CMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video

4 participantes

Ir para baixo

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video Empty Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video

Mensagem  Júlio_N Sex 25 Set 2015 - 9:12

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video 3445d7t
Os utentes pagaram voluntariamente 5,7 milhões de euros. Prazo de adesão ao regime termina na terça-feira.

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao regime do perdão de portagens que está em vigor desde o início de Agosto. Até ontem tinham sido feitos pagamentos de 5,7 milhões de euros, de acordo com os dados avançados pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais ao Diário Económico.

O Regime Extraordinário de Regularização de Dívidas de portagens (RERD de portagens) entrou em vigor a 1 de Agosto e termina na próxima terça-feira, 29 de Setembro. Trata-se de um regime que pode ser aproveitado pelos utentes que não pagaram portagens até 30 de Abril deste ano e consiste no perdão de juros de mora e na redução das custas do processo e da coima, desde que a regularização seja feita por iniciativa do contribuinte.

Para isso os utentes não têm de fazer nenhum pedido de adesão, podem aderir ao regime através do Portal das Finanças.

O contribuinte pode beneficiar da dispensa dos juros de mora e da redução para metade das custas dos processos de execução fiscal. Quanto à coima que está associada, prevê-se a redução da multa e o não pagamento dos encargos do processo de contra-ordenação nem dos encargos do processo executivo (caso a coima esteja a ser cobrada nesse processo).

O Ministério das Finanças diz ainda que o regime "está a funcionar com toda a normalidade". O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, PauloRalha, afirma que "após alguma confusão no início, o regime decorre com calma", mas porque "há poucas pessoas nos Serviços de Finanças". Dos contactos que tem feito junto dos serviços, PauloRalha adianta que "não têm sido feitos muitos pagamentos".

Esta foi uma das questões mais polémicas e que mais contestação gerou. A cobrança das dívidas de portagens das ex-SCUT passaram a ser feitas peloFisco, o que significa que passaram a ser feitas penhoras de bens no caso de as dívidas não serem regularizadas. Isto levou mesmo a confrontos em alguns serviços de Finanças porque uma dívida de cêntimos relativa a portagens não pagas passa rapidamente para centenas de euros por causa das custas processuais e dos juros. Além disso, muitas têm sido as notícias de bens penhorados de valor muito acima do montante em dívida.

Este tipo de cobrança tem sido também muito contestado dentro da própria máquina fiscal. Um dos principais argumentos é o de que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) não tem competência legal para fazer este tipo de cobrança:cabe às empresas fazê-lo. Uma das consequências foi o disparar de processos instaurados peloFisco e o entupimento dos tribunais com processos. O aviso foi feito pelo juiz conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, Jorge Lopes de Sousa, em Abril passado, segundo o qual aqueles processos estão "a paralisar completamente os tribunais ". "São milhares de processos que existem e que estão para vir, como nunca antes visto", advertiu na altura.

Além deste perdão, haverá um novo regime de pagamento de portagens com o objectivo de acabar com a multiplicação de processos e de custas processuais a pagar. O valor da multa será baixo (7,5 vezes o valor da portagem) e os utentes terão mais tempo para pagar as portagens (30 dias). Será aplicada uma multa única às infracções que tenham sido praticadas pelo mesmo utente, no mesmo dia, com o mesmo veículo e na mesma concessionária. O objectivo é reduzir os montantes das coimas a aplicar bem como dos respectivos custos. Cria-se ainda a possibilidade de se agregarem várias infracções numa mesma notificação e também num mesmo processo de contra-ordenação. O objectivo é reduzir o número de processos de contra-ordenação, já que são interpostos tantos processos quantas as infracções praticadas, obrigando consequentemente ao pagamento de custas processuais por cada um dos processos.

O Ministério das Finanças não esclareceu qual o montante perdoado aos contribuintes.

Júlio_N
Júlio_N

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 05/09/2014
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video Empty Re: Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video

Mensagem  zeca Sex 25 Set 2015 - 10:41

Para quem tinha as dívidas foi o melhor que fez pensar
zeca
zeca

Mensagens : 3928
Data de inscrição : 18/11/2010
Marca: : Piaggio
Modelo: : MP3 250

Ir para o topo Ir para baixo

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video Empty Tem dívidas de portagens por pagar? Faça-o até terça-feira

Mensagem  Lima Sex 25 Set 2015 - 12:48

Os automobilistas com dívidas de portagens contraídas até 30 de abril deste ano podem pagá-las voluntariamente até 29 de setembro, beneficiando de um perdão dos juros e das custas e de uma redução da coima. Duzentos mil já aproveitaram esta oportunidade.

Em apenas uma semana o número de automobilistas que aderiu ao regime de regularização de dívidas de portagens aumentou de 159 mil para cerca de 200 mil e o valor pago passou de 4,5 milhões para 5,7 milhões de euros.

O Regime de Regularização Extraordinária de Dívidas de portagens (RERD) entrou em vigor no início de agosto, prolonga-se até á próxima terça-feira e permite aos automobilistas com processos já nas mãos da Autoridade Tributária regularizarem a sua situação beneficiando de uma espécie de amnistia dos juros de mora e das custas processuais e de uma redução das coimas para 10% do seu valor (com um limite mínimo de 5 euros).

De acordo com os dados facultados ao Dinheiro Vivo pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, até 15 de setembro tinham aproveitado para regularizar as suas dívidas através deste RERD das portagens 159 mil pessoas. Dados avançados esta sexta-feira pelo Diário Económico indicam que o número subiu, entretanto, para 200 mil.

Este perdão das portagens destina-se apenas a dívidas contraídas até 30 de abril e exige ainda que o pagamento das mesmas seja feito de forma voluntária durante este período (agosto e setembro) em que o RERD está ativo. "Este regime de regularização aplica-se automaticamente a todos os pagamentos efetuados, por iniciativa do contribuinte, até 29 de setembro de 2015 e inclui os casos de pagamento em prestações", acentua fonte oficial do Ministério das Finanças o que significa que "os cidadãos podem aderir a este regime por via do Portal das Finanças, sem necessidade de se deslocarem aos Serviços de Finanças".

Este RERD foi desenhado em paralelo com a (nova) alteração o regime legal que define as condições e custos associados às dívidas pelo não pagamento de portagens ou de pórticos. O regime anterior, apesar de já ter sido alvo de várias revisões, tem sido alvo de forte contestação e litigância nos tribunais depois de muitos automobilistas terem visto dívidas de poucos euros transformarem-se em contas de centenas e até de milhares de euros.
Lima
Lima
Sócios

Mensagens : 1884
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Carvalhos / Alfândega da Fé
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 250

Ir para o topo Ir para baixo

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video Empty Portagens: Fisco recupera 7 milhões de euros com 'perdão' que acaba hoje

Mensagem  Cristina Nogueira Ter 29 Set 2015 - 13:35

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video 14l2a2v
O regime excecional de regularização do pagamento de portagens em atraso, que hoje termina, já permitiu recuperar quase sete milhões de euros, disse fonte do ministério das Finanças.

"Foram já regularizadas dívidas no valor superior a 6,9 milhões de euros, as quais beneficiaram já de dispensa de juros de mora e das reduções de custas e coimas previstas neste regime", disse.

O regime beneficia cidadãos com dívidas de portagens anteriores a 30 de abril deste ano e está em vigor desde 01 de agosto, terminando hoje.
Para beneficiar da redução de coimas e de juros de mora não é necessário formalizar qualquer pedido de adesão nem ir a uma repartição das Finanças, bastando ao cidadão aceder ao portal das Finanças na internet, consultando e pagando as dívidas existentes.

As dívidas de portagens contraídas após 01 de maio estão sujeitas também a um novo regime sancionatório, mais favorável do que o regime anterior.

O novo regime prevê que à falta de pagamento das portagens, sobretudo nas ex-SCUT, seja aplicada uma coima única diária, quando anteriormente era aplicada uma coima por cada passagem num pórtico.

Dinheiro Digital / Lusa
Cristina Nogueira
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Ir para o topo Ir para baixo

Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video Empty Re: Quase 200 mil contribuintes aderiram ao perdão de portagens-video

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos