Viana do Castelo
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Cristina Nogueira
scootsrider
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CMN :: CONVÍVIO :: O Nosso Norte
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Viana do Castelo
Gostava de partilhar com os companheiros a agenda cultural deste mês, quem poder participar que participe
http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/agenda-cultural
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scootsrider- Mensagens : 504
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Braga e Viana querem romaria minhota como património imaterial da Unesco
A Associação de Festas de São João, em Braga, e a VianaFestas, estrutura que promove as festividades da Agonia em Viana do Castelo, defendem a classificação da romaria minhota como património imaterial da Unesco.
O desejo foi expresso à agência Lusa pelo presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Rui Ferreira, na sequência de uma reunião mantida na última semana com responsáveis da VianaFestas.
"A reunião que mantivemos com a VianaFestas serviu para iniciarmos uma parceria entre as duas mais importantes festas do Minho e constituiu o primeiro passo no desencadear do processo de candidatura da romaria minhota a património imaterial", sustentou o presidente da Associação de Festas do São João de Braga.
O encontro com a Viana Festas, foi, segundo Rui Ferreira, "importante para definir linhas mestras que permitam traçar a essência de uma romaria minhota de forma a proteger um património que é de todos".
O responsável das Festas de São João de Braga (Baixo Minho) admitiu que se trata de um processo "para muitos anos" que "só poderá avançar" se reunir "suporte institucional das câmaras, comissões de festas e universidades" da região e se alcançar o "reconhecimento interno".
"Um passo importante é o Governo ter conhecimento de que o Minho, no seu todo, quer que a romaria minhota seja classificada. A inscrição na lista nacional de propostas a submeter pelo Governo português àquele organismo internacional é importante, mas, antes, é necessário realizar um inventário do património imaterial".
Além da secretaria de Estado da Cultura, Rui Ferreira sublinhou a importância de envolver na "diálogo" agora iniciado o Eixo Atlântico, associação transfronteiriça que congrega as 34 maiores cidades da euro-região Norte de Portugal-Galiza.
"Da parte do presidente da Câmara de Braga [e vice-presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio] temos total abertura para que isso aconteça. Os próximos meses vão ser decisivos para percebermos da disponibilidade destas entidades para apoiarem esta pretensão", sustentou.
Os responsáveis das duas festividades minhotas defendem que "uma candidatura conjunta terá mais força" até porque, consideram, "todas as romarias minhotas se irmanam em muitos aspetos".
Nesse sentido, o objetivo é alargar o "diálogo" a outras festas "representativas" da região, como por exemplo, as Feiras Novas, em Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo (Alto Minho).
"Quisemos começar a dialogar com a VianaFestas e tivemos uma grande recetividade. Vamos continuar a conversar e a intenção é ir alargando a outras festas que se queiram juntar a este movimento. Isto é um projeto que só pode crescer com apoio e disponibilidade das instituições e creio que vai existir essa disponibilidade, sublinhou.
Daquela reunião ainda saiu "um sinal forte de interação" de "aproximação" das duas festividades minhotas.
"Foi analisada a possibilidade de representação das Festas da Agonia na Festas de São João, até com as mordomas, e de termos uma delegação de Braga na romaria de Viana do Castelo", adiantou.
FONTE: JN_ 02.01.2015 - 15:11
O desejo foi expresso à agência Lusa pelo presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Rui Ferreira, na sequência de uma reunião mantida na última semana com responsáveis da VianaFestas.
"A reunião que mantivemos com a VianaFestas serviu para iniciarmos uma parceria entre as duas mais importantes festas do Minho e constituiu o primeiro passo no desencadear do processo de candidatura da romaria minhota a património imaterial", sustentou o presidente da Associação de Festas do São João de Braga.
O encontro com a Viana Festas, foi, segundo Rui Ferreira, "importante para definir linhas mestras que permitam traçar a essência de uma romaria minhota de forma a proteger um património que é de todos".
O responsável das Festas de São João de Braga (Baixo Minho) admitiu que se trata de um processo "para muitos anos" que "só poderá avançar" se reunir "suporte institucional das câmaras, comissões de festas e universidades" da região e se alcançar o "reconhecimento interno".
"Um passo importante é o Governo ter conhecimento de que o Minho, no seu todo, quer que a romaria minhota seja classificada. A inscrição na lista nacional de propostas a submeter pelo Governo português àquele organismo internacional é importante, mas, antes, é necessário realizar um inventário do património imaterial".
Além da secretaria de Estado da Cultura, Rui Ferreira sublinhou a importância de envolver na "diálogo" agora iniciado o Eixo Atlântico, associação transfronteiriça que congrega as 34 maiores cidades da euro-região Norte de Portugal-Galiza.
"Da parte do presidente da Câmara de Braga [e vice-presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio] temos total abertura para que isso aconteça. Os próximos meses vão ser decisivos para percebermos da disponibilidade destas entidades para apoiarem esta pretensão", sustentou.
Os responsáveis das duas festividades minhotas defendem que "uma candidatura conjunta terá mais força" até porque, consideram, "todas as romarias minhotas se irmanam em muitos aspetos".
Nesse sentido, o objetivo é alargar o "diálogo" a outras festas "representativas" da região, como por exemplo, as Feiras Novas, em Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo (Alto Minho).
"Quisemos começar a dialogar com a VianaFestas e tivemos uma grande recetividade. Vamos continuar a conversar e a intenção é ir alargando a outras festas que se queiram juntar a este movimento. Isto é um projeto que só pode crescer com apoio e disponibilidade das instituições e creio que vai existir essa disponibilidade, sublinhou.
Daquela reunião ainda saiu "um sinal forte de interação" de "aproximação" das duas festividades minhotas.
"Foi analisada a possibilidade de representação das Festas da Agonia na Festas de São João, até com as mordomas, e de termos uma delegação de Braga na romaria de Viana do Castelo", adiantou.
FONTE: JN_ 02.01.2015 - 15:11
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
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Viana recebe na Primavera feira de produtos "100 por cento Alto Minho"
O melhor da produção de cada um dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo vai ser dado a conhecer, na Primavera, mais precisamente nos dias 30 e 31 de Maio, na primeira feira/mostra de produtos «100 por cento Alto Minho", disse à Lusa a organização.
Segundo o presidente do Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL), Luís Ceia, o certame vai decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo, e deverá reunir mais de 100 produtores e artesãos locais.
«A ideia é termos representados na feira dez produtores e artesãos de cada um dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo», explicou, sublinhando que a organização será repartida com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho que candidatou o certame a fundos do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).
«O objectivo é estimular os consumidores locais a consumir esse tipo de produtos, sempre na perspectiva que estamos a gerar riqueza local, estamos a utilizar matérias-primas locais e estamos também a fazer uma coisa muito importante. A pagar impostos com o dinheiro que ganhamos aqui na região», disse Luís Ceia.
A marca “100 por cento Alto Minho” foi lançada pelo CEVAL em 2012, com o apoio da CIM do Alto Minho, e da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para valorização dos recursos e potencialidades endógenas da região.
Nesta altura, já inclui mais de uma centena de empresas aderentes, nos sectores agro-alimentar, artesanato e comércio tradicional. Com duas tonalidades, azul e verde, o selo "100 por Alto Minho", «pretende ser um passaporte de divulgação do património histórico, dos recursos naturais e, do que melhor se produz nos dez concelhos da região». O programa da primeira edição desta feira, que deverá decorrer durante três dias, incluirá também sessões de trabalho e workshops.
«O que se pretende é conciliar a feira propriamente dita com a discussão de temas importantes para o sector no sentido de aperfeiçoar a forma de comercialização destes produtos», explicou Luís Ceia.
Segundo o presidente do Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL), Luís Ceia, o certame vai decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo, e deverá reunir mais de 100 produtores e artesãos locais.
«A ideia é termos representados na feira dez produtores e artesãos de cada um dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo», explicou, sublinhando que a organização será repartida com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho que candidatou o certame a fundos do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).
«O objectivo é estimular os consumidores locais a consumir esse tipo de produtos, sempre na perspectiva que estamos a gerar riqueza local, estamos a utilizar matérias-primas locais e estamos também a fazer uma coisa muito importante. A pagar impostos com o dinheiro que ganhamos aqui na região», disse Luís Ceia.
A marca “100 por cento Alto Minho” foi lançada pelo CEVAL em 2012, com o apoio da CIM do Alto Minho, e da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para valorização dos recursos e potencialidades endógenas da região.
Nesta altura, já inclui mais de uma centena de empresas aderentes, nos sectores agro-alimentar, artesanato e comércio tradicional. Com duas tonalidades, azul e verde, o selo "100 por Alto Minho", «pretende ser um passaporte de divulgação do património histórico, dos recursos naturais e, do que melhor se produz nos dez concelhos da região». O programa da primeira edição desta feira, que deverá decorrer durante três dias, incluirá também sessões de trabalho e workshops.
«O que se pretende é conciliar a feira propriamente dita com a discussão de temas importantes para o sector no sentido de aperfeiçoar a forma de comercialização destes produtos», explicou Luís Ceia.
Fonte: Agencia Lusa
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
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Rota dos Vinhos Verdes investe meio milhão de euros no desenvolvimento do enoturismo
A Rota dos Vinhos Verdes vai investir cerca de meio milhão de euros no desenvolvimento do Enoturismo da Região, no âmbito do projeto Minho IN II.
O investimento visa o reforço da estruturação e da gestão da Rota dos Vinhos Verdes, incrementando um conjunto de projetos dirigidos à qualificação da oferta de espaços dedicados ao Enoturismo, entre os quais se destaca a sinalização de novos aderentes e percursos pedestres, a criação de uma central de reservas online, a promoção de rotas temáticas e de campanhas publicitárias internacionais, a par de visitas de operadores turísticos nacionais e estrangeiros (Alemanha, Reino Unido e Brasil).
O Minho IN tem como objetivo transformar o território minhoto no primeiro destino enoturístico nacional, gerador de experiências inesquecíveis e com relevância internacional. A Rota dos Vinhos Verdes possui elevado potencial cultural e histórico, cruza a tradição e modernidade na cultura e produção de Vinho Verde, dando a conhecer a região do Noroeste de Portugal através de múltiplas atividades e itinerários promovendo a Região do Vinho Verde como destino de excelência.
O investimento visa o reforço da estruturação e da gestão da Rota dos Vinhos Verdes, incrementando um conjunto de projetos dirigidos à qualificação da oferta de espaços dedicados ao Enoturismo, entre os quais se destaca a sinalização de novos aderentes e percursos pedestres, a criação de uma central de reservas online, a promoção de rotas temáticas e de campanhas publicitárias internacionais, a par de visitas de operadores turísticos nacionais e estrangeiros (Alemanha, Reino Unido e Brasil).
O Minho IN tem como objetivo transformar o território minhoto no primeiro destino enoturístico nacional, gerador de experiências inesquecíveis e com relevância internacional. A Rota dos Vinhos Verdes possui elevado potencial cultural e histórico, cruza a tradição e modernidade na cultura e produção de Vinho Verde, dando a conhecer a região do Noroeste de Portugal através de múltiplas atividades e itinerários promovendo a Região do Vinho Verde como destino de excelência.
FONTE: Aicep
Júlio_N- Mensagens : 1323
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Re: Viana do Castelo
Valem bem a pena estas rotas e são muito boas para expandir as nossas riquezas para fora
zeca- Mensagens : 3928
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Re: Viana do Castelo
Tive o gosto de conhecer melhor esta região aquando do nosso passeio CMN no passado mês de Maio ao Alto Minho, região bem bonita
Júlio_N- Mensagens : 1323
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Re: Viana do Castelo
Júlio_N escreveu:Tive o gosto de conhecer melhor esta região aquando do nosso passeio CMN no passado mês de Maio ao Alto Minho, região bem bonita
sim tivemos, um passeio 100* muito bom, esta região é lindissima
Ziggy- Mensagens : 4741
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Câmara termina campanha de estacionamento gratuito
O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou hoje à Lusa o fim da campanha de estacionamento gratuito que o município promovia desde 2013, em parques concessionados da cidade, para dinamizar o comércio tradicional.
"Fizemos um incentivo em períodos mais difíceis de dinamização económica, como são os períodos de outono e inverno em que as condições climatéricas são mais agressivas para que as pessoas se possam deslocar. (...) A partir deste momento, as condições climatéricas são diferentes, estamos num período também de maior atividade do ponto de vista cultural da cidade, e entendemos que era altura de terminar com este incentivo", sustentou José Maria Costa.
A campanha agora concluída decorreu entre janeiro e 31 de março e representou um investimento de quase 50 mil euros.
No total estiveram disponíveis no primeiro trimestre deste ano cerca de 1.200 lugares de estacionamento gratuito em dois parques concessionados situados no centro histórico da cidade.
Iniciadas em maio de 2013, estas campanhas foram justificadas pela autarquia com a necessidade de "dinamizar o comércio tradicional" e foram lançadas "depois de terem sido auscultadas as entidades e os empresários locais".
O autarca socialista não afastou no entanto a possibilidade daquele incentivo poder vir a ser reativado.
"Deixamos sempre essa hipótese. Estamos sempre atentos à evolução económica. Avançamos com estes incentivos porque houve de facto uma grande quebra do consumo fruto dos aumentos dos impostos que as pessoas tiveram (...).Vamos agora abrandar", explicou.
José Maria Costa adiantou que juntamente com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) está a ser "estudada" uma solução que passa pela oferta de uma hora de estacionamento.
"Estamos a estudar o estacionamento por uma hora com a AEVC por forma a dinamizarmos o comércio tradicional noutro tipo de horários e vamos avaliar a situação, ao longo do ano. Se verificarmos que a situação económica possa ter algum agravamento, cá estaremos para dar o nosso apoio", frisou.
No final da campanha realizada durante os meses de verão do ano passado, que custou cerca de 130 mil euros, o autarca sublinhou o "sucesso" da iniciativa por ter registar quase "100 mil viaturas" nos cerca de 1.660 lugares que estiveram disponíveis entre julho e setembro.
As campanhas foram sempre contestadas pela oposição PSD e CDU na autarquia, pelos custos que representavam para os cofres do município.
Fonte: noticiasaominuto
"Fizemos um incentivo em períodos mais difíceis de dinamização económica, como são os períodos de outono e inverno em que as condições climatéricas são mais agressivas para que as pessoas se possam deslocar. (...) A partir deste momento, as condições climatéricas são diferentes, estamos num período também de maior atividade do ponto de vista cultural da cidade, e entendemos que era altura de terminar com este incentivo", sustentou José Maria Costa.
A campanha agora concluída decorreu entre janeiro e 31 de março e representou um investimento de quase 50 mil euros.
No total estiveram disponíveis no primeiro trimestre deste ano cerca de 1.200 lugares de estacionamento gratuito em dois parques concessionados situados no centro histórico da cidade.
Iniciadas em maio de 2013, estas campanhas foram justificadas pela autarquia com a necessidade de "dinamizar o comércio tradicional" e foram lançadas "depois de terem sido auscultadas as entidades e os empresários locais".
O autarca socialista não afastou no entanto a possibilidade daquele incentivo poder vir a ser reativado.
"Deixamos sempre essa hipótese. Estamos sempre atentos à evolução económica. Avançamos com estes incentivos porque houve de facto uma grande quebra do consumo fruto dos aumentos dos impostos que as pessoas tiveram (...).Vamos agora abrandar", explicou.
José Maria Costa adiantou que juntamente com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) está a ser "estudada" uma solução que passa pela oferta de uma hora de estacionamento.
"Estamos a estudar o estacionamento por uma hora com a AEVC por forma a dinamizarmos o comércio tradicional noutro tipo de horários e vamos avaliar a situação, ao longo do ano. Se verificarmos que a situação económica possa ter algum agravamento, cá estaremos para dar o nosso apoio", frisou.
No final da campanha realizada durante os meses de verão do ano passado, que custou cerca de 130 mil euros, o autarca sublinhou o "sucesso" da iniciativa por ter registar quase "100 mil viaturas" nos cerca de 1.660 lugares que estiveram disponíveis entre julho e setembro.
As campanhas foram sempre contestadas pela oposição PSD e CDU na autarquia, pelos custos que representavam para os cofres do município.
Fonte: noticiasaominuto
Berto- Mensagens : 311
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Viana do Castelo Cartaz das festas d'Agonia será escolhido entre 40 propostas
O cartaz das Festas d'Agonia de 2015 vai ser escolhido, este mês, entre as propostas de 40 concorrentes de todo o país que se apresentaram ao concurso lançado há cinco anos pela Vianafestas, que organiza a romaria de Viana do Castelo.
Em declarações hoje à agência Lusa, o diretor executivo aquela entidade, António Cruz adiantou que o cartaz vencedor vai ser revelado em meados junho, e salientou a "grande participação registada este ano", com "mais dez concorrente do quem em 2014".
"Desde que o concurso foi lançado, em 2010, temos vindo a receber cada vez mais propostas e este ano registamos o maior número de participações de sempre, 40, vindas de todo o país", explicou o responsável da VianaFestas, entidade tutelada pela Câmara de Viana do Castelo.
O concurso público foi lançado em fevereiro e terminou no dia 30 de abril. Foi organizado pelo quinto ano consecutivo mas desde 2012 que passou a estar limitado a um máximo de duas propostas de cartaz por autor.
De acordo com o regulamento do concurso, no cartaz deve constar a "importância do traje à vianesa, em homenagem à mulher de Viana" e o "espírito da Romaria cuja antiguidade remonta à primeira década do Século XX".
Retratar a e a vida da romaria são outras das exigências apontadas ao cartaz vencedor.
Fonte: noticiasaominuto
Todos os cartazes serão expostos publicamente durante os dias da festa.
O vencedor deste concurso terá direito a um prémio pecuniário de 500 euros, além do "prestígio" de ostentar o título de "cartaz oficial" da Romaria de Nossa Senhora d´Agonia.
O cartaz da festa vai ser escolhido por um júri composto por elementos da VianaFestas, da comissão de festas, da Real Irmandade de Nossa Senhora d'Agonia, das escolas superiores de Educação e de Tecnologia e Gestão e da Associação Empresarial de Viana do Castelo, integrando ainda um 'designer' local.
A edição 2015 das Festas da Agonia vai decorrer entre de 20 a 23 de agosto.
Em declarações hoje à agência Lusa, o diretor executivo aquela entidade, António Cruz adiantou que o cartaz vencedor vai ser revelado em meados junho, e salientou a "grande participação registada este ano", com "mais dez concorrente do quem em 2014".
"Desde que o concurso foi lançado, em 2010, temos vindo a receber cada vez mais propostas e este ano registamos o maior número de participações de sempre, 40, vindas de todo o país", explicou o responsável da VianaFestas, entidade tutelada pela Câmara de Viana do Castelo.
O concurso público foi lançado em fevereiro e terminou no dia 30 de abril. Foi organizado pelo quinto ano consecutivo mas desde 2012 que passou a estar limitado a um máximo de duas propostas de cartaz por autor.
De acordo com o regulamento do concurso, no cartaz deve constar a "importância do traje à vianesa, em homenagem à mulher de Viana" e o "espírito da Romaria cuja antiguidade remonta à primeira década do Século XX".
Retratar a e a vida da romaria são outras das exigências apontadas ao cartaz vencedor.
Fonte: noticiasaominuto
Todos os cartazes serão expostos publicamente durante os dias da festa.
O vencedor deste concurso terá direito a um prémio pecuniário de 500 euros, além do "prestígio" de ostentar o título de "cartaz oficial" da Romaria de Nossa Senhora d´Agonia.
O cartaz da festa vai ser escolhido por um júri composto por elementos da VianaFestas, da comissão de festas, da Real Irmandade de Nossa Senhora d'Agonia, das escolas superiores de Educação e de Tecnologia e Gestão e da Associação Empresarial de Viana do Castelo, integrando ainda um 'designer' local.
A edição 2015 das Festas da Agonia vai decorrer entre de 20 a 23 de agosto.
Ziggy- Mensagens : 4741
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O Lima Escape - Parque de Campismo entre os melhores da Europa
O Lima Escape
Parque de Campismo de Ponte da Barca entre os melhores da Europa
O Lima Escape, situado em Entre Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca, foi considerado pelo jornal britânico “The Telegraph” como um dos melhores parques de campismo da Europa instalados …
Lembrando que o Lima Escape se encontra numa das extremidades do Parque Nacional da Peneda Gerês, o editor Jonathan Knight salienta que o parque de campismo "mantém[size=16] [size=13]uma atmosfera íntima enquanto mostra uma imensa beleza natural".[/size][/size]
Além de possibilitar o alojamento tradicional de um parque de campismo e caravanismo, o Lima Escape foi pioneiro na oferta de uma experiência diferente, nomeadamente as unidades de Glamping (camping com glamour) que tanto podem ser tendas especiais ou bungalows.
Parque de Campismo de Ponte da Barca entre os melhores da Europa
O Lima Escape, situado em Entre Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca, foi considerado pelo jornal britânico “The Telegraph” como um dos melhores parques de campismo da Europa instalados …
Lembrando que o Lima Escape se encontra numa das extremidades do Parque Nacional da Peneda Gerês, o editor Jonathan Knight salienta que o parque de campismo "mantém[size=16] [size=13]uma atmosfera íntima enquanto mostra uma imensa beleza natural".[/size][/size]
Além de possibilitar o alojamento tradicional de um parque de campismo e caravanismo, o Lima Escape foi pioneiro na oferta de uma experiência diferente, nomeadamente as unidades de Glamping (camping com glamour) que tanto podem ser tendas especiais ou bungalows.
Berto- Mensagens : 311
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