CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmara de Braga não autoriza cobrança de multas de estacionamento

2 participantes

Ir para baixo

Câmara de Braga não autoriza cobrança de multas de estacionamento Empty Câmara de Braga não autoriza cobrança de multas de estacionamento

Mensagem  Júlio_N Sex 20 Mar 2015 - 13:14

Câmara de Braga não autoriza cobrança de multas de estacionamento 15wgnr7
Empresa concessionária está a enviar facturas a condutores com contra-ordenações por não pagarem parquímetros, algo que a autarquia diz ser seu exclusivo

As cartas que a concessionária do estacionamento nas ruas de Braga está a enviar a automobilistas com contra-ordenações por não terem pago a taxa de utilização dos parquímetros é ilegal. A garantia é da autarquia, que deixa clara a sua posição numa carta enviada à ESSE – Estacionamento Subterrâneo e à Superfície, esta quarta-feira, depois de ter tido conhecimento da nova prática da empresa. A Câmara ameaça agora com acções legais contra a firma se a situação não for alterada.

O contrato de concessão entre a autarquia e a ESSE prevê que é a empresa quem tem o dever de fiscalização da área de estacionamento, arrecadando, por isso, o dinheiro pago pelos automobilistas nos parquímetros. A concessionária tem também o direito de levantar autos de notícia e avisos de pagamento a quem não pagar a taxa de utilização, cujo valor deve ser pago no prazo máximo de 72 horas, revertendo também para a firma. A partir daí, a falta de pagamento dá origem a um processo de contra-ordenação, que passa a ser da responsabilidade do município.

Nas últimas semanas — e depois de uma série de decisões judiciais que limitavam a autoridade das autarquias em poderem cobrar multas pela falta de pagamento do estacionamento em áreas com parquímetros — a ESSE começou a contactar os condutores que não pagam a taxa de utilização do parquímetro e que já estavam em processo de contra-ordenação. Nessas cartas, os automobilistas eram intimados a fazer o pagamento destas coimas directamente junto da empresa. Terão sido enviadas 40 mil facturas, nas últimas semanas, juntamente com a indicação de que, no caso de não pagamento, a multa será enviada para tribunal para cobrança forçada, podendo chegar a haver penhora de bens para o pagamento.

A nova prática da ESSE não caiu bem junto da autarquia e levou o presidente da Câmara, Ricardo Rio, a escrever à empresa, exigindo que termine com a cobrança directa das multas. “A ESSE não poderia nunca adoptar este procedimento sem uma autorização expressa do concedente município”, escreve o autarca na missiva a que o PÚBLICO teve acesso. Rio lembra os termos do Cadernos de Encargos e do Contrato de Concessão, mediante os quais a verba resultante dos processos de contra-ordenação é uma receita do município, concluindo que a “alteração unilateral” dos procedimentos por parte da ESSE “consubstancia uma grave lesão do interesse público municipal”.

“Deverão, assim, abster-se de tentar a cobrança directa das taxas que não sejam pagas atempadamente”, exige o presidente da Câmara de Braga, garantindo que, caso a situação de mantenha, o município vai “actuar, no limite das suas prerrogativas legais e contratuais, para repor a legalidade”.

Este é o último episódio de uma batalha que se prolonga desde o final de 2013 quando o novo executivo municipal bracarense, presidido por Ricardo Rio, anulou o alargamento da concessão do estacionamento a mais 27 ruas da cidade, que tinha sido decidido na fase final do mandato anterior, sob liderança de Mesquita Machado. A ESSE apresentou, então, um pedido de indemnização no valor de 61 milhões de euros, relativo a verba que não iria arrecadar por causa da alteração do mapa da concessão. No Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, correm outros dois processos relativos ao estacionamento na cidade, resultantes de acções populares de cidadãos que contestam o pagamento dos parquímetros à concessionária.

Fonte: Público
Júlio_N
Júlio_N

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Câmara de Braga não autoriza cobrança de multas de estacionamento Empty Multas regressam para quem não paga parcómetros em Braga

Mensagem  Cristina Nogueira Sex 18 Set 2015 - 12:11

Câmara de Braga não autoriza cobrança de multas de estacionamento 90okt0


A ESSE, empresa concessionária do estacionamento à superfície em Braga e Espinho, vai recomeçar a enviar para o Tribunal Cível faturas de dez euros para que quem não pagou parcómetros o faça, agora, coercivamente.

"Vamos enviar mais de mil em Braga", disse, ao JN, a advogada da ESSE, Maria Sequeira, do escritório de João Magalhães, sublinhando que alguns milhares se seguirão. A jurista sustenta que o envio decorre da recente rejeição pelo Tribunal Administrativo do Norte de uma providência cautelar pedindo a suspensão do pagamento nas 27 ruas que corresponde a um alargamento da concessão inicial de 63: "A rejeição significa que a ESSE tem direito a cobrar, também nestas artérias, o serviço que presta".

FONTE : JN
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos