CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmara de Braga revoga alargamento de estacionamento pago no centro

Ir para baixo

Câmara de Braga revoga alargamento de estacionamento pago no centro Empty Câmara de Braga revoga alargamento de estacionamento pago no centro

Mensagem  Arauto Seg 28 Out 2013 - 17:50

Câmara de Braga revoga alargamento de estacionamento pago no centro



A Câmara Municipal de Braga revogou o alargamento do estacionamento pago à superfície a mais 27 ruas e a decisão de expropriar prédios contíguos às Convertidas, dando assim cumprimento a duas promessas eleitorais da nova maioria.

Câmara de Braga revoga alargamento de estacionamento pago no centro Iiim
Hoje, em conferência de imprensa, após a primeira reunião do executivo agora liderado pelo social-democrata Ricardo Rio, a oposição socialista apelidou a revogação do alargamento da zona de parquímetros no centro da cidade "medida populista" e lamentou não terem sido apresentadas alternativas, pelo que se absteve.

Quanto à revogação da expropriação de dois prédios vizinhos da Casa das Convertidas para ali concretizar o projeto da Pousada da Juventude, esta decisão foi aprovada pela Coligação Juntos por Braga em consonância com o vereador da CDU, mas com o voto contra dos vereadores socialistas.

"É uma medida populista e devia ter sido apresentada uma alternativa porque interfere com uma questão que é muito cara ao município, a mobilidade. Entendemos que o alargamento podia ser revisto mas de uma outra forma", afirmou o líder da oposição socialista na autarquia, Vítor Sousa, sobre a revogação do estacionamento pago em 27 artérias da cidade.

Já quanto à questão do projeto para a Casa das Convertidas, Ricardo Rio explicou que os 3 milhões de euros que seriam gastos naquela expropriação podem agora ter "outras aplicações" mais urgentes.

"Entendemos que não era estratégico para a Câmara Municipal de Braga adquirir aqueles terrenos, nem nos convenceu o argumento que aquele era o melhor sítio para a Pousada da Juventude", explicou Ricardo Rio.

Além disso, "todo o processo de aquisição daqueles prédios foi tudo menos transparente", salientou o autarca, aludindo à participação na votação de decidiu pela expropriação dos referidos prédios do anterior presidente da Câmara, Mesquita Machado, uma vez que o negócio poderia beneficiar parentes deste.

Para os vereadores socialistas a referida expropriação é um "ato consumado", pelo que não é possível a revogação.

"Há já uma sentença judicial, datada de 11 de outubro, que esclarece que a expropriação daqueles prédios é já uma realidade", afirmou Vítor Sousa.

No entanto, o presidente da autarquia bracarense explanou que "agora o que o tribunal tem que avaliar é uma decisão administrativa do executivo que revoga a expropriação" dos ditos prédios.

"Ainda assim reafirmo que enquanto for possível inverter ou anular aquele negócio este executivo vai bater-se por isso", prometeu Rio.

Sobre a Pousada de Juventude, o autarca adiantou que "vão agora ser equacionadas outras localizações" e que aquela valência "continua a ser uma prioridade" para a cidade.

"Uma das localizações que nos merece especial agrado é o edifício da antiga escola Francisco Sanches", apontou o autarca.
Publicado a 28 outubro 2013
Arauto
Arauto
Vice-Presidente

Mensagens : 5683
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos