Escândalo da Volkswagen
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SW47- Mensagens : 4088
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Audi e Volkswagen perdem prémios de "carro verde" após escândalo
A revista Green Car Journal viu-se obrigada a retirar os prémios atribuídos em 2009 e 2010.
A Audi e a Volkswagen ganharam em 2009 e 2010 os prémios para “carro verde” do ano, atribuídos pela publicação Green Car Journal. Mas o escândalo de manipulação das emissões em carros a diesel levou a que a revista norte-americana retirasse os prémios.
O grupo alemão já anunciou que vai devolver os prémios. “Anular os prémios é uma decisão complicada mas apropriada”, explica o responsável pela revista, Ron Cogan, ao El País.
Na altura, por razões de “eficiência energética, as reduzidas emissões de dióxido de carbono e a capacidade de cumprir as leis em 50 Estados norte-americanos utilizando tecnologia avançada de gasóleo” garantiram a premiação.
A Audi e a Volkswagen ganharam em 2009 e 2010 os prémios para “carro verde” do ano, atribuídos pela publicação Green Car Journal. Mas o escândalo de manipulação das emissões em carros a diesel levou a que a revista norte-americana retirasse os prémios.
O grupo alemão já anunciou que vai devolver os prémios. “Anular os prémios é uma decisão complicada mas apropriada”, explica o responsável pela revista, Ron Cogan, ao El País.
Na altura, por razões de “eficiência energética, as reduzidas emissões de dióxido de carbono e a capacidade de cumprir as leis em 50 Estados norte-americanos utilizando tecnologia avançada de gasóleo” garantiram a premiação.
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Júlio_N- Mensagens : 1323
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Engenheiros da Volkswagen admitem manipulação a partir de 2008
Os engenheiros, que trabalham no desenvolvimento de motores na central do consórcio em Wolfsburg, no norte da Alemanha, afirmaram que o motor EA189 que estavam a desenvolver desde 2005, estava a ponto de começar a ser produzido em série.
Uma vez que não conseguiram encontrar uma fórmula que lhes permitisse cumprir, quer os limites de emissões poluentes, quer de custos, recorreram ao 'software' para evitar que um projeto que era de grande importância para o grupo tivesse de ser travado, de acordo com o diário alemão.
Segundo o jornal, o motor começou a ser produzido em série, não só para o mercado norte-americano, mas a nível mundial.
Ainda de acordo com o Bild, até ao momento as investigações não apresentaram quaisquer indícios de que o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn -- que apresentou demissão na sequência do escândalo das emissões poluentes -- estava a par das manipulações.
O jornal refere que um dos mais estreitos colaboradores de Winterkorn, Ulrich Hackenberg, está na mira da investigação interna e suspeita-se que este múltimo, não só estava a par da manipulação, como terá dado a ordem para que esta fosse efetuada.
A Volkswagen provocou na semana passada a indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
Uma vez que não conseguiram encontrar uma fórmula que lhes permitisse cumprir, quer os limites de emissões poluentes, quer de custos, recorreram ao 'software' para evitar que um projeto que era de grande importância para o grupo tivesse de ser travado, de acordo com o diário alemão.
Segundo o jornal, o motor começou a ser produzido em série, não só para o mercado norte-americano, mas a nível mundial.
Ainda de acordo com o Bild, até ao momento as investigações não apresentaram quaisquer indícios de que o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn -- que apresentou demissão na sequência do escândalo das emissões poluentes -- estava a par das manipulações.
O jornal refere que um dos mais estreitos colaboradores de Winterkorn, Ulrich Hackenberg, está na mira da investigação interna e suspeita-se que este múltimo, não só estava a par da manipulação, como terá dado a ordem para que esta fosse efetuada.
A Volkswagen provocou na semana passada a indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
Lima- Sócios
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Tem um VW manipulado? Ligue para 808 308 989. Só de segunda a sexta
O 808 308 989 (custo de chamada local) só está disponível de segunda a sexta-feira e, apesar de não ser um serviço criado especialmente para ajudar a resolver esta matéria, está a ser indicado como a melhor forma para esclarecer se os veículos têm ou não de ser chamados à fábrica. Serão tidos em conta para a análise rápida tanto o ano de fabrico e venda do carro, como número de série do motor e gama do veículo. Para já é o único contacto disponível em Portugal para esclarecer os proprietários sobre a crise dos softwares poluentes, sendo que a Volkwsgen Portugal remete todas as dúvidas para a distribuidora comercial destes carros - a SIVA. Ao todo, há em Portugal 117 400 carros do grupo VW
Em Espanha, pelo contrário, o gigante alemão criou um número de apoio especial para esclarecer os clientes. O número está ativo desde as 9:00 deste sábado, mas foram poucos os clientes que conseguiram, de facto, falar com um operador, noticiam os jornais espanhóis - a avalanche de chamadas telefónicas entupiu a linha logo às primeira horas.
A forte procura levou a marca a criar também uma ferramenta web de esclarecimento dos consumidores. Para tirar as dúvidas, os clientes espanhóis têm apenas de indicar o número do quadro, que é atribuído pelo fabricante a cada veículo e que constitui o elemento básico da sua identificação. Aos veículos afetados é indicada a seguinte mensagem: "Estimado cliente. Lamentamos comunicar-lhe que o motor do tipo EU5 EA 189 correspondente ao número de quadro introduzido está afetado".
A marca refere ainda que "o veículo é totalmente seguro de um ponto de vista técnico e apto para circulação", estando a ser desenvolvida a ferramenta que irá solucionar o problema. A empresa garante que quando esta decisão for tomada "será comunicada através dos canais oficiais" e que a Volkswagen "assumirá os custos derivados da implementação desta solução".
Alemanha investiga gestores
A polícia alemã, entretanto, está a tentar apurar o nome dos altos cargos da marca que conheciam a existência do software fraudulento que manipula as emissões dos motores diesel EA 189. Ao mesmo tempo, a própria Volkswagen já iniciou uma investigação interna que está a cargo da casa de advogados norte-americana, Jones Day. Este grupo já foi chamado anteriormente para apurar casos de corrupção em empresas como a Siemens e reportará diretamente ao conselho de supervisão da Volkswagen. Este órgão é formado por acionistas e trabalhadores da marca. Em França, o caso também está a ser analisado ao mais alto nível, com o fisco a abrir uma investigação preliminar por fraude agravada.
Tudo indica que as investigações a este escândalo - que já levou as ações da VW a derraparem 43% em Bolsa, uma perda de qualquer coisa como 30 mil milhões de euros -, se prolongue por vários meses.
Contrariamente ao que tinha sido anunciado, a autoridade fiscal alemã já garantiu que não irá investigar Martin Winterkorn, presidente da Volkswagen até 23 de setembro. É que, a manipulação das emissões deverá ter sido decidida entre 2005 e 2006, altura em que o grupo era presidido por Bernd Pischetsrider e a marca VW liderada por Wolfgang Bernhard. O objetivo é agora perceber quem ordenou que a alteração fosse feita e quem tinha conhecimento.
Em Espanha, pelo contrário, o gigante alemão criou um número de apoio especial para esclarecer os clientes. O número está ativo desde as 9:00 deste sábado, mas foram poucos os clientes que conseguiram, de facto, falar com um operador, noticiam os jornais espanhóis - a avalanche de chamadas telefónicas entupiu a linha logo às primeira horas.
A forte procura levou a marca a criar também uma ferramenta web de esclarecimento dos consumidores. Para tirar as dúvidas, os clientes espanhóis têm apenas de indicar o número do quadro, que é atribuído pelo fabricante a cada veículo e que constitui o elemento básico da sua identificação. Aos veículos afetados é indicada a seguinte mensagem: "Estimado cliente. Lamentamos comunicar-lhe que o motor do tipo EU5 EA 189 correspondente ao número de quadro introduzido está afetado".
A marca refere ainda que "o veículo é totalmente seguro de um ponto de vista técnico e apto para circulação", estando a ser desenvolvida a ferramenta que irá solucionar o problema. A empresa garante que quando esta decisão for tomada "será comunicada através dos canais oficiais" e que a Volkswagen "assumirá os custos derivados da implementação desta solução".
Alemanha investiga gestores
A polícia alemã, entretanto, está a tentar apurar o nome dos altos cargos da marca que conheciam a existência do software fraudulento que manipula as emissões dos motores diesel EA 189. Ao mesmo tempo, a própria Volkswagen já iniciou uma investigação interna que está a cargo da casa de advogados norte-americana, Jones Day. Este grupo já foi chamado anteriormente para apurar casos de corrupção em empresas como a Siemens e reportará diretamente ao conselho de supervisão da Volkswagen. Este órgão é formado por acionistas e trabalhadores da marca. Em França, o caso também está a ser analisado ao mais alto nível, com o fisco a abrir uma investigação preliminar por fraude agravada.
Tudo indica que as investigações a este escândalo - que já levou as ações da VW a derraparem 43% em Bolsa, uma perda de qualquer coisa como 30 mil milhões de euros -, se prolongue por vários meses.
Contrariamente ao que tinha sido anunciado, a autoridade fiscal alemã já garantiu que não irá investigar Martin Winterkorn, presidente da Volkswagen até 23 de setembro. É que, a manipulação das emissões deverá ter sido decidida entre 2005 e 2006, altura em que o grupo era presidido por Bernd Pischetsrider e a marca VW liderada por Wolfgang Bernhard. O objetivo é agora perceber quem ordenou que a alteração fosse feita e quem tinha conhecimento.
Lima- Sócios
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Re: Escândalo da Volkswagen
não resisti
Cristina Nogueira- Mensagens : 2322
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Portugueses já podem saber se foram afetados pelo escândalo da Volkswagen
A SIVA, representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, anunciou hoje que os clientes da Volkswagen já podem consultar se o seu carro foi ou não afetado pelo dispositivo que falseia as emissões de gases poluentes.
Em comunicado, a SIVA refere que os "clientes da Volkswagen em Portugal já podem consultar, no ‘site’ da marca, informação sobre o seu veículo e ficar a saber se ele foi afetado pelo 'software' que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro".
A partir de hoje, a Volkswagen AG torna disponível a informação relativa aos veículos afetados, pelo que a SIVA aconselha os clientes a "inserir o número do chassis do veículo na plataforma criada no ‘site’ www.volkswagen.pt" ou a contactar a marca através dos telefone 808308989 ou pelo endereço de ‘email’ apoio.clientes@siva.pt.
O comunicado adianta que "os problemas reconhecidos não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a sua circulação".
Sobre as duas outras marcas, a Audi e a Skoda, o comunicado é omisso.
A 18 se setembro, a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo.
Dois dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, um escândalo que levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller.
Em comunicado, a SIVA refere que os "clientes da Volkswagen em Portugal já podem consultar, no ‘site’ da marca, informação sobre o seu veículo e ficar a saber se ele foi afetado pelo 'software' que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro".
A partir de hoje, a Volkswagen AG torna disponível a informação relativa aos veículos afetados, pelo que a SIVA aconselha os clientes a "inserir o número do chassis do veículo na plataforma criada no ‘site’ www.volkswagen.pt" ou a contactar a marca através dos telefone 808308989 ou pelo endereço de ‘email’ apoio.clientes@siva.pt.
O comunicado adianta que "os problemas reconhecidos não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a sua circulação".
Sobre as duas outras marcas, a Audi e a Skoda, o comunicado é omisso.
A 18 se setembro, a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo.
Dois dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, um escândalo que levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller.
Lima- Sócios
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amilcar66- Mensagens : 550
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Re: Escândalo da Volkswagen
Fica a saber AQUI se o teu Volkswagen foi adulterado
OliveiraBT- Mensagens : 233
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