Seguro automóvel tem mais de metade das reclamações do sector
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Seguro automóvel tem mais de metade das reclamações do sector
Em 2013, os portugueses apresentaram ao ISP mais de quatro mil reclamações relacionadas com seguros automóvel.
No ano passado, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ISP) recebeu 9.953 reclamações relacionadas com o sector segurador. Este número tornado público esta quarta-feira no Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado do ISP representa um acréscimo de 4% face ao total de 9.590 queixas examinadas em 2012.
Segundo o documento publicado pela entidade liderada por José Almaça, o ramo automóvel continua a ser o principal alvo de queixas por parte dos consumidores nacionais. Apesar do número de reclamações deste âmbito até ter sofrido uma diminuição de 18,9% face ao verificado no ano anterior, representou mais de metade do bolo global de queixas. No total, o ramo automóvel foi alvo de 4.081 reclamações em 2013, o que equivale a 50,6% da totalidade de situações analisadas pelo ISP. Já os seguros de incêndio e outros danos foram a segunda matéria mais reclamada, com um total de 1.556 queixas.
O relatório do ISP revelou ainda que a maioria das reclamações (57%) não foram feitas inicialmente ao operador, mas foram sim apresentadas directamente ao regulador. Já o livro de reclamações dos operadores foi o meio escolhido para a exposição de 23% das queixas.
O Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado revela ainda que foram levadas a cabo 983 acções de supervisão por parte do ISP. Desse total, 996 foram realizadas à distância ("off site") e 123 no local ("on site"). Na análise aos anúncios e publicidades, foram detectadas 91 acções irregulares detectadas em 20 anúncios, o que representa uma média de 4,5 situações irregulares em cada anúncio.
No período em análise, o ISP instaurou 64 autos de contraordenação, ligeiramente abaixo dos 69 verificados em 2012. Verificou-se que os processos sobre acidentes de trabalho continuam a predominar com 27 situações, número igual aos autos relativos à actividade de mediação de seguros.
FONTE: Diário Económico
No ano passado, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ISP) recebeu 9.953 reclamações relacionadas com o sector segurador. Este número tornado público esta quarta-feira no Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado do ISP representa um acréscimo de 4% face ao total de 9.590 queixas examinadas em 2012.
Segundo o documento publicado pela entidade liderada por José Almaça, o ramo automóvel continua a ser o principal alvo de queixas por parte dos consumidores nacionais. Apesar do número de reclamações deste âmbito até ter sofrido uma diminuição de 18,9% face ao verificado no ano anterior, representou mais de metade do bolo global de queixas. No total, o ramo automóvel foi alvo de 4.081 reclamações em 2013, o que equivale a 50,6% da totalidade de situações analisadas pelo ISP. Já os seguros de incêndio e outros danos foram a segunda matéria mais reclamada, com um total de 1.556 queixas.
O relatório do ISP revelou ainda que a maioria das reclamações (57%) não foram feitas inicialmente ao operador, mas foram sim apresentadas directamente ao regulador. Já o livro de reclamações dos operadores foi o meio escolhido para a exposição de 23% das queixas.
O Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado revela ainda que foram levadas a cabo 983 acções de supervisão por parte do ISP. Desse total, 996 foram realizadas à distância ("off site") e 123 no local ("on site"). Na análise aos anúncios e publicidades, foram detectadas 91 acções irregulares detectadas em 20 anúncios, o que representa uma média de 4,5 situações irregulares em cada anúncio.
No período em análise, o ISP instaurou 64 autos de contraordenação, ligeiramente abaixo dos 69 verificados em 2012. Verificou-se que os processos sobre acidentes de trabalho continuam a predominar com 27 situações, número igual aos autos relativos à actividade de mediação de seguros.
FONTE: Diário Económico
Júlio_N- Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650
Re: Seguro automóvel tem mais de metade das reclamações do sector
Maioria das reclamações neste País vão para debaixo do tapete....
MarioSantos- Mensagens : 2976
Data de inscrição : 16/12/2010
Localização : Espinho
Marca: : Yamaha / BMW
Modelo: : Majesty 250 / GS 800
Re: Seguro automóvel tem mais de metade das reclamações do sector
O cidadão português reclama, reclama, mas resultados não vejo nenhuns, a maioria das entidades lá de cima vivem à base da corrupção, como é que o pequeno cá em baixo vai ser atendido a uma reclamação!
LuisFCosta- Mensagens : 443
Data de inscrição : 14/08/2014
Localização : Porto
Marca: : BMW
Modelo: : C650 GT
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