portuense solicita ainda aos munícipes que comuniquem à Câmara situações anómalas que possam encontrar, como, por exemplo, uma marca vandalizada ou a inexistência de uma marca indicada.

FONTE: Câmara Municipal do Porto
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Mensagem  LuisFCosta Qui 22 Jan 2015 - 12:49

A cidade do Porto está num bom caminho ok
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