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Escândalo da Volkswagen

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 Escândalo da Volkswagen Empty Portugal: Imposto pode subir nos carros da Volkswagen por causa da fraude

Mensagem  Júlio_N Qui 24 Set 2015 - 12:47

 Escândalo da Volkswagen 2n0qx05

Vice-presidente da ANECRA, explica que nível de emissões é componente determinante no cálculo do Imposto Único de Circulação e que este pode ter de ser ajustado.

Os portugueses proprietários de automóveis Volkswagen podem ter um aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) porque as emissões, afinal, são mais elevadas, escreve hoje o "Correio da Manhã".

"Distorce toda a carga fiscal, seja em ISV ou IUC, porque a questão das emissões é uma das componentes que pesam no cálculo", admite ao CM Alexandre Ferreira, vice-presidente da ANECRA.

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e e da Reparação Automóvel defende, contudo, que os condutores não podem ser penalizados. "Vamos bater-nos para que seja a marca a pagar", acrescenta o responsável.

As emissões de CO2, a cilindrada e a idade do carro são três factores para calcular o IUC. E certos modelos da VW, como o Jetta, Golf e Carocha, a par do Audi A3, têm um programa que manipula as emissões.

Em Portugal, o Grupo VW ocupa o segundo lugar dos carros de passageiros mais vendidos. Entre 2014 e Agosto deste ano foram vendidos 53 mil veículos do fabricante alemão.

Em articulação com a Comissão Europeia, que já anunciou uma investigação ao caso, todos os Estados-membros serão notificados para uma actuação comum sobre esta matéria.
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 Escândalo da Volkswagen Empty Escândalo da Volkswagen

Mensagem  Júlio_N Qui 24 Set 2015 - 12:49

Foi assim que a Volkswagen contornou os testes de emissões

Cerca de 11 milhões de automóveis têm incorporado o 'software' que terá sido usado para alterar as emissões, assumiu já a Volkwagen. Veja como a marca manipulou os carros.
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 Escândalo da Volkswagen Empty Re: Escândalo da Volkswagen

Mensagem  zeca Sex 25 Set 2015 - 10:50

É uma vergonha No
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 Escândalo da Volkswagen Empty Anúncios de venda de carros Volkswagen triplicaram esta semana

Mensagem  Lima Sex 25 Set 2015 - 12:46

A resposta dos stands físicos contactados pelo Dinheiro Vivo foi unânime: quem pode dizer se as vendas da VW vão ser afetadas é o importador da marca. Contactado pelo Dinheiro Vivo, o grupo SIVA não quis adiantar mais comentários sobre o caso. Mas o Standvirtual, o maior portal em Portugal de compra e venda de carros, deixa antever as consequências da polémica: esta semana, foram publicados mais de 450 novos anúncios de venda da marca VW, um aumento de 216% face à média registada nas últimas seis semanas. Ao mesmo tempo, os contactos feitos para compra de carros VW aumentaram mais de 40%. Os responsáveis do portal salientam que "não é possível concluir que estes resultados estejam diretamente relacionados" com o escândalo das emissões, mas os dados parecem refletir as previsões de que os modelos afetados pela fraude vão ficar desvalorizados.

Isto apesar de, para já, não haver informação de que haja carros afetados em Portugal. Só esta sexta-feira é que a VW vai publicar uma lista dos carros sujeitos a manipulação de gases poluentes em motores a gasóleo, bem como onde foram vendidos. Em causa estarão 11 milhões de carros, equipados com um motor EA 189 e fabricados entre 2009 e 2015. Por cá, o ministro da Economia, Pires de Lima, assegurou que "os veículos produzidos em Portugal não tiveram incorporação do kit fraudulento", salientando, ainda, que "a generalidade dos veículos produzidos na Autoeuropa são exportados". Ainda assim, disse, o Governo está "a trabalhar com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para efetuar os controlos necessários e perceber se há alguma implicação desta fraude em Portugal".

Dia de decisões na VW

O presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, foi a primeira baixa no escândalo das emissões, cinco dias depois de o caso ter sido conhecido. O líder demissionário cedeu aos "interesses da marca", mas não vai de bolsos vazios: entre indemnizações, prémios e pré-reforma, Winterkorn poderá receber cerca de 60 milhões de euros.

A administração da Volkswagen reúne-se esta sexta-feira para decidir o futuro da empresa e, para já, segundo a Reuters, sabe-se que o diretor executivo da marca nos EUA, Michael Horn, será demitido. Os diretores de Inovação e Desenvolvimento (I&D) da Audi e da Porsche, Ulrich Hackenberg e Wolfgang Hatz, terão o mesmo destino.

Falta saber quem irá suceder a Winterkorn. Matthias Mueller, presidente executivo da Porsche, Herbert Diess, diretor de marca da VW, e Rupert Stadler, CEO da Audi, são os três nomes apontados. Mueller é o favorito.

Polémica vai afetar economia

Enquanto a gigante alemã tenta minimizar os estragos, o caso tomou proporções que fogem do seu controlo. O ministro dos transportes alemão já disse que as manipulações não se limitam aos EUA e que afetam os carros a gasóleo em toda a Europa, enquanto a Comissão Europeia pede aos Estados-membros que conduzam investigações a nível nacional. França até já respondeu ao apelo e vai testar 100 automóveis para descobrir se têm o software fraudulento.

Perante este cenário, os analistas antecipam que a economia da zona euro não vai passar ao lado da polémica. "O escândalo vai impactar a indústria automóvel europeia de várias formas. Primeiro no volume de vendas, já que os carros a diesel representam 50% de todas as vendas de carros novos na Europa", diz ao DN/Dinheiro Vivo Anna-Marie Baisden, analista da BMI Research. "A confiança dos consumidores" também sai afetada, se "sentirem que foram deliberadamente enganados e que outros fabricantes fizeram o mesmo", acrescenta. A analista acredita, por isso, que "outras marcas poderão vir a ser implicadas na polémica" e que o escândalo vai ter implicações na economia. "Qualquer reestruturação, cortes de custos ou de postos de trabalho serão negativos" não só para a Alemanha, mas para países como a Polónia, a Eslováquia e da Europa Central.

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 Escândalo da Volkswagen Empty Carros poluem sem controlo em Portugal?

Mensagem  Júlio_N Sex 25 Set 2015 - 13:47

 Escândalo da Volkswagen 30bion5

ANECRA admite já ter ouvido falar de oficinas que retiram filtros de carros a diesel, mas diz que não conhece nenhuma. No que toca ao escândalo das alterações das emissões de gases no Grupo Volkswagen, fabricante divulga esta sexta-feira o número e as marcas de veículos afectados.

A Associação Nacional de Concessionários e Revendedores Automóveis (ANECRA) diz ter conhecimento de rumores que apontam para o recurso de algumas oficinas a um esquema ilegal que consiste na retirada de filtros de partículas de carros a diesel, o que faz aumentar os níveis de poluição.

Os filtros são obrigatórios nos carros a gasóleo posteriores a 2005 e uma peça que custa centenas de euros. Nos veículos com maior utilização urbana, o filtro tem maior probabilidade de avariar, pelo que alguns proprietários pedem, alegadamente, ao mecânico para desligar o filtro. A consequência directa é o aumento de emissões poluentes.

Segundo o “Jornal de Notícias” desta sexta-feira, a adulteração desta peça não é detectada na inspecção automóvel, o que leva a crer que se polui sem controlo em Portugal.

À Renascença, o vice-presidente da ANECRA, Alexandre Ferreira, admite que já “ouviu falar do assunto”, mas não assume que os seus associados recorram a este tipo de infracção. Nega ainda “conhecer oficinas que se dediquem a tal prática”, mas reconhece que “se diz que isso possa estar a acontecer em determinadas circunstâncias”.

A Renascença procurou um comentário da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), mas ainda sem sucesso.

Escândalo Volkswagen “põe em causa sector automóvel”

A denúncia da retirada de filtros dos carros a diesel acontece numa altura em que está nas bocas do mundo o caso da Volkswagen. A marca alemã deverá divulgar esta sexta-feira o número total de veículos e as marcas afectadas, bem como os países onde foram vendidos.

Volkswagen, BMW, Seat e Audi estão entre os modelos alterados.

Desde que estalou o escândalo das alterações das emissões de gases no grupo automóvel. foram registados 11 milhões de veículos a gasóleo com procedimentos ilegais.

A ANECRA declara-se muito preocupada, “porque tudo isto reforça as notícias oriundas do problema detectado junto da Volkswagen”, o que “põe em causa o sector automóvel e a sua credibilidade”.

Em Portugal, espera-se para ver que efeito terá o escândalo. Ao “Diário Económico”, o ministro da Economia, Pires de Lima, garante que o país vai controlar os carros do gigante alemão, existentes em solo nacional.

O Governo diz estar em contacto com o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) para perceber as implicações da fraude nos veículos que circulam nas estradas nacionais. Mas esta sexta-feira de manhã, o presidente do IMT, Paulo Andrade, não esteve disponível para explicar à Renascença como será feito esse controlo e inspecção.


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 Escândalo da Volkswagen Empty Mecânico explica como foi feita a fraude da Volkswagen

Mensagem  Cristina Nogueira Sex 25 Set 2015 - 14:28

A DECO diz que o Governo deve pedir uma indemnização à Volkswagen, caso se confirme a existência de viaturas poluentes em Portugal. A associação diz ainda que os consumidores que tenham estes veículos devem pedir para serem ressarcidos, caso se sintam enganados. Fomos hoje saber como funciona ao certo este esquema e o o que está em causa neste fraude.



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 Escândalo da Volkswagen Empty Re: Escândalo da Volkswagen

Mensagem  zeca Seg 28 Set 2015 - 9:14

E vê-se cada um nas nossas estradas levar na cabeça  então para quem vai atrás de moto levar na cabeça levar na cabeça
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 Escândalo da Volkswagen Empty Estudo revela "abismo" entre testes anti-emissões e desempenho real dos carros

Mensagem  Júlio_N Seg 28 Set 2015 - 15:06

 Escândalo da Volkswagen 2mk1w4
A diferença entre os resultados dos testes anti-emissões de dióxido de carbono nos automóveis e o desempenho real "tornou-se num abismo", passando de 8% em 2001 para 40% em 2014, revela um estudo hoje divulgado.

O estudo "Mind the Gap", da autoria da European Federation for Transport and Environment (AISBL), entidade que trabalha com a Comissão Europeia, foi hoje divulgado pelo Dinheiro Vivo, que escreve que a Volkswagen "é ponta do iceberg" e que a "Mercedes, BMW e Peugeot distorcem dados".

O diário 'online' reforça ainda que a Volkswagen "foi a primeira a ser descoberta, mas está longe de ser a única gigante da indústria automóvel a manipular os testes de emissões de gases poluentes".

"O sistema de testes aos automóveis para medir a economia de combustível e as emissões de CO2 está totalmente desacreditado. A diferença entre os resultados dos testes e o desempenho real tornou-se num abismo, passando de 8% em 2001 para 31% em 2012 e 40% em 2014. Esta lacuna irá aumentar para quase 50% em 2020, se nada for feito", lê-se no estudo.

De acordo com o documento, em média, apenas um terço da melhoria das emissões reclamadas nos testes tem correspondência na estrada, desde que foram introduzidas regras em 2008.

"Os fabricantes de automóveis, não os condutores, são a causa do problema e do facto de os testes oficiais estarem a ser manipulados", diz o documento, que depois aponta exemplos concretos e destaca a Mercedes como a marca que "tem a maior diferença média entre o teste e o desempenho real", "com o consumo real de combustível a exceder em cerca de metade o [que mostra o] resultado de testes".

Acrescenta ainda, a propósito da Mercedes, que os modelos classe A, C e E têm uma lacuna dos testes face ao desempenho real superior a 50%, enquanto na série 5 da BMW e no Peugeot 308 o fosso fica abaixo dos 50%.

O relatório refere ainda que nenhuma das melhorias nas emissões medidas em testes de carros Opel/Vauxhall desde 2008 teve correspondência na estrada e apenas um quinto da aparente melhoria das emissões provenientes do lançamento do Mark 7 VW Golf (carro mais vendido da Europa) foram alcançadas na estrada.

"Tais diferenças não provam a utilização de dispositivos manipuladores por qualquer fabricante. No entanto, tornam imperativo o alargamento do âmbito de investigações sobre o uso desta tecnologia ilegal para falsificar os testes de CO2", frisa.

O relatório revela ainda que esta realidade leva os condutores a gastar em média mais 450 euros anualmente em combustível, comparado com o que seria esperado tendo em conta os resultados dos testes.

Uma das soluções, aponta, é a introdução de um novo teste global, o WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) a partir de 2017, mas este apenas será uma parte da resolução do problema, pelo que deve ser complementado com medidas para corrigir as deficiências graves no sistema da União Europeia de testes em carros, diz o estudo, apontando algumas delas.

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 Escândalo da Volkswagen Empty 94 400 veículos atingidos… até ao momento

Mensagem  Lima Qua 30 Set 2015 - 19:13

 Escândalo da Volkswagen 27xqzab

Em Portugal, a VW AG confirmou que se encontram abrangidos 53 761 unidades VW e VW Veículos Comerciais, 31 839 Audi e 8800 Skoda. A Seat Portugal ainda não avançou com o número de carros que vendeu que estão afetados, afirmando apenas que tem 50 unidades em “stock” espalhadas pela sua rede de concessionários, , tal como referimos.
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 Escândalo da Volkswagen Empty Re: Escândalo da Volkswagen

Mensagem  SW47 Qua 30 Set 2015 - 21:23

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