CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Douro

+18
LuisFCosta
Cristina Nogueira
A.Pereira
Júlio_N
Ziggy
zeca
FSousa
costalemos
morfreita
yoshi
Yara
Igor81
Alex
sousal
Sympatica
zelito
SW47
Bárbara Perdigão
22 participantes

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Douro lança rede mundial de Património da Humanidade

Mensagem  Cristina Nogueira Sex 27 Mar 2015 - 14:41

     Douro - Página 5 Wkhhds
O projecto “World Generation” vai avançar com a criação de uma rede de cooperação entre regiões Património Mundial que se espalham pelo mundo, através de um conjunto de actividades e eventos realizados em parceria.

A associação “Douro Generation” vai lançar um “projecto-piloto” que ambiciona revolucionar, preservar, valorizar e promover os sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

O projecto denomina-se “World Generation” e vai criar uma rede de cooperação entre regiões Património Mundial que se espalham pelo mundo, através de um conjunto de actividades e eventos realizados em parceria.

“A nossa ideia é pôr vários bens culturais, a nível mundial, em contacto”, refere António Martinho, presidente da Douro Generation, frisando que o objectivo é “promover o intercâmbio tecnológico, científico, educacional, cultural e ambiental, favorecer a partilha de boas práticas, proporcionar o encontro entre os países e fomentar o trabalho em rede, valorizar os recursos endógenos e dinamizar actividades económicas e sociais”.

A rede de cooperação a estabelecer será entre Portugal, Áustria, Espanha, França, Hungria, Itália e Suíça, no continente europeu, e contempla outros países como Brasil, Cabo Verde, China, Filipinas, Índia e Moçambique.

Numa primeira fase do projecto, vão realizar-se no Douro Património Mundial da UNESCO desde 2001 um conjunto de acções que visam “fomentar a preservação, a valorização e promoção da riqueza histórica, cultural, ambiental e socioeconómico”.

Douro em debate
A primeira iniciativa da associação “Douro Generation” tem lugar no sábado, no Morgadio da Calçada, em Sabrosa e faz parte de um ciclo de encontros de reflexão sobre o Douro. Conta com a parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Ao todo serão quatro encontros subordinados aos temas “O Douro em mudança”, “Patrimónios e Recursos Durienses”, “O Douro e o turismo” e as “Políticas e as instituições do Douro”.

“O espírito dos Encontros é, sobretudo, debater o Douro no Douro, de uma forma muito informal, juntando cerca de 25 a 30 pessoas em cada encontro”, diz à Renascença o vice-reitor para o Planeamento, Estratégia e Organização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Artur Cristóvão.

“É tentar gerar uma consciência mais alargada dos desafios do Douro, dos problemas, dos progressos, dos projectos necessários, porque ao aproximar as pessoas gera-se mais capacidade de trabalho e criam-se sinergias”, reforça.

Os Encontros de Reflexão sobre o Douro é uma reedição de “O Douro em debate - Encontros na Casa da Calçada”, que se realizou entre 1998 e 1999.
Fonte: Rádio Renascença
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Histórias de vida da Folgosa do Douro contadas em jornal

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 14 Abr 2015 - 14:35

     Douro - Página 5 2sbmibl
As histórias de vida dos habitantes da Folgosa do Douro, no concelho de Armamar, estão a ser salvaguardadas através da sua publicação num pequeno jornal, que é também um projecto de investigação científica.

Com o rio Douro a seus pés, a Folgosa, no distrito de Viseu, tem cerca de 450 habitantes, alguns dos quais ainda têm bem presentes os hábitos, as tradições e os costumes de outras épocas. Este património imaterial é mostrado no jornal "Vozes da Folgosa", um projecto que acredita que a partilha de histórias de vida não serve só para a divulgação de uma terra e dos seus costumes, mas também para "a consolidação de laços de fraternidade entre os participantes, a concertação comunitária e a construção de uma identidade".

O jornal - que nasceu em 2014 - não pretende dar notícias da actualidade, mas sim do passado, contribuindo "para a construção de uma memória colectiva" com o envolvimento das pessoas da aldeia, explicou Ricardo Cardoso, um dos mentores do projecto, que está a fazer um doutoramento nesta área.

Juntamente com familiares e amigos, o assistente social criou uma associação de intervenção social, cultural e desenvolvimento comunitário sem fins lucrativos, a Nós e Vozes, no seio da qual nasceu o jornal.

Na sua opinião, este projecto permite às pessoas da aldeia perceberem "que são capazes de construir a sua história e, a partir daí, serem mais capazes de, activamente, viverem a sua cidadania". "A forma como as pessoas receberam o projecto e se vêem nele é gratificante para nós e faz-nos pensar que estamos no bom caminho", referiu Mara Cardoso, irmã de Ricardo, que é a directora do jornal e que conta na sua equipa com o pai, a mãe e uma tia. Segundo a socióloga, as histórias de vida permitem "olhar para as pessoas de uma forma diferente".

"Às vezes, temos a ideia de que aquela pessoa sempre foi rica ou esteve muito bem na vida, mas depois quando vamos ler a história de vida percebemos que não foi bem assim, que foi uma pessoa que andou descalça, que passou muita fome, que trabalhou em muitos sítios, desde muito pequenino", exemplificou.

A história de Arsénio Peixoto, de 72 anos, é uma das que já foi contada no jornal. Com "dez ou onze anitos", já trabalhava de noite na padaria dos pais e, de dia, ia para a escola. Quando deixou a escola, começou "a trabalhar com a picareta" na abertura da estrada de acesso à freguesia.

Um período marcante da vida de Arsénio Peixoto foi o que viveu no Lobito, em Angola, onde trabalhou numa empresa de refrigerantes e de confeitaria e começou a praticar futebol. "Ou jogava a guarda-redes ou a defesa esquerdo. Se fosse hoje, era capaz de ter um bom futuro", afirmou.

Com a guerra, em 1961, regressou a Portugal e teve vários ofícios até ter ficado efectivo na EDP. "Nunca tive medo de todo o trabalho que me apareceu pela frente. Todos os patrões por onde passei ficavam chateados quando eu tinha que sair. Mas eu procurava sempre o melhor, eram seis filhos, a vida era ruim e tinham que se criar", justificou.

O jornal também já deu a conhecer a história de Maria Augusta Rodrigues, filha do último barqueiro do rio, que aparece na capa do jornal com o título "Menina traquina, mulher decidida". Aos 80 anos, Maria Augusta ainda fala com um pouco de vergonha das suas traquinices de infância, como aquelas que fazia à noite, no caminho entre a sua casa e a da avó materna.

"Enchia a abada de pedras e atirava-as para cima dos telhados das velhas", contou, acrescentando que um dia foi descoberta, ficou fechada no quarto de castigo, mas fugiu depois de partir os vidros de uma clarabóia. Devido a tanta traquinice, a mãe e a avó levaram-na a "um bruxo que havia em Armamar". Pelo caminho, ainda saltou da burra e fugiu pelo pinhal, mas acabou por ser encontrada.

Na memória da idosa estão também os tempos em que ia a pé para Moimenta da Beira e Tabuaço com outra rapariga vender peixe e, no regresso a casa, já de noite, se escondiam quando viam as luzes dos carros, com medo que "alguém fizesse mal".

O jornal tem uma secção dedicada ao património, onde já foi referida, por exemplo, a importância que teve a Quinta dos Frades e a Barragem de Bagaúste para os habitantes da aldeia.

Os emigrantes têm também um cantinho no jornal, tal como receitas tradicionais, lendas, cantares e recriações do que foi o dia-a-dia da aldeia.

"O nosso objectivo é o de que o jornal seja um exemplo para que outras aldeias, outras freguesias ou vilas adaptem este formato de se contar a história do território", frisou Ricardo Cardoso.

Fonte: Agencia Lusa/Publico
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty N222 - A melhor estrada do mundo é portuguesa!

Mensagem  Cristina Nogueira Qua 22 Abr 2015 - 11:47

A “melhor estrada do mundo” tem vista para o Douro


     Douro - Página 5 Mbhi5v


Troço da N222 entre Peso da Régua e Pinhão acaba de ser declarado 'World Best Driving Road'. E não é por acaso: esta lista mundial das melhores estradas para conduzir baseia-se numa fórmula científica.

Em 27 quilómetros sucedem-se 93 curvas, algumas bem apertadas, outras mais suaves, e que são intercaladas por rectas relativamente longas. Esta podia ser apenas mais uma estrada sinuosa do interior de Portugal, mas acaba de ser considerada a melhor do mundo para conduzir. Trata-se da N222, no troço que liga Peso da Régua ao Pinhão, com o rio Douro sempre como companhia ao longo de todo o percurso. A escolha, divulgada esta quarta-feira, foi feita pela empresa de aluguer de automóveis Avis e tem por base uma fórmula desenvolvida por um físico teórico.

A eleição da N222 como “a melhor estrada do mundo” tem por base a diversidade daquele traçado. Os organizadores desta competição internacional valorizaram a sensação criada pela alternância entre uma condução mais exigente e desportiva das curvas apertadas e as longas rectas, que permitem uma vista privilegiada sobre o rio e os socalcos do Douro. Os desníveis da via e a paisagem também contribuíram para a escolha que agora é tornada pública.

A decisão da Avis tem uma base teórica. A empresa pediu ao físico quântico Mark Hadley, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, para desenvolver uma fórmula que permitisse definir os critérios através dos quais se escolheria a “World Best Driving Road”. O cientista criou o Índice de Condução Avis onde combina uma análise da geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média e aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias.

A fórmula de Hadley foi depois testada, em parceria com o designer de circuitos de Fórmula 1 Hermann Tilke e o criador de montanhas-russas John Wardley. Esse trabalho permitiu concluir que o índice ideal é de 10:1, ou seja dez segundos de condução em linha reta para cada segundo gasto numa curva. Com uma relação 11:1, a N222, oferece as melhores condições de condução em todo o mundo, uma experiência vivida este mês pelos jornalistas da FUGAS e que será contada no próximo número.

A fórmula da Avis foi aplicada a um total de 25 estradas localizadas um pouco por todo o mundo, do Reino Unido a França, no Japão e Austrália, passando pela Argentina e Estados Unidos. Além da ligação entre a Régua e Pinhão, Portugal teve outras duas estradas selecionadas para o teste, a N267, entre São Marcos da Serra e Monchique, no Algarve, e a N247 entre Sintra e a Praia das Maçãs, que tiveram desempenhos mais modestos.

Atrás da estrada entre a Régua e o Pinhão ficaram a Big Sur, na Califórnia (EUA), e a A535, no Reino Unido, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente. A classificação da Avis deu também destaque à Nihon Romantic Highway no Japão, repleta de curvas fechadas; a estrada da Costa Amalfitana (Itália), com um impressionante índice de 1 segundo em curva por casa segundo em recta. Em sentido contrário, a Overseas Highway, na Flórida (EUA) tem um índice 1240:1, proporcionando uma condução de baixa intensidade.
Fonte: Fugas Público
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  Alex Qua 22 Abr 2015 - 11:51

Fantástico pensar1
Alex
Alex

Mensagens : 2211
Data de inscrição : 19/10/2010
Localização : Coimbra
Marca: : Honda
Modelo: : SW-T400

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  Lima Qua 22 Abr 2015 - 14:26

VEJAM ESTA DESCRIÇÃO QUE ESTÁ FANTÁSTICA
Lima
Lima
Sócios

Mensagens : 1884
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Carvalhos / Alfândega da Fé
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 250

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  Pleota75 Qui 23 Abr 2015 - 18:28

Percurso desenhado:

     Douro - Página 5 24ywozm






Mais um video desta bela N222 (Régua - Pinhão)



Pleota75
Pleota75

Mensagens : 491
Data de inscrição : 19/04/2013
Localização : Vila Real
Marca: : Gilera
Modelo: : Fuoco 500

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  X-MAX Sex 24 Abr 2015 - 12:04

Uma pessoa perde-se nessas paisagens com a beleza dela
X-MAX
X-MAX

Mensagens : 636
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 125

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  Lima Seg 27 Abr 2015 - 14:01

Uma bela imagem não necessita de mais palavras Very Happy

     Douro - Página 5 34fiqoj
Lima
Lima
Sócios

Mensagens : 1884
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Carvalhos / Alfândega da Fé
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 250

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  Cristina Nogueira Seg 27 Abr 2015 - 19:37

Lima escreveu:Uma bela imagem não necessita de mais palavras  Very Happy

     Douro - Página 5 34fiqoj

Bonita foto Very Happy
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  SW47 Seg 27 Abr 2015 - 22:15

Cristina Nogueira escreveu:
Lima escreveu:Uma bela imagem não necessita de mais palavras  Very Happy

     Douro - Página 5 34fiqoj

Bonita foto Very Happy

Fantástica foto ok
SW47
SW47

Mensagens : 4088
Data de inscrição : 14/09/2010
Localização : Oliveira de Azemeis
Marca: : Honda
Modelo: : Antes PCX- Agora :SW T-400

Ir para o topo Ir para baixo

     Douro - Página 5 Empty Re: Douro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos