Em 20 anos o chocolate será como o caviar
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10 coisas que tem de saber sobre chocolate
O Chocolate em Lisboa arranca esta quinta-feira com mais de 70 expositores dedicados ao cacau. Para que aproveite melhor a ocasião, a chocolatier Odete Estevão partilha algumas curiosidades.
Bombons, brigadeiros, macarons, trufas e tabletes. Chocolates de diferentes feitos e nacionalidades invadem a capital portuguesa durante quatro dias. A iniciativa Chocolate em Lisboa, de 5 a 8 de fevereiro na Praça de Touros do Campo Pequeno, traz consigo marcas de chocolate nacionais — Chocolataria Equador e Denegro — e internacionais — Callebaut e Valrhona –, com um total de 70 expositores a marcar presença.
Caso pretenda visitar uma feira onde a pasta de cacau adocicada é rainha e senhora, deixamos algumas curiosidades sobre o chocolate, para que possa sair da Praça de Touros com a barriga cheia mas a consciência mais leve. Odete Estevão é nutricionista, presidente e fundadora do Cacau Clube de Portugal, uma organização sem fins lucrativos que leva dez anos de existência e que está associada ao evento, e partilhou com o Observador dez factos sobre aquela que já foi “a bebida dos deuses, um remédio milagreiro e personagem de romances”, como se lê na página oficial do clube.
1. Ponha o alarme: a melhor altura para se chocolate é às 11.00 e às 17.00, porque é quando o palato está limpo de substâncias. Isto significa que “conseguimos saborear melhor o chocolate e perceber os seus aromas”, explica Odete Estevão.
2. Por dia pode-se , em média, até 50 gramas de chocolate, desde que ele tenha pelo menos 70% de cacau. Isto equivale a metade de uma tablete.
3. Achou muito? É que, ao contrário do que se possa , o chocolate não engorda. “O problema é quando as pessoas não comem chocolate bom. Quando isso acontece é sinal de que estão a chocolate com outras gorduras, ao invés de conter manteiga de cacau”, diz Odete. Na opinião da chocolatier, deve-se chocolate com 60 a 75% de cacau para que o açúcar exerça a sua função, isto é, abrir as moléculas voláteis do cacau: “quando partimos o chocolate experimentamos aromas e esses aromas vêm, num sentido químico, com a ajuda do açúcar.” Se um chocolate não tiver açúcar, como acontece com as tabletes acima de 80% de cacau, não tem aromas. “Nós vivemos para os aromas e um bocadinho de açúcar não faz mal a ninguém.”
4. O chocolate provém da semente de cacau, dividida em substância escura (aquilo que dá cor ao chocolate) e em manteiga de cacau, posteriormente transformada em pasta de cacau que serve de base para os chocolates. Só se fala em chocolate quando há açúcar à mistura, mas a base continua a ter vários benefícios porque a semente de cacau tem diferentes minerais e um deles é o potássio, que equilibra o sal que ingerimos a mais. “Um bom chocolate terá uma boa quantidade de potássio, mas não convém comermos muito chocolate só porque comemos muito sal”, brinca Odete Estevão.
5. Mas há mais benefícios: a semente de cacau é composta por polifenólicos, os chamados antioxidantes que têm propriedades antienvelhecimento.
6. Este é mais conhecido, mas não faz mal nenhum recordar: o chocolate é ativante e provoca felicidade. Odete conta que bebe uma caneca de cacau em pó há 20 anos, todos os dias de manhã, e não bebe nem café nem chá. Embora o cacau tenha uma mínima percentagem de cafeína, está munido de teobromina, a substância que estimula as hormonas que nos dão prazer.
7. Lembra-se da velha história de que os doces fazem mal aos dentes? Reveja essa matéria porque quando se come chocolate negro, a parte negra — o que proporciona a cor castanha ao chocolate — tem flúor que é ótimo para os dentes.
8. Leu bem, a parte negra. Se prefere chocolate branco, más notícias: uma tablete deste tipo tem, em média, 3 a 5% de manteiga de cacau, bastante menos do que o chocolate tradicional, razão pela qual Odete não o aconselha.
9. O chocolate varia consoante os terrenos e os países produtores que se encontram na faixa equatorial. Há diferentes sementes, muito à semelhança do que acontece com as castas. São três os principais tipos de cacau: Crioulo, Forasteiro e Trindário.
10. Ainda na mesma lógica dos vinhos, a semente de cacau ganha aromas consoante os países de onde é oriunda e tendo em conta os solos e a temperatura. Por esse motivo, é possível encontrar cacau mais ácido e outro mais floreado, como é o caso do que é proveniente do Madagáscar.
Bombons, brigadeiros, macarons, trufas e tabletes. Chocolates de diferentes feitos e nacionalidades invadem a capital portuguesa durante quatro dias. A iniciativa Chocolate em Lisboa, de 5 a 8 de fevereiro na Praça de Touros do Campo Pequeno, traz consigo marcas de chocolate nacionais — Chocolataria Equador e Denegro — e internacionais — Callebaut e Valrhona –, com um total de 70 expositores a marcar presença.
Caso pretenda visitar uma feira onde a pasta de cacau adocicada é rainha e senhora, deixamos algumas curiosidades sobre o chocolate, para que possa sair da Praça de Touros com a barriga cheia mas a consciência mais leve. Odete Estevão é nutricionista, presidente e fundadora do Cacau Clube de Portugal, uma organização sem fins lucrativos que leva dez anos de existência e que está associada ao evento, e partilhou com o Observador dez factos sobre aquela que já foi “a bebida dos deuses, um remédio milagreiro e personagem de romances”, como se lê na página oficial do clube.
1. Ponha o alarme: a melhor altura para se chocolate é às 11.00 e às 17.00, porque é quando o palato está limpo de substâncias. Isto significa que “conseguimos saborear melhor o chocolate e perceber os seus aromas”, explica Odete Estevão.
2. Por dia pode-se , em média, até 50 gramas de chocolate, desde que ele tenha pelo menos 70% de cacau. Isto equivale a metade de uma tablete.
3. Achou muito? É que, ao contrário do que se possa , o chocolate não engorda. “O problema é quando as pessoas não comem chocolate bom. Quando isso acontece é sinal de que estão a chocolate com outras gorduras, ao invés de conter manteiga de cacau”, diz Odete. Na opinião da chocolatier, deve-se chocolate com 60 a 75% de cacau para que o açúcar exerça a sua função, isto é, abrir as moléculas voláteis do cacau: “quando partimos o chocolate experimentamos aromas e esses aromas vêm, num sentido químico, com a ajuda do açúcar.” Se um chocolate não tiver açúcar, como acontece com as tabletes acima de 80% de cacau, não tem aromas. “Nós vivemos para os aromas e um bocadinho de açúcar não faz mal a ninguém.”
4. O chocolate provém da semente de cacau, dividida em substância escura (aquilo que dá cor ao chocolate) e em manteiga de cacau, posteriormente transformada em pasta de cacau que serve de base para os chocolates. Só se fala em chocolate quando há açúcar à mistura, mas a base continua a ter vários benefícios porque a semente de cacau tem diferentes minerais e um deles é o potássio, que equilibra o sal que ingerimos a mais. “Um bom chocolate terá uma boa quantidade de potássio, mas não convém comermos muito chocolate só porque comemos muito sal”, brinca Odete Estevão.
5. Mas há mais benefícios: a semente de cacau é composta por polifenólicos, os chamados antioxidantes que têm propriedades antienvelhecimento.
6. Este é mais conhecido, mas não faz mal nenhum recordar: o chocolate é ativante e provoca felicidade. Odete conta que bebe uma caneca de cacau em pó há 20 anos, todos os dias de manhã, e não bebe nem café nem chá. Embora o cacau tenha uma mínima percentagem de cafeína, está munido de teobromina, a substância que estimula as hormonas que nos dão prazer.
7. Lembra-se da velha história de que os doces fazem mal aos dentes? Reveja essa matéria porque quando se come chocolate negro, a parte negra — o que proporciona a cor castanha ao chocolate — tem flúor que é ótimo para os dentes.
8. Leu bem, a parte negra. Se prefere chocolate branco, más notícias: uma tablete deste tipo tem, em média, 3 a 5% de manteiga de cacau, bastante menos do que o chocolate tradicional, razão pela qual Odete não o aconselha.
9. O chocolate varia consoante os terrenos e os países produtores que se encontram na faixa equatorial. Há diferentes sementes, muito à semelhança do que acontece com as castas. São três os principais tipos de cacau: Crioulo, Forasteiro e Trindário.
10. Ainda na mesma lógica dos vinhos, a semente de cacau ganha aromas consoante os países de onde é oriunda e tendo em conta os solos e a temperatura. Por esse motivo, é possível encontrar cacau mais ácido e outro mais floreado, como é o caso do que é proveniente do Madagáscar.
Fonte: Observador
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
Cambridge cria chocolate que rejuvenesce
É a melhor notícia de sempre para os mais gulosos. Investigadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) criaram um chocolate que melhora a microcirculação da pele, aumenta a oxigenação da mesma e promove os processos de desintoxicação, garantindo uma pele mais lisa e luminosa.
Tratar da pele nunca foi tão... delicioso. Com 72% de cacau, este chocolate cosmético potencia as propriedade antioxidantes do cacau, um alimento rico em polifenois, acrescentando ao chocolate um dos mais fortes antioxidantes conhecidos: o Astaxanthin, extraído de algas.
A combinação dos elementos antioxidantes naturais do cacau com o extrato de algas, garante "um alimento que nutre a pele por dentro protegendo-a de agentes agressivos e mantendo-a mais luminosa, firme e saudável", dizem os mentores deste produtos cosmético inovador no site oficial do Esthechoc.
O chocolate cosmético foi desenvolvido ao longo de 10 anos e já foi testado clinicamente com patente registada. De acordo com o site oficial da empresa, as pacientes registam efeitos logo após 3 semanas de consumo.
Apenas 38 calorias por barra
O produto vem numa embalagem com 21 lamelas finas de chocolate (de 7,5 gramas) embaladas individualmente, sendo que a dose recomendada é de uma lamela por dia. Além de melhorar a pele e saciar a gula, o Esthechoc ajuda a manter a linha já que possui apenas 38 calorias por barrinha.
Ainda não há previsão da comercialização na Europa, mas segundo a imprensa britânica o chocolate deverá chegar às prateleiras dos estabelecimentos do Reino Unido já no próximo mês. Falta saber se será vendido nas montras de guloseimas ou nas farmácias e nas perfumarias. Ou em ambos os locais.
Tratar da pele nunca foi tão... delicioso. Com 72% de cacau, este chocolate cosmético potencia as propriedade antioxidantes do cacau, um alimento rico em polifenois, acrescentando ao chocolate um dos mais fortes antioxidantes conhecidos: o Astaxanthin, extraído de algas.
A combinação dos elementos antioxidantes naturais do cacau com o extrato de algas, garante "um alimento que nutre a pele por dentro protegendo-a de agentes agressivos e mantendo-a mais luminosa, firme e saudável", dizem os mentores deste produtos cosmético inovador no site oficial do Esthechoc.
O chocolate cosmético foi desenvolvido ao longo de 10 anos e já foi testado clinicamente com patente registada. De acordo com o site oficial da empresa, as pacientes registam efeitos logo após 3 semanas de consumo.
Apenas 38 calorias por barra
O produto vem numa embalagem com 21 lamelas finas de chocolate (de 7,5 gramas) embaladas individualmente, sendo que a dose recomendada é de uma lamela por dia. Além de melhorar a pele e saciar a gula, o Esthechoc ajuda a manter a linha já que possui apenas 38 calorias por barrinha.
Ainda não há previsão da comercialização na Europa, mas segundo a imprensa britânica o chocolate deverá chegar às prateleiras dos estabelecimentos do Reino Unido já no próximo mês. Falta saber se será vendido nas montras de guloseimas ou nas farmácias e nas perfumarias. Ou em ambos os locais.
Fonte: Boas Noticias
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
Re: Em 20 anos o chocolate será como o caviar
Não tem a ver com o tópico inicial, mas para curiosidade dos apreciadores desta iguaria...
O mais puro e chocolate do mundo
Uma barra de 42 gramas custa 230 euros, mas os fabricantes garantem que o "desvario" vale cada cêntimo.
O "To`ak", é assim que se chama, é produzido com sementes raras de cacau plantado no Equador.
As sementes são fermentadas e convertidas em chocolate líquido que depois é moldado à mão.
Cada quadrado contém 81% de cacau e até ficar concluído passa por 36 etapas. No final, é colocado no centro uma semente de cacau que tem de ter entre 7 e 8 mm para encaixar na perfeição.
Um dos sócios do negócio explicou ao Daily Mail que o chocolate é feito a partir da produção de apenas 14 agricultores equatorianos, o que lhes permite acompanhar todo o processo desde a plantação até à embalagem.
Cada pequena barra é colocada numa caixa de madeira onde também são postos duas pinças. Elas servirão ao consumidor para levar o chocolate à boca, evitando assim que a gordura da pele da ponta dos dedos altere o sabor. As pinças de madeira permitem igualmente que o quadrado seja convenientemente levado até ao nariz para que se aprecie o aroma.
No ano passado, apenas foram feitas 574 unidades desta extravagância. Será tão doce na boca como "amarga" na carteira? É uma questão de experimentar.
O mais puro e chocolate do mundo
Uma barra de 42 gramas custa 230 euros, mas os fabricantes garantem que o "desvario" vale cada cêntimo.
O "To`ak", é assim que se chama, é produzido com sementes raras de cacau plantado no Equador.
As sementes são fermentadas e convertidas em chocolate líquido que depois é moldado à mão.
Cada quadrado contém 81% de cacau e até ficar concluído passa por 36 etapas. No final, é colocado no centro uma semente de cacau que tem de ter entre 7 e 8 mm para encaixar na perfeição.
Um dos sócios do negócio explicou ao Daily Mail que o chocolate é feito a partir da produção de apenas 14 agricultores equatorianos, o que lhes permite acompanhar todo o processo desde a plantação até à embalagem.
Cada pequena barra é colocada numa caixa de madeira onde também são postos duas pinças. Elas servirão ao consumidor para levar o chocolate à boca, evitando assim que a gordura da pele da ponta dos dedos altere o sabor. As pinças de madeira permitem igualmente que o quadrado seja convenientemente levado até ao nariz para que se aprecie o aroma.
No ano passado, apenas foram feitas 574 unidades desta extravagância. Será tão doce na boca como "amarga" na carteira? É uma questão de experimentar.
Alex- Mensagens : 2211
Data de inscrição : 19/10/2010
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Marca: : Honda
Modelo: : SW-T400
Re: Em 20 anos o chocolate será como o caviar
o problema é os quilinhos a mais
Júlio_N- Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
AHOLD TESTA OFERTA DE CHOCOLATE FEITO EM IMPRESSORAS 3D
Um supermercado da Ahold em Eindhoven, na Holanda, começou a testar a oferta de produtos feitos à base de chocolate em impressoras 3D, naquela que é, provavelmente, a primeira abordagem comercial a esta tecnologia por parte de uma grande cadeia de distribuição.
O novo serviço usa a impressora uma impressora 3D portátil e permite que os clientes personalizem as suas próprias decorações para pastelaria.
No arranque deste teste, os pasteleiros do supermercado usaram o creme para barrar Nutella da Ferrero, uma vez que já tem uma consistência cremosa e não necessita de ser muito aquecido, o que facilita a impressão 3D. Nos dias seguintes foram utilizadas tabletes de chocolate para formar estruturas tridimensionais mais complexas.
Caso este teste-piloto se revele bem-sucedido, a iniciativa será replicada em 30 outros supermercados do retalhista holandês.
Fonte: Grande ConsumoO novo serviço usa a impressora uma impressora 3D portátil e permite que os clientes personalizem as suas próprias decorações para pastelaria.
No arranque deste teste, os pasteleiros do supermercado usaram o creme para barrar Nutella da Ferrero, uma vez que já tem uma consistência cremosa e não necessita de ser muito aquecido, o que facilita a impressão 3D. Nos dias seguintes foram utilizadas tabletes de chocolate para formar estruturas tridimensionais mais complexas.
Caso este teste-piloto se revele bem-sucedido, a iniciativa será replicada em 30 outros supermercados do retalhista holandês.
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
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Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
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Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
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Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
Estudo associa chocolate a menor risco cardiovascular
Investigadores britânicos afirmaram esta segunda-feira que o consumo de chocolate pode "estar associado" a uma redução do risco de doenças cardiovasculares, mas não apresentaram qualquer prova de uma ligação direta entre o cacau e artérias saudáveis.
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
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