CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal vai tentar convencer CE para aceitar dotação de 200 milhões para pequenos troços

Ir para baixo

Portugal vai tentar convencer CE para aceitar dotação de 200 milhões para pequenos troços  Empty Portugal vai tentar convencer CE para aceitar dotação de 200 milhões para pequenos troços

Mensagem  Arauto Qua 2 Abr 2014 - 19:13

Portugal vai tentar convencer CE para aceitar dotação de 200 milhões para pequenos troços 


Portugal vai tentar convencer CE para aceitar dotação de 200 milhões para pequenos troços  Gedz


“A Comissão Europeia considera que a construção de estradas em Portugal não é prioritária e nós estamos totalmente de acordo”, disse Manuel Castro Almeida 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional afirmou hoje que o Governo vai tentar convencer a Comissão Europeia a aceitar a dotação de 200 milhões de euros para garantir a construção de pequenos troços rodoviários.

Questionado sobre a posição da Comissão Europeia que hoje garantiu que não haverá verbas no próximo Quadro Comunitário de Apoio para obras incluídas no conceito "Last Mile" (troços com uma média de dez quilómetros), Manuel Castro Almeida afirmou: “Vamos tentar convencer a Comissão Europeia da bondade da nossa proposta, de que a nossa proposta faz sentido, porque se trata de ligações muito pequenas para favorecer a competitividade das nossas empresas”.

Em declarações à agência Lusa em Leiria, à margem de um almoço-debate com empresários e autarcas sobre o futuro quadro comunitário a convite da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Manuel Castro Almeida adiantou: “A Comissão Europeia considera que a construção de estradas em Portugal não é prioritária e nós estamos totalmente de acordo”.

“É por isso que destinámos para esse efeito menos do que um por cento dos fundos europeus, porque também consideramos que a construção de infraestruturas e de equipamentos já não são a nossa prioridade”, salientou o governante.

Ainda assim, acrescentou, foi inscrita “uma pequena dotação de 200 milhões de euros, que é menos do que um por cento dos fundos europeus, para garantir a construção de pequenos troços que poderiam melhorar a competitividade das nossas empresas e, designadamente, favorecer as exportações”.

Segundo o responsável, o objetivo do Governo é o de construir “pequenos troços para aproveitar a rede de estradas que foi entretanto construída”, como ligações para “favorecer zonas industriais que estejam com dificuldade de acessos para facilitar a circulação de mercadorias, designadamente com destino a exportações”.

“Mas se a Comissão Europeia não abrir nenhuma exceção para nenhum Estado-membro, para nenhum país europeu, teremos que nos conformar. Se houver alguma exceção, nós queremos fazer parte dessa exceção”, declarou.

A Comissão Europeia garantiu que não haverá verbas no próximo Quadro Comunitário de Apoio para obras incluídas no conceito "Last Mile", destinado ao fecho de infraestruturas apoiadas pelo atual QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). 

Publicado a 02 abril 2014
Arauto
Arauto
Vice-Presidente

Mensagens : 5683
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos