CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas

3 participantes

Ir para baixo

Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas Empty Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas

Mensagem  Arauto Ter 11 Fev 2014 - 19:21

Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas


Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas R316


A introdução de corredores BUS em algumas auto-estradas e uma clarificação do papel da economia privada nos transportes públicos foram algumas das ideias defendidas durante uma conferência sobre mobilidade, organizada pela associação Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).

A antiga secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino, o presidente das Estradas de Portugal, António Ramalho, e o presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros (ANTROP), Luís Cabaço, foram alguns dos oradores que fizeram parte do painel da conferência “A Mobilidade e as Pessoas”, que se realizou no passado mês de Janeiro em Lisboa, e que apontaram para a necessidade de se encontrar um modelo sustentável.

Na conferência promovida pela SEDES, o presidente das Estradas de Portugal, António Ramalho, disse que várias questões têm de ser ponderadas em termos de mobilidade, como, por exemplo, “a introdução de portagens em vários troços urbanos ou mesmo corredores BUS nas autoestradas”, avançou a TVI24.

António Ramalho sublinhou ainda a importância da inovação tecnológica nos transportes rodoviários, nomeadamente nos automóveis, que têm permitido diminuir os consumos e a emissão de gases poluentes e apontou para a necessidade de se equacionar mudanças para este tipo de transporte.

Um grupo de trabalho entregou ao Governo um documento no qual define as prioridades para o investimento em obras públicas, dando primazia à construção e expansão de portos e ferrovias.

António Ramalho não quis comentar as directrizes do documento, mas durante o debate referiu que nenhum meio de transporte é mais importante, apontando, no entanto, para a existência de uma lógica de transporte mais individualista nos cidadãos.

“A escolha dos meios de transporte depende sempre das necessidades de cada um e do meio onde reside. Contudo, não podemos esquecer-nos da lógica individual de transporte que tem vindo a ter lugar. Veja-se o caso das bicicletas, não há meio mais individualista do que esse”, atestou.

Por seu turno, a antiga secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino focalizou a sua intervenção na necessidade de encontrar na sociedade consensos entre os decisores políticos e gestores do território. “Conseguir consensos é fundamental, pois só assim será possível encontrar modelos de mobilidade consistentes e estáveis, coisa que não tem existido”, apontou.

Já o presidente da ANTROP considerou que a discussão da mobilidade passa por “definir o modelo e natureza de transportes públicos que se pretende introduzir em Portugal” e a articulação que deve existir entre o Estado e os privados.

O documento entregue ao Governo pelo grupo de trabalho define 30 projectos prioritários, entre os quais se destacam a expansão do porto de Sines, a construção de um terminal de águas profundas em Lisboa e a modernização da linha do norte.

A conclusão do túnel do Marão e a abertura de um novo terminal de carga no aeroporto de Lisboa são outros dos projectos escolhidos entre uma lista prévia de 238 potenciais investimentos indicados pelo Governo.

A conferência “A Mobilidade e as Pessoas” foi a primeira de uma série de debates organizados pelo Grupo de Trabalho de Transportes e Mobilidade da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).


Publicado a 11 fevereiro 2014
Arauto
Arauto
Vice-Presidente

Mensagens : 5683
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas Empty Re: Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas

Mensagem  farmoboy83 Ter 11 Fev 2014 - 19:26

Já existiam umas vias nunca condicionadas a engarrafamentos que o Estado tratou de tornar muito caras de utilizar e com uma cobertura cada vez mais escassa...essas vias eram as ferrovias que estupidamente foram abandonadas e condenadas ao esquecimento. Agora Bus nas auto-estradas...como se isso resolvesse o que quer que fosse...
farmoboy83
farmoboy83

Mensagens : 6411
Data de inscrição : 10/01/2011
Localização : Porto
Marca: : honda
Modelo: : SH300i (PAMELA BLUE) e CBF500 2004 (la bruta)

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas Empty Re: Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas

Mensagem  zeca Qua 12 Fev 2014 - 11:15

farmoboy83 escreveu: Agora Bus nas auto-estradas...como se isso resolvesse o que quer que fosse...

Pois...
zeca
zeca

Mensagens : 3928
Data de inscrição : 18/11/2010
Marca: : Piaggio
Modelo: : MP3 250

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas Empty Re: Presidente das Estradas de Portugal defende corredores BUS nas auto-estradas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos