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Radares em Lsboa vão estar todos a funcionar em Janeiro

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Mensagem  Júlio_N Qua 29 Out 2014 - 22:07

Os radares de velocidade na cidade de Lisboa vão estar a funcionar em pleno em Janeiro do próximo ano, garantiu hoje o presidente da câmara da capital, António Costa.

"Os radares foram um investimento importante do município e estão inoperacionais. Se não estão todos, estão praticamente todos. Não sei porque é que a câmara não resolve problemas e põe os radares a funcionar"

"As avarias dos radares estão em reparação. Em Janeiro, a reparação estará concluída e reposto o seu funcionamento", disse o autarca, na reunião camarária que se realizou hoje à tarde.

António Costa respondia a uma questão colocada pelo vereador do PSD António Prôa.

"Os radares foram um investimento importante do município e estão inoperacionais. Se não estão todos, estão praticamente todos. Não sei porque é que a câmara não resolve problemas e põe os radares a funcionar", questionou António Prôa.

A cidade de Lisboa conta com 21 radares, que começaram a funcionar a 16 de Julho de 2007, com algumas alterações posteriores ao limite de velocidade, como foi o caso da Avenida Infante D. Henrique, onde devido a uma petição pública o limite de 50 quilómetros/hora foi alterado para 80.

Os dispositivos estão instalados nas Avenidas das Descobertas, da Índia, Cidade do Porto, Brasília, de Ceuta, Infante Dom Henrique, Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Gago Coutinho e nos Túneis do Campo Grande, do Marquês de Pombal e da Avenida João XXI - onde o limite de velocidade é de 50 quilómetros/hora (km/h)- e ainda na Radial de Benfica, na Segunda Circular e no prolongamento da Estados Unidos da América, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.

Exibindo imagens ilustrativas, o social-democrata questionou ainda o executivo em relação ao "deficiente funcionamento dos semáforos na cidade de Lisboa" e ao "estacionamento abusivo" em segunda fila.

"É um problema que permanece e que urge ser resolvido. Dificilmente se compreende falta de intervenção na cidade de Lisboa", afirmou.

Em resposta, António Costa admitiu que a empresa que está encarregue da manutenção dos semáforos ainda não está a fazê-lo como deveria e aconselhou o vereador do PSD a ligar para o número telefónico das avarias sempre que encontrar um semáforo avariado.

Relativamente ao estacionamento em 2.ª fila, disse que a sua fiscalização é difícil com o actual número de efectivos da Polícia Municipal, mas anunciou que será aberto um novo curso de formação em breve.

fonte: Agencia Lusa/SOL 29/10/2014 20:19:21
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Radares em Lsboa vão estar todos a funcionar em Janeiro Empty Radares de Lisboa "em funcionamento" mas em menos vias do que em 2007

Mensagem  Júlio_N Seg 12 Jan 2015 - 10:53

A lista atual de equipamentos não inclui algumas vias contempladas aquando da instalação, em 2007, mas está em funcionamento apesar das avarias do ano passado.

A rede de radares de controlo de velocidade de Lisboa, que apresentava avarias no ano passado, "está em funcionamento", segundo a Câmara, mas a lista atual de equipamentos não inclui algumas vias contempladas aquando da instalação, em 2007.

Numa informação escrita enviada à agência Lusa, a autarquia indicou que a rede de radares na cidade, que impõem limites de 50 ou 80 quilómetros/hora, "compreende agora" as avenidas da Índia, Brasília, Infante D. Henrique, Marechal António Spínola (denominação atribuída em 2010 ao prolongamento da Avenida Estados Unidos da América até Chelas), da República (Entrecampos) e das Descobertas, a Radial de Benfica, o Campo Grande, a Segunda Circular e os túneis do Marquês de Pombal e João XXI e referiu que cada eixo tem "um ou mais radares instalados".

O município não especificou o número total de radares ativos, que inicialmente ascendia a 21. Na altura, foram também instalados equipamentos nas avenidas Cidade do Porto, de Ceuta, Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Almirante Gago Coutinho.

Em outubro, o presidente da Câmara, António Costa, informou que os radares estavam a ser alvo de uma reparação que ficaria concluída em janeiro, mês em que seria, assim, "reposto o seu funcionamento".

"A rede de radares está em funcionamento", tendo sido alvo, "em primeiro lugar, de uma avaliação da sua estrutura e objetivos", informou agora a Câmara, sem apontar a data de conclusão desta intervenção.

De acordo com o município, foram posteriormente "implementadas as necessárias reparações em termos de radares (e respetivas aferições por entidade certificada), caixas de suporte, infraestrutura de comunicação com a central da polícia municipal, assim como dos painéis de sinalização de aviso de presença de controlo de velocidade".

Porém, a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) alerta para as constantes avarias na rede.

"Os radares, se existem, devem estar a funcionar como qualquer equipamento de segurança ou qualquer equipamento urbano. Se eles estão cá e se custaram dinheiro [com] a sua implementação, então não faz sentido estarem vandalizados, não terem manutenção e não servirem para nada", afirmou à Lusa Luís Escudeiro, formador em condução defensiva da ACA-M.

A Lusa constatou no local que os radares localizados na Segunda Circular junto à Rua Carolina Michaelis e na Radial de Benfica (sentido Sete Rios-IC19) se encontravam, na sexta-feira, vandalizados (com o vidro partido e com tinta), tendo o painel de aviso desligado.

Com o painel inativo estavam também os radares nas avenidas Almirante Gago Coutinho (sentido aeroporto-Areeiro) e de Ceuta (sentido Campolide-Alcântara).

Já o radar da Segunda Circular junto à saída para a rotunda do Relógio aparentava estar em boas condições, com o aviso luminoso ativo.

O comandante da Polícia Municipal, André Gomes, explicou que "um painel pode ter a lâmpada fundida e o radar estar a funcionar na mesma".

O comandante indicou que, em caso de excesso de velocidade, o dono da viatura da matrícula detetada é notificado.

Porém, "em caso de dúvida, anula-se" a operação, isto é, quando nas imagens aparece mais do que uma matrícula e não é possível distinguir quem comete a contraordenação.

Luís Escudeiro considerou que "muitos condutores terão a experiência de terem passado a uma velocidade excessiva e nunca lhes ter acontecido nada", devido à "falta de capacidade [do sistema] de processar todas as infrações".
FONTE: Agencia Lusa/Diário de Noticias_12.01.2015
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