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Combustíveis simples!

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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Re: Combustíveis simples!

Mensagem  pcxcool Qua 29 Abr 2015 - 15:52

A razão porque tudo isto me parece um logro é que o Estado decide "obrigar" a vender combustível mais barato, mas não determina ao preço. Ou seja devem vender a um preço que as próprias interessadas vão determinar, sem serem balizadas por uma fórmula de calculo.
Das duas uma, ou se intervém e define o preço, nem que seja como um factor de ajustamento ao preço internacional do petróleo, ou não se intervém desta forma, mas sim nas condições de concorrência. A única forma de obrigar a baixar o preço é obrigar a haver concorrência com agentes que não pertençam ao mercado actual.
Devia ser concursado em cada concelho a implementação de postos low cost ( a quantidade variaria com a população), com obrigação de ter o preço abaixo de determinado limite, e reservado a quem não tenha interesses no sector, em oferta complementar aos hipermercados
E, acima de tudo, os serviços públicos têm que fazer uma campanha de desmistificação da importância dos aditivos, para percebermos para que eles realmente servem e até que ponto se justifica pagar mais. relaxadoo
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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Campanha defende a qualidade dos combustíveis simples

Mensagem  Júlio_N Seg 4 maio 2015 - 15:54

Combustíveis simples! - Página 5 24vmfj6

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) defende que "a questão dos aditivos é comercial", realçando que "se fossem mesmo necessários, as marcas de automóveis exigiam a sua inclusão na norma europeia".

"Todo o combustível vendido em Portugal respeita a norma europeia da qualidade, que é a norma mais exigente do mundo", destaca o organismo público, que gere as reservas nacionais de petróleo e monitoriza o mercado dos combustíveis, sendo esta a principal mensagem de uma campanha de sensibilização que será lançada na próxima semana junto dos condutores.

Para o organismo liderado por Paulo Carmona, "a questão dos aditivos é uma questão comercial", realçando que "se os aditivos fossem mesmo necessários as marcas de automóveis exigiriam a sua inclusão na norma".

A campanha de sensibilização da ENMC, tutelada pelo Ministério da Energia, surge como resposta aos que dizem que os combustíveis simples, que desde 17 de abril são comercializados por todos os postos de abastecimento nacionais, têm qualidade inferior.

A DECO -- Associação de Defesa do Consumidor também tem defendido que os combustíveis sem aditivos têm a mesma qualidade dos aditivados.

"Não há nada a temer em relação à qualidade dos combustíveis simples", defende a associação, baseando-se num teste, realizado 'às cegas' em dezembro de 2012, batizado "Igual ao Litro".

Na altura, quatro automóveis iguais percorreram o mesmo percurso diário, num total de 12.000 quilómetros, com quatro variantes de gasóleo (dois simples, um regular e um 'premium'), e, no final, foi semelhante a acumulação de depósitos e no desgaste do núcleo vital do motor.

"Não existem diferenças entre os combustíveis a não ser no preço", garantiu recentemente à Lusa Vítor Machado, coordenador de centro de produtos e serviços da DECO, aliás o que motivou uma reclamação na ASAE por publicidade enganosa.

Na semana passada, o ministro da Energia, Moreira da Silva, defendeu no Parlamento que a introdução dos combustíveis simples representará uma poupança anual de 200 milhões de euros na fatura dos portugueses, considerados os atuais níveis de consumo.

"Desvalorizar três cêntimos [por litro] é não estar em linha com as preocupações dos portugueses. Trata-se de 200 milhões de euros por ano que serão poupados aos consumidores", declarou Moreira da Silva na comissão de Economia e Obras Públicas na passada terça-feira.

FONTE: Dinheiro Vivo
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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Combustíveis simples. Dois meses depois, os preços continuam longe do low cost

Mensagem  Júlio_N Qui 18 Jun 2015 - 11:34

Combustíveis simples! - Página 5 27ywr9e

Valores praticados pelos hipermercados continuam mais baixos 9 cêntimos e a tendência é para se manter. Petrolíferas criticam nova lei por tirar opções aos clientes

Dois meses depois da entrada dos combustíveis simples no mercado nacional, as opiniões dividem-se e nem todos os responsáveis do sector ouvidos pelo i vêem com bons olhos a entrada da nova lei. A verdade é que a promessa de redução de preços com as gasolineiras a apostarem em valores low cost está longe de ser alcançada, uma vez que os descontos rondam um cêntimo.

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) já tinha alertado para o facto de as diferenças de preços serem mínimas face às versões normais e por isso mesmo não se mostra surpreendida com esta “falha”. “Não houve um grande impacto e como era de prever não houve quedas abruptas de valores nem grandes ganhos para os consumidores”, revela ao i Pedro Silva, especialista da Deco, que admite, no entanto, que “este cêntimo, multiplicado por milhões de litros com certeza é dinheiro”. “Se não tivesse existido esta lei provavelmente esta redução de um cêntimo não existiria”, reconhece.

O responsável admite que já foi benéfico este tipo de combustíveis estar disponível em todo o país e acredita que a médio prazo as gasolineiras poderão sofrer pressão para reduzir os valores. “Os hipermercados e as bombas low cost concentravam-se, por norma, nos grandes centros urbanos e na faixa litoral, e neste momento este tipo de combustível está disponível em todo o país. Não havia no interior bombas a praticarem preços baixos e só isso já foi benéfico para os consumidores porque democratizou e massificou este tipo de combustível.”

Mesmo assim, a Deco reconhece que os valores praticados pelos hipermercados continuam a ser mais baixos 9 cêntimos. “Antes da entrada em vigor da lei existia aqui uma diferença de 10 cêntimos, neste momento a diferença é de 9 cêntimos. Terá de ser o consumidor a decidir onde quer comprar e tem liberdade de escolha para ver se compra na bomba A ou num hipermercado porque o combustível é exactamente o mesmo”, diz Pedro Silva.

Menos optimista está a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), que garante que só poderia fazer um balanço destes dois meses se os postos de abastecimento “continuassem a vender todos os produtos, o que não acontece”, refere ao i fonte da entidade.

A associação vai mais longe e garante que não é possível, nos postos de abastecimento convencionais, conseguir reduções do preço de venda ao público semelhantes aos apresentados pelos low cost. “Trata-se de modelos de negócio completamente diferentes. O modelo low cost é orientado para o baixo custo, através da compressão do investimento e dos custos operacionais, da simplificação de processos e da oferta, tanto de produtos como de serviços, e estão localizados normalmente em zonas contíguas ou em parques de estacionamento de grandes superfícies, não são o negócio nuclear do complexo comercial onde se inserem, funcionando em muitos casos como um gerador de tráfego para a venda de outros produtos.”

Já para a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec), quem é beneficiado com os combustíveis simples são as petrolíferas. De acordo com a mesma, as gasolineiras fizeram um esforço para cumprir a lei e as petrolíferas têm transmitido a mensagem de que os combustíveis aditivados são melhores, “quando para muitos carros os simples são muito bons”, e são vendidos aos revendedores a preços que não podem baixar mais para os consumidores.

A Galp também critica a nova lei e garante que “esta inovação em nada contribuiu para reforçar um mercado livre e concorrencial, reduzindo as opções dos consumidores sem qualquer benefício significativo em termos de preços”. A empresa optou por retirar da sua oferta os combustíveis premium, mantendo a gama “normal”. Ou seja, passou a ter uma oferta composta por gasolinas e gasóleos “normais” aditivados e por combustíveis sem aditivos, deixando de ter a oferta de topo, com preços mais altos.

Contactada pela i, a petrolífera afirma que a maioria dos clientes continua a optar por combustíveis aditivados, “não só devido aos preços competitivos que a Galp apresenta, mas também pelos benefícios que os clientes reconhecem a estes combustíveis”. Em parte também porque recorrem a política de descontos que é praticada pela empresa. De acordo com as contas da Galp, mais de 70% das vendas são feitas com algum tipo de descontos para os clientes. “No ano passado, os descontos concedidos apenas ao abrigo da parceria com o Continente representaram mais de 30 milhões de euros em benefícios para os clientes”, diz.

Já a Repsol manteve os combustíveis de topo, que considera terem alta qualidade, retirando parte significativa da oferta de combustíveis de segmento intermédio – as gasolinas e gasóleos “normais” com poucos aditivos –, que são substituídos por uma oferta massificada de combustíveis de base, sem os aditivos tradicionais. A empresa garante que “todos os combustíveis se encontram devidamente sinalizados nas bombas de abastecimento” e continua a apostar numa estratégia de fidelização que dá descontos através de cartões de fidelização.

Consumo. Gasolina caiu mais de 10% e gasóleo quase 8% no primeiro trimestre
Preços têm vindo a subir desde o início do ano. O aumento da carga fiscal contribuiu para este aumento

O consumo de gasolina caiu 10,7% no primeiro trimestre do ano face aos últimos três meses de 2014, e o de gasóleo recuou 7,8%, revelam os últimos dados da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).

Uma das razões deste recuo deve-se, em parte, à recuperação da cotação do petróleo nos mercados internacionais depois da acentuada descida dos preços que se verificou no final de 2014 – o petróleo que estava a 40 dólares está agora a 60 dólares e é ainda preciso contar com o factor sazonalidade, já que o consumo de gasolina aumenta nos EUA com o Verão, o que pressiona os preços nos mercados internacionais” – e acima de tudo à subida dos preços dos combustíveis que se tem verificado desde o início do ano por via dos impostos: a nova taxa do carbono, o aumento da contribuição do serviço rodoviário, mais a alteração aos biocombustíveis e, a partir de Fevereiro, não apenas para o gasóleo, mas também para a gasolina.

Feitas as contas, em média, o preço da gasolina está agora 22 cêntimos mais elevado do que em Janeiro, o que representa um agravamento de quase 17%. Ou seja, encher um depósito de gasolina (45 litros) vai custar mais 10 euros do que no início do ano. Também o gasóleo acompanhou estas subidas. Neste momento está 13 cêntimos mais caro do que no arranque do ano, um agravamento de 11,5% e para encher um depósito de gasóleo terá de pagar mais seis euros do que em Janeiro.  

A verdade é que parte deste valor a mais vai para os impostos. Dos 22 cêntimos a mais no preço da gasolina, cerca de seis cêntimos resulta do aumento da carga fiscal, já no caso do gasóleo, dos 13 cêntimos a mais, quase seis cêntimos resultam do aumento da carga fiscal.

Mas nem tudo são más notícias. Apesar da subida nos últimos meses, o preço dos combustíveis está ainda abaixo do valor praticado no mercado há um ano atrás. No caso da gasolina, o preço médio está 2% abaixo do homólogo e no gasóleo é ainda 3% inferior ao do ano passado. No entanto, os  valores podem variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Re: Combustíveis simples!

Mensagem  papakms Qui 18 Jun 2015 - 20:36

O Consumidor estava à espera de gasolina mais barata com estas tretas das gasolinas simples, mas na realidade continua tudo na mesma, cada vez mais cara.
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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Lei dos combustíveis simples "não tem uma única virtude"

Mensagem  Júlio_N Qui 16 Jul 2015 - 11:37

Combustíveis simples! - Página 5 2qsvrxi

António Comprido lembrou que a generalidade dos mercados está a caminhar no sentido da liberalização. Na questão dos combustíveis “andámos para trás”, diz.

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) diz que a lei que induziu uma obrigatoriedade de venda de combustíveis simples "já falhou".

Em entrevista ao Jornal de Negócios, António Comprido indica que a lei não permitiu baixar o preço dos combustíveis, além de ser “desnecessária, injustificada e desequilibrada”. “Não tem uma única virtude. Só tem defeitos”.

Não passa de uma lei “populista e demagógica, talvez por isso tenha obtido aprovação por unanimidade do Parlamento”, condenou.

Se o Estado estava tão preocupado com o preço ao consumidor, como diz estar, então porque é que em janeiro fez um aumento brutal sobre a carga fiscal dos combustíveis”, questionou.

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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Poupar: O que precisa saber sobre os combustíveis simples?

Mensagem  Lima Sáb 3 Out 2015 - 9:58

Combustíveis simples! - Página 5 4t7yfl

Poupar: O que precisa saber sobre os combustíveis simples?

Portugal é um dos países da Europa onde o combustível é mais caro. De acordo com um estudo da Entidade Nacional para o Mercado de Combustível, feito em Fevereiro deste ano, o País situa-se em oitavo lugar no que diz respeito aos preços médios de venda ao público de gasolina e em 12º quando se trata de gasóleo.
No entanto, em abril de 2015 entrou em vigor uma lei que obriga todos os postos de combustível a disponibilizar combustível simples, mais conhecido ‘low cost’. Passado meio ano da sua introdução, os portugueses continuam a ter dificuldades em confiar no produto e, quando estão a atestar o automóvel, acabam quase sempre por optar pelo combustível com aditivos, disse Paulo Carmona, presidente da Entidade Nacional para o Mercado de Combustível (ENMC), em entrevista ao Jornal de Negócios.

Qual a diferença entre combustíveis simples e com aditivos?

De acordo com a legislação, o combustível simples cumpre todas as especificações que constam na legislação (Decreto-Lei n.º 89/2008 e Decreto-Lei n.º 142/2010), mas não foram submetidos a processos de aditivação suplementar para além do mínimo necessário ao cumprimento das respetivas especificações legais.

Existe diferença de preços?

Uma vez que não têm aditivos, os combustíveis simples são, em teoria mais baratos, sendo os preços de referência afixados pela ENMC. Mas na prática as diferenças de preços são mínimas – entre 0 a três cêntimos, de acordo com um teste da Deco Proteste, que remonta a abril, quando a Lei entrou em vigor.

O combustível simples faz mal ao carro?

Segundo um estudo da Deco, que data de 2012, não existem diferenças significativas que justifiquem a diferença de preço. A Associação enfatiza que os combustíveis no mercado nacional devem cumprir a legislação que regula as suas características de base, para garantir o correto funcionamento dos motores. E acrescenta “os veículos à venda no País estão adaptados para as especificações dos combustíveis nacionais. As marcas de automóvel não valorizam os combustíveis ditos ‘premium’, sendo a única exigência apontada a utilização de combustíveis que respeitem a legislação”. Assim, prossegue, “não há razão nenhuma para que um veículo que abasteça num posto de abastecimento, legalmente aberto ao público, tenha problemas a curto ou longo prazo”.

Vale a pena?

A diferença de preços entre os simples e os tradicionais pode ser apenas de cêntimos, mas se atestar o tanque de combustível duas vezes por mês, ao final do ano a diferença pode chegar às centenas. Por exemplo, de acordo uma pesquisa feita no ‘site’ Preços de Combustível, da DGEG, no dia 1 de outubro, num posto de combustível situado no centro de Lisboa, a gasolina 95 “normal” custava 1,404 euros por litro, enquanto a simples custava 1,374 euros, uma diferença de três cêntimos por litro.

Uma pessoa que costumasse abastecer o tanque de 50 litros duas vezes por mês neste posto, gastaria 140,4 euros por mês caso o fizesse com a gasolina “normal” e 137,4 euros se optasse pela simples. Uma diferença de três euros por mês e 36 euros por ano.

No entanto, segundo uma pesquisa no mesmo ‘site’, se a pessoa procurasse pela gasolina simples mais barata na zona onde vive, podia encontrar preços mais em conta. A poucos quilómetros de distância, um posto de combustível vende gasolina 95 simples a 1,3240 euros/litro. Se optasse por esta última, a poupança anual aumentaria para 96 euros.
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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Há diferenças de qualidade no combustível simples? Deco explica

Mensagem  X-MAX Dom 4 Out 2015 - 21:52

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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Combustíveis sem aditivos ficam mais baratos 2,6 cêntimos por litro

Mensagem  Júlio_N Sex 16 Out 2015 - 11:50

Combustíveis simples! - Página 5 2rcbqbs
Lei dos combustíveis simples entrou em vigor há seis meses e "tem sido um sucesso", garante organismo encarregue da fiscalização

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) considera que a lei dos combustíveis simples "tem sido um sucesso", representando uma poupança média de cerca de 2,6 cêntimos para o consumidor, que "tem saído bastante beneficiado".

Ao fim de seis meses da entrada em vigora lei nº. 6/2015, que obriga todos os postos de combustível a venderem gasóleo e gasolina sem aditivos, as petrolíferas baixaram as margens, em média, 2,6 cêntimos por litro, segundo o organismo que tem a responsabilidade de aplicação e fiscalização da legislação.

Ao mesmo tempo, a diferença de preço entre o combustível mais básico e o aditivado ("premium') baixou em média de sete para três cêntimos, acrescentou à Lusa o presidente da ENMC, realçando que "o consumidor tem saído bastante beneficiado com esta agressividade comercial e o aumento de oferta".

"Ao fim de seis meses poderemos considerar que a aplicação da lei tem sido um sucesso", declarou Paulo Carmona.

Ainda sem números fechados, desde a entrada em vigor da lei, os hipermercados aumentaram ainda mais a sua quota de mercado, um crescimento entre os 1 e 1,5%, refere, e que por isso deverá estar próxima dos 30%.

Desde a entrada em vigor da lei, a ENMC tem fiscalizado os postos de abastecimento para perceber se cumprem a legislação aprovada por unanimidade, tendo detetado "duas ou três questões", resultantes de uma diferente interpretação da lei, mas "foram ultrapassadas", explicou o responsável.

Já depois da entrada em vigor da lei, o organismo público avançou com uma campanha nos meios de comunicação de sensibilização sobre os combustíveis simples, que pretende repetir em breve, mas desta vez juntos dos consumidores nos postos de abastecimento.

"Há uma depreciação destes combustíveis por serem simples, por isso, procuramos retirar essa carga negativa, dizendo aos consumidores que os combustíveis simples são bons e que a questão dos aditivos é comercial", acrescentou.

O combustível simples, que desde 17 de abril é obrigatoriamente vendido em todos os postos de abastecimento, é aquele que sai diretamente da refinaria para o consumidor, sem qualquer aditivação.

O Governo apresentou como primeiro objetivo do diploma, que acabou por ser aprovado por unanimidade no parlamento no final de 2014, alcançar uma poupança para os consumidores, que, nos níveis de consumo atuais e segundo as contas do executivo, se traduziria em 200 milhões de euros por ano.

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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Saiba quanto consegue poupar se optar por combustíveis simples

Mensagem  Lima Sex 16 Out 2015 - 13:40

ENMC considera que a lei dos combustíveis simples "tem sido um sucesso".

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) considera que a lei dos combustíveis simples "tem sido um sucesso", representando uma poupança média de cerca de 2,6 cêntimos para o consumidor, que "tem saído bastante beneficiado".

Ao fim de seis meses da entrada em vigora lei nº. 6/2015, que obriga todos os postos de combustível a venderem gasóleo e gasolina sem aditivos, as petrolíferas baixaram as margens, em média, 2,6 cêntimos por litro, segundo o organismo que tem a responsabilidade de aplicação e fiscalização da legislação.

Ao mesmo tempo, a diferença de preço entre o combustível mais básico e o aditivado (´premium') baixou em média de sete para três cêntimos, acrescentou à Lusa o presidente da ENMC, realçando que “o consumidor tem saído bastante beneficiado com esta agressividade comercial e o aumento de oferta”.

“Ao fim de seis meses poderemos considerar que a aplicação da lei tem sido um sucesso”, declarou Paulo Carmona.

Ainda sem números fechados, desde a entrada em vigor da lei, os hipermercados aumentaram ainda mais a sua quota de mercado, um crescimento entre os 1 e 1,5%, refere, e que por isso deverá estar próxima dos 30%.

Desde a entrada em vigor da lei, a ENMC tem fiscalizado os postos de abastecimento para perceber se cumprem a legislação aprovada por unanimidade, tendo detectado "duas ou três questões", resultantes de uma diferente interpretação da lei, mas “foram ultrapassadas”, explicou o responsável.

Já depois da entrada em vigor da lei, o organismo público avançou com uma campanha nos meios de comunicação de sensibilização sobre os combustíveis simples, que pretende repetir em breve, mas desta vez juntos dos consumidores nos postos de abastecimento.

“Há uma depreciação destes combustíveis por serem simples, por isso, procuramos retirar essa carga negativa, dizendo aos consumidores que os combustíveis simples são bons e que a questão dos aditivos é comercial”, acrescentou.

O combustível simples, que desde 17 de Abril é obrigatoriamente vendido em todos os postos de abastecimento, é aquele que sai directamente da refinaria para o consumidor, sem qualquer aditivação.

O Governo apresentou como primeiro objectivo do diploma, que acabou por ser aprovado por unanimidade no parlamento no final de 2014, alcançar uma poupança para os consumidores, que, nos níveis de consumo actuais e segundo as contas do executivo, se traduziria em 200 milhões de euros por ano.

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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Re: Combustíveis simples!

Mensagem  RicardoCastro Sex 16 Out 2015 - 16:39

Eu agora meto gasolina 95 simples e de 1000 km em 1000 km meto da gasolina xpto e com uma voltinha de uns km´s largos faço a limpeza do motor....na carrinha já só meto gasóleo xpto....faço isso porque tenho o cartão do ACP e uso combustíveis da BP...se sinto diferença?!Sinto sim...e não é nada psicossomático...desde o trabalhar das viaturas até à respostas quando acelero....só BP!!!
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Combustíveis simples! - Página 5 Empty Re: Combustíveis simples!

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