Como resolver oito problemas no multibanco?
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Como resolver oito problemas no multibanco?
Porque o CMN não fala só de motos, também quer informar/ajudar, aqui fica mais um artigo que pode interessar a algum companheiro.
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Quer seja para levantar dinheiro, consultar o saldo bancário ou pagar as contas do mês, quase todas as pessoas vão, pelo menos, uma vez por semana a uma caixa de multibanco. No ano passado (2014) a rede multibanco processou 1,8 mil milhões de operações, que envolveram um total de 94,5 mil milhões de euros, os valores mais altos desde que há registos, de acordo com Relatório dos Sistemas de Pagamentos, do Banco de Portugal.
Apesar de serem muito práticas e permitirem inúmeras operações, as caixas de multibanco não são imunes à ocorrência de problemas, nomeadamente, se o cartão ficar preso ou se entregar um valor diferente daquele que foi solicitado. Saiba como lidar com alguns problemas nas caixas de multibanco, de acordo com o caderno “Terminais de pagamento e caixas automáticos”, do Portal do Cliente Bancário, do Banco de Portugal.
1. Cartão não devolvido
Este é, talvez, um dos problemas mais frequentes. Os motivos que podem levar o cartão a ficar preso na caixa são os seguintes: cartão em lista negra; tentativas de colocar o PIN excedidas; cartão expirado; cartão inválido; ataque contra o sistema, captura por avaria da caixa automática ou captura por ordem do banco que emitiu o cartão.
O que fazer?
Nestes casos, deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para resolverem o problema.
2. Caixa indica para retirar o cartão, mas este não sai
Quando, no final da operação, a caixa multibanco dá indicação para retirar o cartão, mas este não sai, significa que o mecanismo de entrega do cartão ao cliente não funcionou adequadamente.
O que fazer?
Aguarde uns minutos e informe a instituição emissora do cartão, sem abandonar o local, pois poderá tratar-se de uma tentativa de fraude.
3. Demorou muito tempo a realizar as operações
As caixas automáticas de multibanco têm determinados tempos para a realização de diferentes operações, se não cumprir esses tempos as operações são interrompidas.
O que fazer?
Ter calma porque irá aparecer uma mensagem que indica que o tempo terminou e o cartão será novamente entregue ao cliente. Poderá, então, repetir a operação.
4. Terminou o tempo para retirar o cartão
Se já tiver terminado o tempo disponível para a retirada do cartão, mas não o tiver feito, este será retido por motivos de segurança.
O que fazer?
Dirigir-se à agência da caixa automática, que poderá devolver o cartão mediante alguns procedimentos, como a identificação do cliente e autorização da agência onde a conta está domiciliada. Se não for possível entregarem-lhe o cartão, dirija-se à instituição emissora do cartão para resolver o problema.
5. Valor de notas entregue diferente do solicitado
Imagine que foi ao multibanco para levantar 50 euros, mas só lhe entregam 20 euros. Uma situação destas poderá ocorrer devido a uma falha na contagem de notas.
O que fazer?
Dirija-se à instituição emissora do cartão, com o talão da operação e solicite a regularização da situação. Se não tiver o talão, terá de identificar o local onde se encontra a caixa multibanco, bem como a data e hora da realização da operação.
6. Não retirou as notas no tempo definido
Por uma questão de segurança, as caixas de multibanco têm um tempo definido para que o cliente possa retirar as notas. Se não o fizer durante esse tempo estipulado, a caixa irá recolhê-las como medida de prevenção.
O que fazer?
O valor do levantamento será regularizado na conta, mas deverá comunicar a situação à instituição emissora do cartão.
7. Caixa não consegue ler o cartão introduzido
Nos casos em que a caixa não consegue ler o cartão introduzido, o cartão poderá ter problemas no ‘chip’ ou banda magnética, mas também poderá ser uma anomalia no leitor de cartões do multibanco.
O que fazer?
O multibanco apresenta uma mensagem indicativa do problema e o cartão é entregue ao cliente. Deverá tentar utilizar outras caixas antes de concluir que o cartão necessita de ser substituído.
8. Notas depositadas retidas por suspeita de serem falsa
Se fizer um depósito numa caixa multibanco e houver a suspeita que sejam falsas, as notas podem ser retidas. Nestes casos, será emitido um talão que discrimina o objeto da retenção, em que consta a denominação e valor, identificação do depositante, identificação da entidade responsável pela retenção, identificação da caixa que realizou a retenção e data e hora da mesma.
O que fazer?
Procurar esclarecimentos junto da instituição emissora do cartão, apresentando o talão emitido pelo CA.
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Quer seja para levantar dinheiro, consultar o saldo bancário ou pagar as contas do mês, quase todas as pessoas vão, pelo menos, uma vez por semana a uma caixa de multibanco. No ano passado (2014) a rede multibanco processou 1,8 mil milhões de operações, que envolveram um total de 94,5 mil milhões de euros, os valores mais altos desde que há registos, de acordo com Relatório dos Sistemas de Pagamentos, do Banco de Portugal.
Apesar de serem muito práticas e permitirem inúmeras operações, as caixas de multibanco não são imunes à ocorrência de problemas, nomeadamente, se o cartão ficar preso ou se entregar um valor diferente daquele que foi solicitado. Saiba como lidar com alguns problemas nas caixas de multibanco, de acordo com o caderno “Terminais de pagamento e caixas automáticos”, do Portal do Cliente Bancário, do Banco de Portugal.
1. Cartão não devolvido
Este é, talvez, um dos problemas mais frequentes. Os motivos que podem levar o cartão a ficar preso na caixa são os seguintes: cartão em lista negra; tentativas de colocar o PIN excedidas; cartão expirado; cartão inválido; ataque contra o sistema, captura por avaria da caixa automática ou captura por ordem do banco que emitiu o cartão.
O que fazer?
Nestes casos, deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para resolverem o problema.
2. Caixa indica para retirar o cartão, mas este não sai
Quando, no final da operação, a caixa multibanco dá indicação para retirar o cartão, mas este não sai, significa que o mecanismo de entrega do cartão ao cliente não funcionou adequadamente.
O que fazer?
Aguarde uns minutos e informe a instituição emissora do cartão, sem abandonar o local, pois poderá tratar-se de uma tentativa de fraude.
3. Demorou muito tempo a realizar as operações
As caixas automáticas de multibanco têm determinados tempos para a realização de diferentes operações, se não cumprir esses tempos as operações são interrompidas.
O que fazer?
Ter calma porque irá aparecer uma mensagem que indica que o tempo terminou e o cartão será novamente entregue ao cliente. Poderá, então, repetir a operação.
4. Terminou o tempo para retirar o cartão
Se já tiver terminado o tempo disponível para a retirada do cartão, mas não o tiver feito, este será retido por motivos de segurança.
O que fazer?
Dirigir-se à agência da caixa automática, que poderá devolver o cartão mediante alguns procedimentos, como a identificação do cliente e autorização da agência onde a conta está domiciliada. Se não for possível entregarem-lhe o cartão, dirija-se à instituição emissora do cartão para resolver o problema.
5. Valor de notas entregue diferente do solicitado
Imagine que foi ao multibanco para levantar 50 euros, mas só lhe entregam 20 euros. Uma situação destas poderá ocorrer devido a uma falha na contagem de notas.
O que fazer?
Dirija-se à instituição emissora do cartão, com o talão da operação e solicite a regularização da situação. Se não tiver o talão, terá de identificar o local onde se encontra a caixa multibanco, bem como a data e hora da realização da operação.
6. Não retirou as notas no tempo definido
Por uma questão de segurança, as caixas de multibanco têm um tempo definido para que o cliente possa retirar as notas. Se não o fizer durante esse tempo estipulado, a caixa irá recolhê-las como medida de prevenção.
O que fazer?
O valor do levantamento será regularizado na conta, mas deverá comunicar a situação à instituição emissora do cartão.
7. Caixa não consegue ler o cartão introduzido
Nos casos em que a caixa não consegue ler o cartão introduzido, o cartão poderá ter problemas no ‘chip’ ou banda magnética, mas também poderá ser uma anomalia no leitor de cartões do multibanco.
O que fazer?
O multibanco apresenta uma mensagem indicativa do problema e o cartão é entregue ao cliente. Deverá tentar utilizar outras caixas antes de concluir que o cartão necessita de ser substituído.
8. Notas depositadas retidas por suspeita de serem falsa
Se fizer um depósito numa caixa multibanco e houver a suspeita que sejam falsas, as notas podem ser retidas. Nestes casos, será emitido um talão que discrimina o objeto da retenção, em que consta a denominação e valor, identificação do depositante, identificação da entidade responsável pela retenção, identificação da caixa que realizou a retenção e data e hora da mesma.
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Lima- Sócios
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Re: Como resolver oito problemas no multibanco?
É sempre uma aflição Boa partilha
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