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VILA REAL

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Mensagem  miniviciado Qui 19 Abr 2012 - 21:59

....e as corridas de Vila Real, que espetáculo aquela descida de Mateus!!!!!!!!! E o bar Pioledo (se não me engano).
Engraçado que estava aqui a pensar se na altura havia corrida de motas e sinceramente não me recordo.
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Mensagem  morfreita Qui 19 Abr 2012 - 23:08

Circuito Internacional de Vila Real

Vila Real é uma das cidade portuguesas com mais tradições no Desporto Automóvel, realizando corridas urbanas desde 1931 até 1991. As chamadas "Corridas de Vila Real", constituíram durante muitos anos o mais importante cartaz turístico de Vila Real, sendo sem dúvida a marca distintiva desta Cidade no panorama Nacional e Internacional. Este circuito nasceu em 1931, aproveitando as características de algumas estradas que ligavam o centro de Vila Real às imediações do famoso Palácio de Mateus, estabelecendo assim um primeiro circuito com 7.150 m, que com algumas ligeiríssimas alterações e algumas interrupções, nomeadamente durante a 2ª guerra mundial e na crise petrolífera de meados dos anos 1970, se manteve até 1991.

História

Desde que em 1902 apareceu o primeiro carro em Vila Real, os vilarealenses mostraram interesse pelos automóveis, e em 1926 e 1927, no Campo do Grupo Desportivo de Salvação Pública realizaram os primeiros concursos de automóveis, por ocasião das Festas da Cidade.

O Circuito de Vila Real, ainda hoje considerado por muitos amantes do desporto automóvel, um dos mais belos e míticos circuitos europeus, configurou-se a partir do sonho de um grupo de homens Vilarealenses, liderados Aureliano de Almeida Barrigas, tendo o seu pai, Manuel Lopes Barrigas, o representante local da marca Ford e delegado do Automóvel Clube de Portugal, Luís Taboada e o presidente da autarquia à época, Dr. Emídio Roque da Silveira, tido também um papel preponderante para o arranque do projecto.

A primeira edição teve lugar a 15 de Junho de 1931, também pela ocasião das frestas da cidade, e contou com uma dezena de competidores, consagrando-se Gaspar Gameiro o vencedor, no seu Ford A. Em 1936 o Circuito de Vila Real captou, pela primeira vez, pilotos estrangeiros para competir, e nesse mesmo ano expandiu-se para os dois dias de provas. No primeiro decorriam as corridas de motos, entretanto introduzidas, e automóveis da categoria sport, e no segundo dia entrevam em competição os automóveis para a categoria “corrida”.

Até 1938 o circuito decorreu anualmente, de forma regular, mas no final da década de trinta, com o eclodir da Segunda Grande Guerra Mundial, a organização do Circuito é interrompida durante uma década, vindo em 1948 a tornar-se mo primeiro Circuito pós-guerra a ser realizado. Até aos anos 50, as corridas foram essencialmente disputadas pelos principais pilotos nacionais, como Vasco Sameiro e Casimiro de Oliveira, mas em 1950 teve lugar a vitória do primeiro estrangeiro no Circuito de Vila Real, o italiano Piero Carini. A chegada e adaptação destes de pilotos internacionais elevou o nome e o nível da competição, que viveu, nas décadas de 60 e 70, no seu período de ouro. Em 1969, a 5 e 6 de Julho realizou-se a prova «6horas de Vila Real» e a 4 e 5 de Junho de 1970 teve lugar a prova «500km de Vila Real», e nesta fase chegaram também os carros de Fórmula 3 e os sport-protótipos, alternando entre si as corridas rainhas de cada ano, e fazendo jus à fase auspiciosa que o circuito vivia.

A partir de 1973, com a crise política e a revolução de Abril, o Circuito entra em declínio, acolhendo só corridas nacionais e perdendo o êxtase de outros tempos. Num esforço para salvar o evento, em 1978 um grupo de homens uniu-se formando o “grupo dos cinquenta”, mas não conseguindo mais do organizar algumas provas de motociclismo nacional. Este mesmo grupo obteve a legalização do Clube Automóvel de Vila Real e, num esforço para dinamizar e revitalizar a glória de outros tempos, alcançou novamente, em 1989, a internacionalização das provas. Porém, com as dificuldades económicas vividas na época, a subida do preço dos combustíveis, e devido a um grave acidente na Araucária que levantou questões quanto à segurança, a última grande corrida que se realizou no Circuito de Vila Real no século XX foi em 1991, em que só as motos cativaram atenções internacionais. De facto, em Julho de 1991 o piloto Pedro Carvalho despistou-se na chamada "curva da Ford", na zona da Araucária, provocando quatro mortos entre a assistência e ferimentos graves em diversos espectadores.

A Organização do Evento, "O Antes":

1931 marca o início do Circuito de Vila Real, sendo para o efeito criada uma Direcção, que deveria assegurar continuidade das provas, e cujos elementos eram eleitos pelos residentes locais. No início dos anos 50 institui-se uma Comissão Permanente, cujos elementos só eram substituídos em caso de doença ou de morte, passando a “herança” da organização de geração em geração, situação esta que se manteve até à época de ouro do circuito.

A iniciativa para realização do primeiro Circuito de Vila Real esteve intimamente ligada à Câmara Municipal de Vila Real e ao Automóvel Clube de Portugal, e era destes, bem como dos comerciantes vilarealenses, que o Circuito recebia o maior apoio económico, associado à receita da venda de bilhetes. Para ajudar a financiar o Circuito eram criadas taxas específicas, às quais a população não se opunha, e aderia de bom grado, não se podendo desvalorizar a existência de um regime político ditatorial até 1974. Foi, por exemplo, lançado em Vila Real um imposto de $40 por quilo de carne e taxas de circulação em vias específicas, que todos deveriam pagar.

O Apoio técnico era dado pelo Automóvel Clube de Portugal. Antes do inicio das corridas os carros de competição faziam testes no Jardim da Carreira, para verificações de segurança e normas, e depois de concluídos, recebiam os respectivos selos para colocar nos vidros, e desciam para a Avenida Almeida para dar início as corridas. À data da criação do circuito, as preocupações com segurança diferiam muito das actuais, bem como o conceito de risco. Os Fiscais de Pista eram geralmente membros do ACP. Distribuíam-se pela pista a distancias a que cada um pudesse ver o seguinte, e no caso de haver um acidente levantavam, sem mais comunicação, a bandeira correspondente de modo a que os pilotos compreendessem a mensagem. Do hospital eram destacados enfermeiros e uma ou duas Ambulâncias, e durante os anos inicias os Bombeiros da Cruz Verde asseguravam o controlo da situação para o caso de acidentes com mortos e feridos e até incêndios. À medida que o circuito cresceu, bem como as preocupações com segurança, incluíram-se Bombeiros da Cruz Branca, dividindo o Circuito em turnos: da meta até a escola de Abambres pertencia aos Bombeiros da Cruz Verde o resto do Circuito pertencia á Cruz Branca.

O Renascimento Do Circuito

O Circuito renasceu na sua 40 edição, em 2007. O ano de 2009, com a 42ª Edição nos dias 25 e 26 de Julho, marcou o regresso da internacionalização do Circuito de Vila Real. Do programa, incluído no calendário anual da modalidade, fizeram parte pela primeira vez, na gama de clássicos, os campeonatos GTC’71, Campeonato de GT Histórico de Carros Turismo e GT’S fabricados até 1971 e o GTC’81, bem como Viaturas Sport-protótipos da mesma época.

Ainda em 2009, pela primeira vez desde a realização do circuito, a pista de Vila Real recebeu um veículo monolugar de fórmula um. Tratou-se de um Surtees TS9B de 1971, ano em que começou a sua carreira no Mundial de Fórmula 1, e foi pilotado por pilotos conhecidos no meio automóvel, como John Surtees e Derek Bell.

Circuito Internacional de Vila Real – Edição 2010, "O Depois”

O 43º Circuito Automóvel de Vila Real vai decorrer de 19 a 20 de Junho, e que pretende ser um dos maiores eventos a realizar no Norte de Portugal em 2010, esperando atrair à região cerca de 150 mil pessoas. A organização está ao encargo do Clube Automóvel de Vila Real, a Câmara Municipal e a Global Sport [2], empresa de gestão Eventos, Marketing e Comunicação, especializada em eventos desportivos.

No âmbito da disciplina Seminários, dos cursos de MBA e Pós-Graduação do IESF, decorreu no dia 23 de Fevereiro de 2010, um seminário subordinado ao tema “A Gestão do Evento – Circuito de Vila Real”, onde o Dr. Paulo Jorge Costa, fundador e presidente da Global Sport, afirmou que este ano se espera concretizar a verdadeira revitalização do circuito de Vila Real, com a afirmação do projecto. Na apresentação do circuito, e das especificidades da gestão do evento, foram focados elementos como a gestão dos recursos, materiais humanos e financeiros, e a gestão da comunicação. Ao contrário do simplismo das primeiras edições, a actual dimensão do evento requer uma complicada orquestração de vontades e esforços, no sentido de captar e coordenar todos os recursos implicados, conciliando entidades e fundos públicos com privados, e vontades colectivas com singulares, ao abrigo, e atendendo à legislação aplicável e em vigor.

No seminário em questão, o Dr. Paulo Jorge Costa referiu que ao nível dos recursos financeiros, além dos apoios institucionais, o Circuito de Vila Real apoia-se também na sponsorização, ficando actualmente os proveitos de bilheteira e com Merchandising em segundo plano. Além das competições desportivas, em 2010 a gestão do evento envolveu também a organização de exposições de carros antigos, uma “Expo Village”, uma Loja do Circuito, uma Zona VIP. No âmbito do programa operacional regional ON2 - o Novo Norte, foi aprovada a candidatura "Douro de Emoções", com 750 mil euros para promoção e realização de um programa de animação em Vila Real, Peso da Régua e Lamego. O programa inclui concertos com músicos nacionais e galegos, mostras de gastronomia, degustação de vinhos do Douro ou roteiros museológicos, etc.

Quanto aos recursos Materiais e Logísticos, a organização depara-se com uma diversidade de licenças necessárias, e espaços e recintos imprescindíveis, com condições e características obrigatórias e incontornáveis. Além de toda as estruturas de segurança e sinalética, que requerem montagem e desmontagem, das áreas de competição propriamente ditas, do Paddock, Boxes, áreas destinadas ao público, wcs e zonas de animação, as exigências actuais quanto a segurança e apoio médico envolvem uma grande quantidade de recursos, com destacamento e envolvimento de corpos policiais, bombeiros e corpos médicos, bem como todos os planos de contingência relacionados. Para cumprir as regras de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e conseguir a tão desejada internacionalização da prova, a autarquia realizou trabalhos de repavimentação e construção das novas "boxes" e meta, na zona da recta de Mateus.

Outro segmento essencial, do ponto de vista logístico prende-se com a comunicação, designadamente equipamentos de Rádio, telemóveis, Internet, áreas para Comunicação Social. Também a alimentação, e logística para a mesma, de toda a estrutura envolvida, desde comissários de pista, jornalistas, corpos médicos, e todas as equipas de apoio, exige uma gestão eficiente e dedicada.

No que respeita à gestão de marketing e comunicação do evento, este envolve um plano de promoção extenso e detalhado, com activação de todos os meios de comunicação, e desenvolvimento de diversão acções, como presença e eventos. De facto, o 43º Circuito Automóvel de Vila Real foi apresentado no dia 16 de Fevereiro, na BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa. Alem de promover o evento, a orientação é para a activação das marcas associadas, dos parceiros e sponsors.

O sucesso do evento, e a sua sustentabilidade, dependem sobretudo do envolvimento conseguido entre todos os parceiros, entre estes e a comunidade, e entre esta e o próprio circuito como um todo. Em suma, a organização do evento “o Circuito de Vila Real”, além dos recursos mencionados acima, envolve mais de 900 colaboradores, traz para a competição mais de 180 equipas, e estima-se que traga mais de 150 mil visitantes à região.

A dinâmica de mercado gerada pelo o evento e eventos associados, e pela sua comunicação ao longo do tempo, é actualmente impossível de medir, bem como é inestimável o seu efeito multiplicador para outros âmbitos da economia da região e do país, mas é certamente grandioso, superando os impactos negativos, e rentabilizando investimento.

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Mensagem  morfreita Qui 19 Abr 2012 - 23:10

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Mensagem  miniviciado Sex 20 Abr 2012 - 22:24

5 estrelas. Foi ótimo recordar estas belas máquinas que tive o privilégio de ver em vários locais como: Vila do Conde, Vila Real, Falperra e Estoril.

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     VILA REAL - Página 2 Empty Porto do Pinhão é um dos mais belos do mundo

Mensagem  Cristina Nogueira Qui 22 Jan 2015 - 12:03

     VILA REAL - Página 2 2qxb884
O turismo no Porto e na região Norte atrai não só cada vez mais turistas como a imprensa internacional. Muitas têm sido as notícias relevantes sobre o setor, nos mais diversos aspetos.

O suplemento Travel de janeiro do importante jornal inglês "The Telegraph" acaba de nomear o Douro e mais concretamente o Pinhão como uma dos mais belos portos de rio do mundo, colocando-o na terceira posição a nível mundial.

Através do seu jornalista James Ellis, eis o "top ten mundial": Budapest-Hungria, Durnstein-Austria, Pinhão-Portugal, Manaus-Brasil, Veere-Holanda, Bordeus-França, Stockholm, Luxor-Egipto, Chongaing-China e Long Bay-Vietnam.

Fonte: Câmara Municipal do Porto
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Mensagem  Pleota75 Qui 22 Jan 2015 - 12:47

É um local de sonho, fantástico, aconselho a visitar para quem não conhece.
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Mensagem  Ziggy Qui 22 Jan 2015 - 14:25

É verdade sim senhor, e o CMN já foi em passeio ao Pinhão num dia de muito calor e foi fantástico, lá teremos nós de repetir a "dose" yessss yessss yessss

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Mensagem  A.Pereira Qui 22 Jan 2015 - 22:04

Concordo Very Happy
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Mensagem  Bruno Machado Dom 25 Jan 2015 - 21:10

Para mim a paisagem mais bonita do mundo  alegria

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Mensagem  Pleota75 Sex 6 Fev 2015 - 16:48

A minha linda cidade nestes dias Very Happy 

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